Nesta sexta-feira (29) o filme, Em Busca de Ohana chegou à Netflix.
Um filme perfeito para crianças ou para assistir com a família, mas que todos deveriam ver! Além disso, vemos grandes semelhanças com o filme Os Goonies. Inclusive, Ke Huy Quan, eterno Dado, faz uma participação.
Duas gerações totalmente diferentes podem assistir a essa produção. E da mesma forma que a geração x ficou marcada pelo clássico, as crianças de hoje aprenderão muito com Em Busca de Ohana.
Família
A história começa com Pili, uma menina criada em Nova Iorque e viciada em geocaching e aventuras. Ela ganha um concurso e uma vaga no acampamento de geocaching, mas suas férias dos sonhos mudam totalmente, e sua família viaja para o Havaí, sua terra natal, para visitar seu avô. Uma maneira de encontrar de volta a Ohana deles, assim como um tesouro.
Desde o título, o filme já deixa claro que a família é o tópico principal por meio da palavra havaiana Ohana. A mesma palavra que é vista e ficou famosa pelo filme Lilo e Stitch e sua frase: “Ohana quer dizer família. …Família quer dizer nunca abandonar ou esquecer.”
Confira também: Disney+ bloqueia filmes antigos por estereótipos racistas
Juntamente com seu irmão, Ioane, o qual ela não possui muita intimidade, por isso estão sempre brigando, a história se desenrola.
Durante o filme vemos ser abordado cinco relações Ohana diferentes, entre irmão e irmã, entre pai e filha, entre amigos, entre mãe e filhos e entre avô e netos.
Elas são desenvolvidas de jeitos diferentes, não apenas diretas como irmão e irmã, como também indiretas, por exemplo, mãe e filhos.
Cultura Havaiana
Por outro lado, o filme é uma maneira de quebra de estereótipos havaianos, além de transbordar cultura e folclore do lugar. Não apenas isso, como também mostra a importância do respeito cultural para com os outros povos.
Com um final emocionante e tocante, Em Busca de Ohana nos ensina muito mais do que a importância da família, por isso é digno de ser compartilhado e reassistido.
Título: Em Busca de Ohana
Direção: Jude Weng
Elenco: Kea Peahu, Alex Aiono, Kelly Hu, Lindsay Watson, Branscombe Richmond.
Nota: 5/5