Hoje, dia 25 de março de 2021, o Elton John completa mais um ano de vida. E não importa de qual geração você faça parte, é impossível você nunca ter escutado alguma música do cantor, compositor e pianista britânico. E se ao menos não ouviu a sua voz, já ouviu a mágica que ele faz quando senta em frente a um piano. Não é atoa que já são mais de 50 anos de carreira. E uma linda história de vida.
Os números são impressionantes. Mais de 300 milhões de discos vendidos, cinquenta sucessos no topo das paradas, incluindo sete álbuns que estrearam como número um. Ou seja, não restam dúvidas sobre a capacidade e o talento de Sir Elton John, um verdadeiro lorde inglês. Mas, foi só em 1969 que o cantor lançou o seu primeiro álbum, Empty Sky. E talvez esse nome não te remete a muitas coisas. No ano seguinte, Elton John presenteava o mundo com Your Song, uma das suas canções mais famosas. E essa, com certeza você já ouviu, mesmo que não seja na voz do cantor. Em 1972 veio o terceiro álbum de estúdio, Honky Château, com a icônica Rocket Man. Mas, se for para falar de toda a discografia do cantor, vamos passar horas e horas por aqui. Até porque já mais de 30!
Impossível olhar para a carreira de Elton John sem olhar o histórico de prêmios. Grammys, Brits, Oscars. E a lista continua. Ou seja, um dos maiores cantores que o Reino Unido (e o mundo) já ouviu. Os números o deixavam atrás apenas de Paul McCartney, mas isso nunca o deixou de ser quem é. E os anos 70 com certeza foram uns dos melhores em toda a sua carreira.
Comunidade LGBTQ+
Mas é claro. Nem tudo são flores. John cresceu em uma época com muitos preconceitos. Muitas dificuldades para artistas da comunidade LGBTQ+ conseguirem ser quem são sem sofrer qualquer problema. Óbvio, isso nunca impediu Elton John de continuar tentando. Em 1976, o cantor fez o anúncio ao público sobre a sua bissexualidade. Mas, foi só quase dez anos depois que se assumiu gay, e em 2005 veio a confirmação da união civil com o seu parceiro, David Furnish, com quem está junto até hoje. O casamento aconteceu só em 2014, depois que o matrimônio entre casais do mesmo sexo foi legalizado no Reino Unido.
E claro, como se já não bastasse toda essa superação, Elton John mostra seu bom coração desde sempre. No final dos anos 80, o cantor passou a se envolver na luta contra a AIDs, e em 1992, abriu a Fundação Elton John para AIDs. Desde então, a fundação arrecada fundos para a ajuda nas pesquisas. E um projeto social que apoia a comunidade LGBTQ+ considera Elton John como um herói do mundo da música, por todas as suas atuações em apoio a comunidade. E vamos combinar, por toda a representação, também! Não é mesmo?
Parcerias mais do que perfeitas
A carreira de Elton John não é só marcada pelas suas composições originais. O cantor já esteve em trabalho com vários outros artistas. O mais recente é o seu trabalho com a Lady Gaga, a parceira Sine from Above, para o sexto álbum de estúdio da cantora, Chromatica. Não podemos esquecer da maravilhosa Save Rock and Roll, música com os meninos do Fall Out Boy. E o álbum The Union, de 2010, que foi feito junto com o Leon Russell.
Sem falar nos duetos e apresentações ao vivo. Só de cantar ao lado de Elton John é um show à parte. E o músico britânico nunca se mostrou com medo de misturar o seu piano ao som de outros gêneros musicais. Até porque, o som de um piano, tocado pelo rei do instrumento, é sempre muito bem vindo. E é claro, não podíamos deixar de trazer algumas dessas apresentações icônicas. Confira abaixo:
Elton John com os Backstreet Boys – I Want It That Way
Elton John com as Spice Girls – Don’t Go Breaking My Heart
Elton John com a Shaina Twain – Still The One e Something About The Way You Look Tonight
Elton John e Lady Gaga – Don’t Let The Sun Go Down On Me
Feliz aniversário, Elton John!
Ou seja, podemos ver que Elton John além de ser um artista completo, é atemporal. A sua música e o seu talento com o piano é algo que vai ficar para sempre marcado na memória de todos os seus fãs. E quem já viu o cantor ao vivo, com certeza não consegue esquecer. O seu talento é algo indiscutível, e com certeza serve de inspiração para milhares de artistas que estão surgindo por aí. Além de claro, fazer parte da vida de vários outros colegas de profissão. Que cresceram e viveram junto com Sir Elton John.
E se você quiser conhecer ainda melhor a história do artista, o documentário Elton John – Becoming Rocketman (2019) pode te ajudar. Além disso, o filme Rocketman, também lançado em 2019 e estrelado por Taron Egerton, conta a vida do cantor em diversas fases da sua carreira. Ao que tudo indica, um novo documentário sobre o cantor está em produção pela Netflix, mas ainda não temos muitas informações sobre.
Confira também: Entenda porque A Era do Gelo é uma história sobre auto conhecimento.
E se você ainda não acompanha a carreira de Elton John, não é tarde para começar. Afinal, um artista completo desse viverá para sempre. Feliz aniversário, Elton John!
Mas e você, é fã do cantor? Qual a sua música favorita? Nos conte nos comentários!