Elenco de Harry Potter responde a tweets transfóbicos de J.K. Rowling

A magia de J.K. Rowling está cada vez mais fraca e os fãs da saga Harry Potter já dizem que a escritora não os representam mais. Na último quinta-feira (6), a autora comentou um tweet com intenções transfóbicas da matéria de um site que dizia “Criando um mundo mais igualitário pós-Covid-19 para pessoas que menstruam”. J.K. Rowling tweetou:

“Pessoas que menstruam’. Tenho certeza que costumava haver uma palavra para essas pessoas. Alguém me ajude? Wumben? Wimpund? Woomud?” fazendo modificações propositais da palavra woman, que significa mulher em português.

Os seguidores se incomodaram com a publicação feita pela autora e apontaram que homens transsexuais e pessoas não-binárias podem menstruar, sem contar, mulheres que por diversos motivos também não menstruam.

A escritora recebeu uma grande quantidade de comentários contra sua posição, incluindo o elenco de Harry Potter.

A página brasileira de notícias sobre Harry Potter, que inclusive já foi reconhecida por J.K. Rowling, tweetou uma nota de repúdio acompanhada de uma thread com links que apoiam pessoas trans.

A cantora Halsey, também se posicionou sobre:

“Imagine escrever uma série que define uma geração sobre uma revolta juvenil que derrota um monstro tirânico motivado pela preservação do “sangue puro” e olhar para ESTE momento no mundo e dizer “hum … sim. Vou invalidar pessoas trans.”

A atriz e ativista Emma Watson, conhecida por fazer o papel de Hermione na saga, mostrou apoio à comunidade por meio de seu Twitter.

“Pessoas trans são quem eles dizem ser e merecem viver suas vidas sem serem constantemente questionados ou informadas que eles não são quem dizem ser”

Posicionamentos do elenco

Daniel Radcliffe, nosso Harry Potter; Evanna Lynch, Luna; Bonnie Wright, intérprete de Gina Wesley e Eddie Redmayne, protagonista de Animais fantásticos” também se posicionaram.

“Mulheres trans são mulheres”, escreveu o intérprete de Harry Potter.

“Qualquer declaração ao contrário apaga a identidade e a dignidade de pessoas transgênero e vai contra todos os conselhos dados por associações profissionais de saúde que têm muito mais experiência no assunto que Jo ou eu.”

O texto foi publicado no site do Trevor Project, uma organização sem fins lucrativos dedicada à prevenção de suicídios entre pessoas da comunidade LGBTQ+.

A atriz Evanna Lynch, defendeu os membros da comunidade LGBTQ+ “me recuso a ajudar na marginalização de homens e mulheres trans” e afirmou “mulheres trans são mulheres”.

Por outro lado, Evanna também se posicionou a favor de Jo, apelido carinhoso dado pelo elenco “Como amiga e admiradora de Jo [apelido da escritora], eu não consigo esquecer o quão generosa e amorosa ela é. Eu fico triste em ver fãs a reduzindo aos seus tuítes e esquecendo o seu trabalho filantrópico e sua determinação de ajudar a humanidade” escreveu

“Eu discordo quando ela diz que mulheres cis são as mais vulneráveis nesta situação, e acho que ela está do lado errado deste debate.” “Mas isso não significa que, ela perdeu completamente a sua humanidade”

Se Harry Potter era uma fonte de amor e pertencimento para você, esse amor é infinito e existe para ser levado sem julgamento ou pergunta. As mulheres trans são mulheres. Eu vejo e amo vocês, Bonnie x” disse Bonnie Wright.

Já o ator britânico, Eddie Redmayne afirmou em entrevista para a revista Variety.

“Como alguém que trabalhou tanto com J. K. Rowling quanto com membros da comunidade trans, quero deixar absolutamente claro qual a minha posição. Eu discordo dos comentários de Jo.”

Potterheads estão descontentes com a escritora

https://twitter.com/remusmione/status/1269411851105972225?s=20
https://twitter.com/hermione80s/status/1269403141054894080?s=20

Confira também:

Isabela Caroline
Tradutora e redatora d' O Quarto Nerd. Viciada em música, clipes, séries, teorias, entrevistas e tudo que seja um escape da realidade. Currently listening to any pop songs.