A Rússia não é nova na censura de referências explícitas à homossexualidade nos filmes, basta pensar em todas as controvérsias desencadeadas pelo tratamento reservado a Rocketman, o filme sobre a vida de Elton John. Bem, parece que Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica, o filme da Pixar que será lançado em breve, terá o mesmo tratamento que Rocketman sofreu no país, e vai sofrer algumas mudanças.
Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica apresentará o primeiro personagem abertamente gay de um filme da Pixar, Specter, uma policial dublada por Lena Waithe que durante sua primeira aparição no filme se referirá a sua namorada.
O diálogo em questão passou por uma pequena, mas substancial modificação na Rússia. Os espectadores que assistem ao filme verão um “parceiro“ decididamente mais neutro, em vez da palavra “namorada”. A notícia foi divulgada pelo site The Moscow Times, que acrescentou que de nenhuma outra maneira será feita referência à orientação sexual de Spectre durante o filme e ainda, que o filme não será exibido em algumas salas de cinema da Rússia.
Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica vai estrear dia 05 de março nos cinemas brasileiros.