Caetano Veloso, compositor brasileiro, ganhará um documentário sobre sua atuação na ditadura e como suas músicas se tornaram uma forma de protesto. Ele foi preso em 1968 por falsas acusações, um ano depois de ter fundado o movimento tropicalista.
Ele foi levado de São Paulo para o Rio de Janeiro, onde ficou na solitária, foi preso, e mais tarde, exilado em Londres.
Confira o trailer aqui.
Mais de 50 anos depois, o vencedor de vários prêmios Grammy relata seu encarceramento em detalhes e apresenta músicas que surgiram dessa dolorosa experiência, no documentário Narcissus Off Duty, que será lançado no dia 7 de setembro durante o Venice Film Festival Awards.
Será dirigido por Renato Terra e Ricardo Calil, diretores de Uma Noite em 67, está sendo produzido pela ex-esposa de Caetano, Paula Lavigne, gerente da UNS Produções e Filmes, junto da produtora independente de Walter Salles, VideoFilms.
No Brasil, o documentário será distribuído pelo Globoplay.
Caetano Veloso ficou conhecido por suas canções e seu ativismo contra a ditadura. Suas músicas inspiravam e inspiram muitas pessoas até hoje, as quais possuem letras de libertação, esperança e revolta.
Em entrevista à revista Variety, Caetano fala também sobre a atual conjuntura do governo brasileiro, “O Brasil está sendo governado por pessoas que dizem que a ditadura foi uma boa ideia. E eles estão tentando reproduzir isso de forma positiva. Por isso, acho oportuno falar sobre aquela época durante esse tempo que estamos passando.”
Ele também fala sobre a possível repercussão do documentário para com o atual presidente Jair Bolsonaro e suas ideias à favor da ditadura, “…é possível que haja algumas reações, e eu deveria me preocupar levemente. Mas a situação agora é diferente, antigamente estávamos passando por uma ditadura que se iniciou com um golpe e era totalmente militar.” Ele continua. “Agora, temos um governo que foi eleito formalmente sob uma democracia. Então, reações como punições e censura, são mais difíceis de executar.”
Confira também: O profundo heroísmo de Chadwick Boseman