Na semana em que Mauricio de Sousa completa 85 anos de vida, comemoramos também uma das datas nacionais mais importantes: o Dia Nacional do Livro. E por que comemorar esta data? Porque a leitura é uma das coisas mais importantes e especiais na vida de um ser humano. Ler um livro nos faz viajar sem sair do lugar e conhecer culturas novas sem ter que ir muito longe. Nos ajuda a entender como o mundo é este que vivemos, e como a criatividade das pessoas podem fazer nos apaixonar ainda mais pela beleza que é a vida.
Os livros estão presentes em nossas vidas desde quando somos apenas crianças, com todas aquelas pinturinhas e desenhos para nos chamar a atenção. Aquelas histórias mais rapidinhas de se ler, aquelas mais engraçadinhas. Aqueles livros que nos fazem entender a mágica que é a junção de uma letra do alfabeto com a outra. Aqueles livros que nos ajudam a aprender a contar, a escrever. A entender como algumas coisas simples da vida funcionam. Nos ajudam a associar o que é o que, apenas batendo o olho nas páginas coloridas. Os livros, desde pequenos, nos traz muita mágica e amor.
E então crescemos mais um pouco. E os livros passaram a ter mais conteúdo. Mais histórias, mais criatividade, mais viagens, mais emoções, mais alegria, mais amor, mais tristeza, mais sentimentos. E a gente aprende tanta coisa! Perdemos horas e horas lendo uma história, as vezes até lemos mais de uma vez. E os livros nos ajudam a ter mais criatividade, nos fazem olhar o mundo pela nossa janela de uma forma diferente. Faz a gente sorrir sem motivos, e morrer de amores por aquele personagem com quem a gente se identifica.
Mas também chegamos a uma fase em que temos que ler os livros didáticos, e as vezes esses não são tão legais assim, ou as vezes estamos em uma fase chata do crescimento que tudo o que envolve escola parece ser um saco, e não entendemos a importância de tudo aquilo que está sendo passado para nós. Mas um dia vamos sim entender, e agradecer todo dia por tudo aquilo que passamos e aprendemos. E mesmo com todo aquele conteúdo, os livros de história obrigatórios para os vestibulares, a leitura está sempre presente em nossas vidas.
Veja também: 85 anos de Mauricio de Sousa, símbolo da cultura brasileira.
Agora já estamos vivendo nossa “vida adulta”, onde a leitura deixou de ser obrigatória ou ter desenhos coloridos para chamar a atenção. Agora é um refúgio, é um amor. É um momento de paz no meio de tanta loucura e correria no dia a dia. É a hora de descanso. Mas nunca nos abandonou. E o livro passa a ser nosso melhor amigo. Passa a nos acolher num momento de dor, nos abraça quando sentimos falta de alguém. É quem nos ajuda a dar risada em um momento de estresse. É quem nos faz conhecer o mundo sem sair de casa. É quem nos explica como certas coisas funcionam, e é quem faz a gente pensar e refletir sobre todos os mais diversos tipos de assuntos que existem no Brasil afora.
Hoje, dia 29 de outubro se comemora o Dia Nacional do Livro. Um conjunto de páginas que abrem inúmeras portas para nós. Um dia super importante, de tamanho valor que as vezes não conseguimos colocar em palavras a sua importância. E é claro, fica aqui a nossa homenagem a todos aqueles incríveis autores que já tivemos e temos hoje em nosso país. E um muito obrigada, por todos os momentos incríveis que os livros nos proporcionaram. Um obrigada por absolutamente tudo, e o mais importante, por nunca ter desistido dos seus sonhos de nos trazer todas essas histórias e conhecimentos. Hoje, o Dia Nacional do Livro também é o dia de vocês!
Mas e você, curte ler? Qual seu livro favorito? Nos conte nos comentários!