Dia Mundial do Rock | Curiosidades das lendas do rock e suas músicas

O Dia Mundial do Rock é celebrado hoje (13) e foi escolhido em homenagem ao megaevento do rock, Live Aid, que aconteceu nesse mesmo dia no ano de 1985. Nós separamos para os amantes do gênero, uma lista de curiosidades históricas, de produção e de escrita de lendas do rock que você provavelmente não sabia. Confira abaixo:

Wind of Change, The Scorpions

Dia Mundial do Rock
The Scorpions

Essa é uma música famosa de conteúdo profundo, foi escrita na Rússia, em um período histórico difícil para muitos na Europa. Mais tarde, foi usado como um hino de esperança para o regime comunista na União Soviética, o Muro de Berlim e a Guerra Fria. A frase Wind of Change (Vento de Mudança) significa o fim do comunismo, que estava cada vez mais próximo e as pessoas podiam senti-lo como o vento.

And did you ever think?
That we could be so close?
Like brothers

E você já pensou? Que poderíamos ser tão próximos? Como irmãos

Essa estrofe em específico, vale apontar, fala sobre a queda do Muro de Berlim e como as famílias e amigos finalmente poderiam se encontrar. Confira o clipe aqui.

Sweet Home Alabama, Lynyrd Skynyrd

Dia Mundial do Rock
Lynyrd Skynyrd

Lynyrd Skynyrd é uma banda que ficou internacionalmente famosa após um acidente de avião matar parte de seus integrantes, mas esse não é nosso foco. A música deles Sweet Home Alabama, lançada em 1974, é uma resposta à música Souther Man, de Neil Young (Hey, Mr. Young), onde o cantor canadense descreve o racismo no sul dos Estados Unidos.

A música foi escrita com a intenção de mostrar o lado bom do sul, um lar para muitas pessoas. Anos depois, Neil admitiu que não gostava de ouvir a própria música, segundo ele, suas palavras são “acusadoras e condescendentes, não totalmente pensadas ​​e fáceis demais de haver má interpretação.”

A letra contém muitas referências ao sul, como.

Big wheels keep on turnin’
Carry me home to see my kin

Grandes rodas continuam girando
Leve-me para casa para ver meus parentes

Onde fala como a maior parte dos homens do estado trabalhavam com caminhões e cruzavam as estradas de Alabama com o automóvel.

Sweet home Alabama
Where the skies are so blue

Doce lar Alabama
Onde os céus são tão azuis

Alabama é um dos lugares mais quentes dos Estados Unidos, tendo 213 dias de sol predominante, acima da média de 205 do resto do país. Confira a música aqui.

Smells Like Teen Spirit, Nirvana

Dia Mundial do Rock
Nirvana

Enquanto você ouvia Smells Like Teen Spirit e pensava como esse hino revolucionário te inspirava, duvido que passou pela sua cabeça que o nome surgiu por causa de um desodorante. A história é a seguinte, Tobi Vail, namorada de Kurt Cobain na época, estava com sua amiga Kathleen Hanna, nos corredores de um supermercado, quando viram um desodorante chamado Teen Spirit (espírito adolescente), e elas pensaram “O que significa você cheirar à espírito adolescente? Cheiro de vômito no seu cabelo?.”

Mais tarde, ambas se encontraram com a banda e depois de tomar umas, Kathleen escreveu na parede. “Kurt smells like teen spirit” (Kurt cheira como espírito adolescente), Kurt achou que era um elogio e se sentiu inspirado, daí, surgiu a música que foi considerada a salvação do Nirvana.

A parte mais engraçada da história? Os integrantes da banda só descobriram que existia um desodorante com esse nome meses depois de lançarem a música. Confira o clipe aqui.

Feedback Song for a Dying Friend, Legião Urbana

Dia Mundial do Rock
Legião Urbana

Legião Urbana é a banda brasileira que ficará eternamente nos nossos corações e não poderia faltar nessa lista do Dia Mundial do Rock.

A música Feedback Song for a Dying Friend foi escrita em homenagem ao cantor Cazuza, ele tinha acabado de anunciar que era portador do vírus HIV e a música foi originalmente escrita em português, carregando o nome de “Rapazes Católicos” porém, só a base instrumental foi aproveitada e a letra foi recomposta em inglês.

Meses depois, Renato Russo descobriu também ser portador da doença. Confira a música aqui.

Malandragem, Cássia Eller

Cássia Eller

Uma das grandes vozes femininas do rock brasileiro, a famosa Cássia Eller ficou conhecida pela música Malandragem que a princípio, era para ser gravada por Angela Ro Ro, que disse que a música era uma merda. Mal sabia ela, que viraria um hit na voz de Cássia.

A música foi escrita por Cazuza e Roberto Frejat e estourou na rádio várias vezes ao longo dos anos, uma delas, foi a releitura gravada para o especial da MTV e é aí que temos nosso momento curioso.

Todos sabem que Nando Reis e Cássia Eller eram uma dupla e tanto de melhores amigos, sendo All Star de Nando, uma música escrita para Cássia. Ela convidou o amigo para produzir o disco acústico da MTV e alugaram um sítio fora do Rio de Janeiro para gravarem, pois bem, chegando lá, notaram que a rede elétrica era um desastre e a energia caia constantemente. Um dia, uma chuva torrencial caiu e a rede elétrica não aguentou, eles desistiram e foram jogar buraco enquanto ouviam rádio e esperavam pela chuva passar, neste momento, tocou a música My pledge of love, de Joe Jeffrey e daí surgiu o novo arranjo para Malandragem, o suficiente para o hit estourar mais uma vez nas rádios. Confira o clipe aqui.

Anos mais tarde, Angela Ro Ro adicionou a música à sua setlist dos shows.

Machine Gun, Jimi Hendrix

Jimi Hendrix

Jimi Hendrix foi um mestre das composições e temos como exemplo a música Machine Gun, onde ele encena a guerra do Vietnã entre duas perspectivas, a de um soldado e de um vietnamita, contendo não apenas a letra simulando isso, mas também efeitos sonoros como, barulhos de helicópteros, bombas explodindo, máquinas de armamento e etc. e os solos de guitarra foram adaptados para soarem como os gritos de um soldado machucado, trazendo a atmosfera de guerra para a música.

Confira o clipe aqui.

Love Me Tender, Elvis Presley

Elvis Presley

É Dia Mundial do Rock e não podemos esquecer do nosso rei. Ele teve uma trajetória e tanto com vários acontecimentos e curiosidades para se destacar, como o fato de nenhuma das músicas que o rei cantou, ele escreveu. Mas nossa curiosidade de hoje é sobre a famosa balada, Love Me Tender.

A melodia engajante e encantadora de Love Me Tender foi tirada de outra balada sobre a guerra civil dos Estados Unidos chamada Aura Lee. Você pode notar facilmente a semelhança entre elas, confira aqui.

Blackbird, The Beatles

The Beatles

Todos sabemos que a luta dos direitos humanos pelas vidas negras acontecem a anos e apesar de existir um avanço, não está próxima de acabar. Então, visando o Movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, liderado por Marthin Luther King, Paul McCartney escreveu Blackbird, que não, não fala sobre um pássaro preto.

O cantor, que participou do Live Aid em 1985, explica a música como uma simbologia para a luta que as vidas negras estavam sofrendo no sul dos Estados Unidos, sim, o mesmo lugar que gerou a música Sweet Home Alabama.

Blackbird é uma mulher negra lutando pelos seu direitos em uma América racista, sendo bird, uma gíria para mulher no inglês britânico. Paul descreve como uma música de encorajamento, sendo ‘Blackbird fly, into the light of the dark black night’ uma metáfora para abra suas asas e voe em direção à luz na escuridão, a luz seria o progresso que o movimento estava fazendo na luta contra o racismo, a escuridão que assombra(va) os Estados Unidos.

Confira a música aqui.

Best of you, Foo Fighters

Foo Fighters

Quem nunca gritou ao refrão de Best Of You com toda força que atire a primeira pedra. E a platéia do Lollapalooza de 2012 teve a oportunidade de gritar ao vivo. A música tem um ritmo engajante e único, sem contar que a letra é um verdadeiro grito de desabafo.

Que a plateia e os fãs brasileiros são os melhores nós já sabemos, mas o que você talvez não sabe, é que nós inspiramos uma parte da música. Depois de 10 anos de espera, os fãs da banda tiveram um show no festival Lollapalooza e antes da segunda parte da música começar, a plateia levanta a voz e canta a plenos pulmões “oh oh oh” deixando Dave, o vocalista da banda, de boca aberta. Orgulho que fala, né.

Confira o vídeo aqui. I f*cking love you, people, “Eu amo vocês pra cacete,” Dave fala no minuto 4:15.

I Don’t Wanna Miss a Thing, Aerosmith

Aerosmith

O hit, I Don’t Miss a Thing, foi escrito por Diane Warren, ela comenta que parte da letra foi inspirada em uma entrevista com a cantora Barbra Streisand e seu marido e ator, James Brolin, em que eles descrevem uma noite que estavam indo dormir de conchinha e antes de pegar no sono, James fala para ela que não quer adormecer porque ele iria sentir sua falta. Depois dessa inspiração, fomos presenteados com o verso.

I don’t want to fall asleep
‘Cause I’d miss you, baby

Eu não quero adormecer Porque eu vou sentir saudades, amor

A princípio, a música seria para Celine Dion, mas após alguns ajustes, ela foi adaptada para algo que Aerosmith tocaria e o resto é história. Confira a música aqui.

Mother Tongue, Bring Me the Horizon

Bring Me the Horizon

Mother Tongue, uma das músicas mais famosas do álbum Amo da banda Bring Me the Horizon, tem todo um conceito por trás.

A música foi inspirada na esposa do vocalista Oliver Sykes, Alissa. Ela é brasileira e o cantor conta que ao se conhecerem, sentiram uma forte conexão, o problema, que segundo Oliver não foi realmente um problema, era que Alissa só arranhava no inglês e ele não sabia nada de português. Mas como dito antes, a conexão e o amor foram tão fortes que a língua não era uma barreira para os dois.

Ele expressa na música o quão importante é a identidade da brasileira para ele ao cantar no refrão ‘Don’t say you love me, fala amo‘, basicamente, ele diz para a esposa falar na língua materna dela que o ama, o português, não na segunda língua, o inglês.

Oliver acredita ser uma maneira profunda e sincera para Alissa, dizer ‘eu te amo’, ao invés de “I Love You” e ele explica que esse sentimento vai muito além de palavras nos versos abaixo.

I think best way to explain, it’s like (Oh-oh, oh-oh)
Yeah, kinda like that, but a little more (Oh-oh, oh-oh-oh)
Yeah, all makes sense, right? Like (Oh-oh, oh-oh)
Like (Oh-oh, oh-oh)
Like (Oh-oh, oh-oh-oh)

Eu acho que a melhor maneira de explicar, é como (Oh-oh, oh-oh)
Sim, meio assim, mas um pouco mais (Oh-oh, oh-oh-oh)
Sim, faz sentido, certo? Como (oh-oh, oh-oh)
Como (oh-oh, oh-oh)
Como (oh-oh, oh-oh-oh)

Parece que a brasileira realmente deixou o cantor sem palavras. Confira a música aqui.

Gostou das indicações e curiosidades? Confira a nossa playlist especial do Dia Mundial do Rock no spotify e celebre conosco.

https://open.spotify.com/playlist/1YpsnMydV8khjF5TCoYoDx?si=nsIZXOt7Q4qBwqfVlDU2mw

Confira também: Review | Bring Me the Horizon lança clipe (um tanto confuso) de “Parasite Eve”

Isabela Caroline
Tradutora e redatora d' O Quarto Nerd. Viciada em música, clipes, séries, teorias, entrevistas e tudo que seja um escape da realidade. Currently listening to any pop songs.