Crítica | Zona de Confronto mostra a violência e a negligência policial

Crítica | Zona de Confronto mostra a violência e a negligência policial

Já ouvimos falar milhares de vezes sobre a violência policial em diversos lugares do mundo e cada vez isso nos preocupa mais. Zona de Confronto nos traz uma visão de como é essa violência nos bairros de imigrantes de maioria palestinos e árabes na Dinamarca e como eles são tratados. Antes de tudo, o filme mexe muito com o psicológico daqueles que estão assistindo, na procura de como tudo chegou naquele ponto.

À primeira vista, o filme nos mostra uma discussão dentro da polícia sobre a morte de um civil imigrante que foi morto por violência policial, mas mesmo depois do ocorrido, os policiais somente voltam a viver suas vidas normalmente como se aquela vida não importasse. Então, em uma ronda, os policiais Mike (Jacob Lohmann) e Jens (Simon Sears) saem para patrulhar o bairro onde se concentram mais imigrantes. Amos Al-Shami (Tarek Zayat), um garoto que apenas passava pelo mesmo local que eles foi abordado pelos policiais e preso somente por não aceitar a revista. Eventualmente, os três entram no meio do fogo em diversas manifestações contra a polícia e a violência cotidiana.

Confira também:

Crítica | Zona de Confronto mostra a violência e a negligência policial
Crítica | Zona de Confronto mostra a violência e a negligência policial

Como resultado, o filme trás cenas de ação e de reflexão ao mesmo tempo, conseguindo fazer qualquer um pensar no que está acontecendo em todos os cantos do planeta, não somente na Dinamarca. O racismo e a xenofobia são mostrados com clareza e demonstrados em cenas até o final do filme. Porém, além de mostrar os problemas sociais da sociedade, o filme também conta com a humanização das pessoas marginalizadas pela sociedade.

Do mesmo modo que os policias tentam sair vivos daquela situação, conseguimos ver toda a situação que a parte marginalizada de imigrantes passa e o quanto estão indignados com a indiferença que tudo o que está acontecendo está sendo tratado.

Contudo, o filme conta com cenas bem violentas que trazem veracidade para a história, mas que pode não agradar a todos os públicos.

Confira o Trailer:

Crítica | Zona de Confronto mostra a violência e a negligência policial

A princípio, Zona de Confronto foi exibido no Festival Internacional de Cinema de Veneza 2020, e garantiu ser um dos três concorrentes Dinamarqueses ao Oscar deste ano.

O filme chega chega hoje (27) nas plataformas digitais de vídeo (para compra e aluguel no Claro Now, Vivo Play, Sky Play, iTunes/Apple TV, Google Play e YouTube Filmes) e é um filme que traz uma mensagem tão poderosa de reflexão e necessária em nosso cenário atual que vale a pena o seu stream!

Título: Zona de Confronto

Direção: Anders Ølholm e Frederik Louis Hviid

Roteiro: Anders Ølholm e Frederik Louis Hviid

Elenco: Tarek Zayat, Jacob Lohmann, Simon Sears, Ali Abdul Amir Najei, Özlem Sağlanmak 

Nota: 4/5

E aí? Enfim, quais são as suas expectativas para o filme? Por fim, não esqueça de nos seguir nas redes sociais para não perder nada do que acontece aqui no QN!

Flavia Varandas
Tradutora e Redatora d'O Quarto Nerd. Viciada em musicais, livros e comédias românticas desde 2000.