Crítica | “Você Nem Imagina” traz sensibilidade mas desperdiça oportunidade de ser mais

Você Nem Imagina

Os lançamentos da Netflix vem sendo destaques durante a quarentena, mais do que o normal. Agora, a novidade na plataformas trás o interessante e sensível “Você Nem Imagina“, inicialmente, a trama propõe mais um romance, mas passa longe disso. Fato que a Netflix vem usando muito bem em suas tramas, trazendo mais conteúdo do que primeiramente foi mostrado em seu trailer.

A inteligente e talentosa Ellie Chun (Leah Lewis) esconde seus talentos por de trás das redações de outras pessoas, criando seu próprio negócio disso. Claro que tal comportamento tem explicação, ajudar seu pai, até o momento que a menina recebe a proposta para escrever uma carta de amor para uma das garotas mais populares da escola. Não demora muito até Ellie se apaixonar pela jovem Aster Flores (Alexxis Lemire), e claro entrar em conflito com quem contratou para tal, Paul Munsky (Daniel Demier).

Diferente de outras produções teen americanas, Você Nem Imagina traz um clima frio, rodeado por uma paleta de cores cinza e uma fotografia simples. A fotografia possa aqui ser apontada como a maior decepção do filme, algumas cenas são enquadradas de forma simples reforçando o quadrado que está preso, com medo de inovar. Em particular a uma cena, que tudo trabalha para uma ótima imagem, mas o enquadramento é deplorável e claramente não vê a imagem por completo.

Você Nem Imagina | Conheça o novo filme da Netflix
Divulgação: Netflix – Você Nem Imagina (The half of it)

O filme está sempre fazendo citações a livros ou frases de efeitos, mas grande parte do roteiro é lento e desenvolvimento. Ellie passa a escrever cartas, e trocar mensagens com Aster, se passando por Paul, algo que já vimos em Sierra Burgues is a Loser. Além de ambos os personagens seguirem Aster para descobrir mais sobre seus interesses, alô Joe? (aka You). A diferença aqui desse filme com uma premissa questionável é que, Você Nem Imagina tem um grande potencial, mas o desperdiça. O filme não trata nenhum dos grandes desenvolvimentos para os personagens necessários, Paul cita ao pai de Ellie, que ele não a conhecesse, mas o mesmo pode se aplicar ao telespectador. Alice Wu traz sensibilidade em seu roteiro e direção, mas a falta de uma visão diferente sobre a necessidade desses personagens é facilmente sentida.

Aster e Ellie são inúmeras vezes intrigantes, mas o roteiro deixa suas curiosidades e interesses de lado pela já esperado clímax. Normalmente, filmes teens usam a escola como um ponto de encontro para os personagens, de uma forma inacreditável, o filme usa a igreja para tal proposito. Mas não apenas para o pequeno grupo de personagens, toda a cidade se reúne para um culto religioso, mas na primeira oportunidade, os mesmos brigam. Mais um ponto para a lista que o roteiro deixa de trabalhar como: suas famílias, a ligação pessoal com seus interesses, a importância de um culto religioso nesse filme.

Apesar do filme não se afundar nos clichês pretensiosos, e não trabalhar em dar as seus personagens um lindo final feliz. O filme mostra como a vida continua, mas sua falta de profundidade em seus personagens e seus interesses acabam falhando com a trama, trazendo personagens rasos. Dessa forma, nenhuma atuação digna de Oscar segura a trama, a direção e lenta o roteiro é raso. Assim apesar de trazer sensibilidade – infelizmente – é desperdiçado uma grande oportunidade de levar tramas teen’s para um outro nível.

Você Nem Imagina: Críticas AdoroCinema

Você Nem Imagina (The half of it)
Direção: Alice Wu
Roteiro: Alice Wu
Elenco: Leah Lewis, Alexxis Lemire, Daniel Demier…

Nota: 2/5

Confira também:

Marta Fresneda
Líder do site de entretenimento O Quarto Nerd. Apaixonada por cultura pop, com objetivo de influenciar e incentivar mulheres na área de comunicação voltado ao mundo nerd.