Hoje, 03 de novembro, chegou ao catálogo da Netflix uma nova produção original. Intitulada como Vingança & Castigo (The Harder They Fall, 2021), a trama é um misto de satisfação e ansiedade que há tempos não se via nas produções da plataforma, seja pela narrativa vívida, a cinematografia excelente ou até pelo elenco cativante, o qual entrega absolutamente tudo durante os 149 minutos de filme.
Dirigido por Jeymes Samuel (a partir de um roteiro escrito com Boaz Yakin), a produção gira em torno de Nate Love (Jonathan Majors), um jovem rapaz fora da lei que presenciou a morte dos pais aos 10 anos de idade, e que, muito tempo depois, busca vingá-los matando todos os envolvidos da noite trágica, incluindo Rufus Buck (Idris Elba), o maior bandido do país. Mas, muito além de drama e faroeste, o filme também traz um lado cômico e romântico carregado de muita ação e muito sangue.
Desde a primeira cena, Vingança & Castigo intriga o espectador e o carrega consigo durante todas as questões que o envolvem, e tudo isso é apoiado em uma série de jogadas de câmera que fazem todo o sentido para a trama. O filme não desperdiça nenhum plano de filmagem, o que é um ponto extremamente a favor da produção, já que traz até o ponto de vista dos personagens pelas lentes dos cinegrafistas carregadas de cores vivas.
E por falar em personagens, não tem como não ficar cativado com o carisma de cada um. Mesmo que não possuam tanta história a ser contada durante o filme, os atores, e até o próprio Samuel, conseguem trazer uma simpatia sem tamanho para os seus respectivos personagens, o que às vezes acaba confundindo o espectador a entender qual lado é o ruim e qual é o bom. Um exemplo disso é como Zazie Beetz (que interpreta Stagecoach Mary) e Regina King (que dá vida a Treacherous Trudy) são de lados completamente opostos, mas ainda assim conseguem transmitir tanto carisma desde suas primeiras aparições, que é impossível não se sentir encantado.
O humor sórdido também é bastante presente durante toda a trama. Apesar de contar uma história vingativa e possuir diversas cenas sangrentas, Samuel sabe como aproveitar ao máximo o seu elenco e seu roteiro, fazendo o possível para que cada personagem seja alvo de alguma piada mórbida. A sordidez também sobra para o cenário, quando um assalto a banco se torna uma crítica a uma cidade de pessoas brancas (um excelente contraponto com um elenco negro), em que até a poeira é pálida.
Por fim – mas, com certeza, não menos importante -, Vingança & Castigo traz consigo uma trilha sonora de tirar o fôlego, seja ela cantada pelos próprios personagens em cenas extremamente bem trabalhadas pelos atores, ou quando serve de apoio para os slows motions, as cenas de ação e as reviravoltas. O filme tem uma pegada de faroeste eclético, por isso sua sonoridade não poderia ser diferente, indo desde Jay-Z (que também atua como produtor na produção) até Nina Simone.
Vingança & Castigo está, com certeza, entre os melhores filmes de faroeste que disponíveis para assistir, além de ser uma ótima aposta da Netflix. Com a cinematografia chocante e encantadora de Mihai Malaimare Jr e a direção impecável de Jeymes Samuel, sua única falha é não dar nenhuma oportunidade para que Elba se entregue a ação. Mas, não se preocupe, já que isso é compensado com uma bela batalha entre as damas da trama e uma pequena dica para uma possível continuação.
Crítica
Título: Vingança & Castigo
Direção: Jeymes Samuel
Roteiro: Jeymes Samuel e Boaz Yakin
Elenco: Jonathan Majors, Idris Elba, Zazie Beetz, Regina King, Delroy Lindo, LaKeith Stanfield, Danielle Deadwyler, Edi Gathegi e RJ Cyler.
Nota: 4,5/5
Confira também: