Crítica | Space Jam: Um Novo Legado é a adaptação perfeita

Crítica | Space Jam: Um Novo Legado é a adaptação perfeita

Ah, o famoso sentimento de nostalgia! Chega no dia 15 de julho aos cinemas brasileiro o filme Space Jam: Um Novo Legado (Space Jam: A New Legacy, 2021). E se você espera uma sequência de Space Jam (1996), com certeza você vai ficar decepcionado. Até porque, a única coisa em comum entre os dois filmes é a famosa turma do Looney Tunes. Confira o trailer abaixo:

Nada que envolva basquete e Looney Tunes tem como dar errado. E apesar de a ideia de uma nova versão do filme 25 anos depois assustar, Space Jam: Um Novo Legado surpreende a quem assiste o filme. E com certeza se apaixona mais uma vez pela história de um dos maiores jogadores de basquete da atualidade.

A Trama

A história começa igual ao primeiro filme. A cena do LeBron James pequeno, já se mostrando um prodígio no basquete. Assim como o começo de Space Jam, em que Michael Jordan está brincando com a bola no quintal da sua casa. Mas, com as tecnologias que temos hoje, o que atrapalha a versão criança de James é o vídeo game. E é justamente essa a bronca que ele leva do seu treinador depois de perder uma partida na escola. A falta de concentração que o jogador teve antes do jogo.

Em um salto de tempo, nós conhecemos os dois filhos do jogador no filme. Claro, um deles seguiu o caminho do pai e promete ser também uma lenda no basquete. Mas, o mais novo, Dominic James (Cedric Joe) não tem nem um pouco de interesse pelo basquete no primeiro momento. Ou seja, cria uma grande frustração no LeBron ao ver que seu legado pode não ser continuado. E aplica no filme as mesmas cobranças que teve quando era pequeno.

É neste momento que descobrimos que Dom é na verdade apaixonado por videogames, e que LeBron pode ser um ótimo jogador de basquete, mas tem um péssimo papel como pai. O foco dele com o basquete é tão grande que LeBron recusa uma proposta da Warner para se tornar um astro também na atuação. E então, percebemos que os universos humano e tecnológico começam a interagir, já que o personagem do Don Cheadle é um algoritmo. Mas, não é um personagem nada do bem.

E claro, não é um spoiler, principalmente para quem já assistiu a versão de 1996. Mas, tudo se resolve no final com um jogo de basquete e o time de LeBron é composto pela turma do Looney Tunes.

A Readaptação

E quando a gente fala que não existem semelhanças com o filme de 1996, é muito verdade! Inclusive, a primeira grande diferença é a forma em que LeBron é inserido no mundo dos Looney Tunes. Inclusive, a grande premissa do filme também é diferente nas duas histórias. Assim, é possível claramente dizer que um não é sequência do outro. Mas sim, uma nova versão de um dos maiores sucessos do cinema dos últimos tempos.

Mas, o mais brilhante em Space Jam: Um Novo Legado são as referências perfeitas que o filme faz com todos os trabalhos da Warner. Em uma viagem pelo espaço no servidor, Pernalonga junto com o jogador de basquete sai em busca do resto da turma. Que, por sua vez, estão espalhados nos outros projetos da empresa. Como por exemplo, a Lola Bunny se tornou uma amazona na referência com a Mulher Maravilha. Já o Taz foi uma experiência em que Rick e Morty já não tinham mais paciência para cuidar.

Ou seja, além de contar a história de uma forma mais moderna, a adaptação para trazer ainda mais comédia ficou maravilhosa. E, claro, novos personagens dos Toons entraram para o time de basquete, já que recentemente foi confirmada a saída do Pepe Le Gambá por conta de polêmicas envolvendo o personagem. Mas, com a perfeição que ficou a nova versão, ele nem faz falta no time.

E, com o passar dos acontecimentos, o medo de a nova versão não ser boa vai passando. Já que, a escolha dos atores e atrizes para compor o elenco com LeBron foi perfeita. Além de claro, todos os efeitos sonoros que deixam tudo ainda mais divertido. A parte cômica de Space Jam: Um Novo Legado não peca pelo excesso, muito menos pela escassez. Ou seja, é a dose perfeita para deixar o filme perfeito como ele é.

Trilha Sonora

E para deixar tudo ainda melhor, a trilha sonora do filme é perfeita. Não tem uma música que não combine, com versões mais novas de alguns clássicos do filme. Outros, com letras que fazem sentido com a história atual. Ou seja, Space Jam: Um Novo Legado além de trazer uma história mais moderna e um toque de comédia que deixa tudo ainda melhor, a trilha sonora deixa a história ainda mais divertida.

E não é atoa que ela foi muito bem trabalhada. Não só porque a música é uma arte à parte, mas também porque muitos filmes tem a trilha sonora melhor do que a própria trama. E, às vezes, são as escolhas de música que salvam o filme de não ser um desastre. Mas, em Space Jam: Um Novo Legado a trilha sonora só é mais um ponto positivo para o pacote completo que é o filme. E claro, você consegue conferir ela completa por aqui.

Considerações Finais

A atuação de LeBron James em Space Jam: Um Novo Legado é espetacular e com certeza surpreende. E com todos os toques de comédia que tem no filme, ele se torna perfeito. Claro, os efeitos são necessários principalmente porque a história tem por foco também o vídeo game. E com as tecnologias que existem hoje para a produção dos filmes, até que faz sentido. Mas talvez, esse é o único aspecto em que existe um pequeno exagero. E talvez, isso cansa o telespectador um pouco, já que o filme tem duas horas de duração.

Sem dúvida alguma, o telespectador sai da sala de cinema feliz. E com uma sensação de que não é uma adaptação horrorosa, como já aconteceram com outras readaptações. E, para quem cresceu com Space Jam tendo como o astro Michael Jordan, com certeza abre espaço para LeBron James nos seus corações. Mesmo que o seu forte seja realmente o basquete, o carisma do ator faz com que a sua atuação seja brilhante.

Confira também: Universal Music | Post Malone e mais na 2ª semana de julho.

É um filme perfeito para distrair a cabeça da loucura em que estamos vivendo. É um filme que arranca algumas risadas. Mas, com certeza, é um filme perfeito para trazer a sensação de nostalgia. Inclusive por conta de todas as referências da própria empresa durante o filme. Space Jam: Um Novo Legado não é só sobre basquete, já que mostra muito também do relacionamento de pai e filho que LeBron tem com Dominic. O que arranca grandes emoções de quem assiste. Só seria ainda mais perfeito se o filme não tivesse fim.

Título: Space Jam: Um Novo Legado (Space Jam: A New Legacy, 2021)
Diretor: Malcom D. Lee
Elenco: LeBron James, Sonequa Martin-Green, Don Cheadle, Cedric Joe
Nota4,5/5

Mas e você, vai assistir Space Jam: Um Novo Legado? Nos conte nos comentários!

Camila Scovoli
Redatora do QN. Apaixonada pela cultura pop. Não vivo sem música, clipes e documentários sobre música. Amo conversar sobre as teorias dessa indústria. Alexa, play 5 Seconds of Summer.