Crítica | Reação em Cadeia é uma ação com muita emoção

Crítica | Reação em Cadeia é uma ação com muita emoção

O mais novo filme do Paris Filmes, Reação em Cadeia (2021), é mais uma obra de arte nacional. É um filme que mostra como se nasce a corrupção no Brasil (que não faz parte só da vida dos políticos). E, como o famoso jeitinho brasileiro acontece debaixo dos nossos olhos. Mas, é uma ação que prende o telespectador pois a curiosidade de saber como Guilherme (Bruno Gissoni) lida com as coisas é grande.

O filme chega aos cinemas no Brasil no dia 16 de setembro (quinta-feira), e conta a história de Guilherme. Ele é um contador, talvez o melhor que exista na sua profissão. E assim como vários outros trabalhadores, ele tem uma vida dedicada ao trabalho. Tão dedicada que acaba esquecendo um pouco da sua família, e é justamente aí quando tudo começa a desandar na vida dele. Confira o trailer abaixo:

E assim como Guilherme diz no trailer, a vida sempre tem dois caminhos: o mais fácil e o mais difícil. E claro, cada escolha tem as suas consequências.

A trama

Quando Guilherme reencontra um ex-amor da época da escola, Lara (Monique Alfradique), ele já se encontra distante da sua esposa que foi morar no exterior para estudar. Então, os dois acabam se envolvendo romanticamente mais uma vez. E, apesar de Guilherme acreditar que está no trabalho dos seus sonhos, ele descobre que na verdade está ajudando um político a fazer o famoso caixa dois. Então, quando ele percebe que a vida da sua filha está em risco, ele resolve entrar no jogo do político para poder, na verdade, derrubar o esquema dele.

Com isso, Guilherme acaba se envolvendo em problemas como corrupção e tráfico de drogas. E claro, a fuga e os vários acordos com a polícia federal para não ser preso. Mas Lara sem saber, acaba ajudando Guilherme a acabar com a lavagem de dinheiro e o enorme esquema de corrupção que envolvia grandes nomes de políticos no Brasil.

Ou seja, Guilherme nos traz a reflexão sobre os caminhos demorados e certos, ou curtos e duvidosos. O que faz o telespectador refletir também sobre como nem sempre o melhor é a opção mais viável. E que, não prestar atenção nas coisas que estão acontecendo ao redor, é uma coisa muito complicada. Ainda mais quando uma decisão que você toma envolve mais pessoas ao seu redor.

Considerações finais

Reação Em Cadeia é um filme bastante interessante de se assistir. A história chama a atenção para coisas que acontecem todo dia, e que muitas vezes poderiam ser evitadas. Também mostra que existem pessoas boas no mundo. E que às vezes, os erros são cometidos nas melhores das intenções. Mas, também traz uma visão sobre como as coisas acontecem por debaixo do pano.

É um filme de ação, mas que desperta também várias emoções no telespectador, que com certeza se empatiza com o Guilherme e suas decisões. Claro, a sua maior motivação foi salvar a sua filha. Ou seja, os erros do Guilherme acabam sendo completamente (ou quase) justificáveis.

Reação Em Cadeia é um filme muito importante para todos assistirem. Não tem um roteiro chato, e a direção é perfeita. Ajuda muito bem a entender cada sentimento de cada personagem. E de como cada coisa acontece do jeito que acontece. E claro, a trilha sonora também faz tudo ficar ainda melhor.

Confira também:

Crítica | Reação em Cadeia é uma ação com muita emoção

Título: Reação Em Cadeia

Direção: Márcio Garcia

Roteiro: Márcio Garcia; Thiago Dottori

Elenco:  Monique Alfradique, Bruno Gissoni, André Bankoff, Adriano
Garib, Silvio Matos, Juliana Knust, Victor Lamoglia, Chico Melo e Junior
Lisboa Calheiros.

Nota: 4/5

Camila Scovoli
Redatora do QN. Apaixonada pela cultura pop. Não vivo sem música, clipes e documentários sobre música. Amo conversar sobre as teorias dessa indústria. Alexa, play 5 Seconds of Summer.