Crítica | Os Novos Mutantes não justifica ter sido lançado nos cinemas

Depois de Deadpool (2016) e Logan (2017), ficou claro que surfar em gêneros a quem dos habituais em filmes de heróis era a carta na manga da FOX para conseguir sucesso de crítica e público. Devido a isso, foi divulgado que teríamos o primeiro filme de terror com heróis e ele seria Os Novos Mutantes

E, a premissa seria tão básica quanto dos dois filmes inspiradores do estúdio. Nada de salvar o mundo ou combater um grande vilão, a história seria micro e focar nos personagens. Afinal, era isso que vinha sendo o motivo de sucesso. 

O elenco foi sendo montado e nomes promissores começaram a serem confirmados, Maisie Williams (Lupina) vinha do sucesso de Game of Thrones, Any Taylor-Joy (Magia) tinha acabado de fazer A Bruxa e Fragmentado; Além de Charlie Heaton (Míssil) que surgia de seu papel em Stranger Things. Eles eram os grandes nomes promissores do filme. Além de Alice Braga (Cecilia Reyes), Henry Zaga (Mancha Solar) e Blu Hunt (Miragem). Um pequeno elenco mas bastante promissor elenco, sendo comandados por Josh Bonone que tinha em seu currículo até então o sucesso A Culpa é das Estrelas. 

Os Novos Mutantes
Imagem de divulgação – Os Novos Mutantes

Inicialmente, Os Novos Mutantes estava para ser lançado em 13 de Abril de 2018. Mas, uma repaginação na programação de lançamentos da FOX e, em seguida a compra dela pela Disney, fez com que o filme fosse adiado duas vezes. A primeira sendo para 22 de Fevereiro de 2019 e depois para 2 de Agosto de 2019. 

Com a pandemia do Novo Coronavírus, Os Novos Mutantes ficou com seu lançamento indefinido, dependendo apenas da reabertura dos cinemas nos países. O primeiro país a ser lançado o filme foi em Portugal, em 26 de Agosto de 2020, seguido por Estados Unidos na data de 28 de Agosto de 2020 e chegou ao Brasil apenas em 22 de Outubro de 2020. 

Todo esse adiamento fez com que fosse criado um aura de “o que há nesse filme que querem tanto lançar no cinema?” e a resposta para essa pergunta será respondida a seguir.

Voltar ao cinema depois de tanto tempo dá uma sensação diferente em quem se acostumou a frequentá-lo quase toda semana. Seja com filmes ruins, ou bons, costumamos ir para nos divertir e distrair. Os Novos Mutantes ser coroado como o filme para voltar ao cinema chega a ser ofensivo. 

Não há em 94 minutos de execução um motivo sequer que valha o risco de sair de casa para ir ao cinema. Ou até mesmo para justificar tanto adiamento e luta do estúdio para lançar ao cinema. O que foi mostrado ali é um filme que até tem um potencial para ser algo maior, mas que patina em tentar ser grandioso quando estava indo bem no caminho de filme pequeno de herói. 

Os efeitos especiais sofríveis que passariam batido se vistos em alguma tela de celular ou televisão são prejudicados pela tela de cinema. Da para ver que é efeito especial e isso nos tira da história. Outro ponto importante é observar as atuações, os promissores atores de outras obras parecem não estar se esforçando minimamente para entregar o drama que o roteiro simplista quer. Os Novos Mutantes não justifica o adiamento, ser lançado durante o período em que vivemos e poderia ser um filme de streaming que tudo seria bem diferente.

Os Novos Mutantes

Título: Os Novos Mutantes
Gênero: Terror
Direção: Josh Boone
Roteiro: Josh Boone e Knate Lee
Elenco: Anya Talor-Joy, Maisie Williams, Charlie Heaton, Henry Zaga, Blu Hunt e Alice Braga.

Nota: 3/5

Avaliação: 3 de 5.

Veja também: Crítica | Tenet é um enigma narrativo e estético, barulhento e indecifrável

admin