Crítica | O Mistério do Gato Chinês

SINOPSE: O Mistério do Gato Chinês mostra a história da Corte Imperial da Distatia Tang, quando surge um gato demoníaco, que possui a esposa de um general, causando desordem na cidade. Para investigar o assassinato de lady Yang, concubina do imperador, um poeta e um monte se unem, e enquanto buscam as pistas, vão descobrir mistérios maiores ainda.

Logo na primeira cena, já se percebe os tons de cores que seriam usados durante todo o longa, em uma paleta formada por filtros amarelos, azuis e verdes, muito impressionante ao olhar de quem está assistindo. Os cenários e figurinos transportam para a antiguidade, onde se passa a história. Até dando um ar de infância, fazendo lembrar dos da animação Mulan, pode ser algo muito característico da cultura chinesa. Em geral, a arte do filme é impressionante, desde as cores usadas, até os figurinos, fazendo o telespectador se transportar para a história.

A transição entre os atos da história é gritante, mudando completamente o caminho que será traçado. É composto por núcleos diferentes, levando todos a um único ponto: quem e o que é o gato. Com um pouco mais de duas horas, ele entrega as pistas aos poucos no ato final, deixando o público ligar todas e entender realmente a razão de todos os acontecimentos mostrados ocorrerem. Assim, mostrando os minutos de tela onde trazem um pouco de comédia, estando ali presente para amenizar todo o mistério envolvido na trama.

O zoom exagerado que Chen Kaige usa na produção acaba sendo um dos fatores do longa ser tão excêntrico. Todavia, o longa tem um grande problema, como tem uma duração superior que duas horas de tela, acaba soando um pouco confuso, com muitas histórias interligadas em uma só.

Sendo uma mistura entre mistério, fantasia, drama e romance, o longa é diferente de tudo já visto antes. Cheio de reviravoltas e flashbacks, faz o telespectador ficar completamente imerso nos diversos jogos de ilusões que a trama entrega.

O Mistério do Gato Chinês é uma adaptação do livro de Baku Yumemakura, e é dirigido por Chen Kaige. Conta com nomes como Huang Xuan, Shôta Sometani, Kitty Zhang Yuqi, Hao Qin e Sandrine Pinna.

O Mistério do Gato Chinês chega aos cinemas brasileiros em 25 de julho, distribuído pela Playarte Pictures.

Leia também:

http:// https://oquartonerd.com.br/site/2019/07/invasor-zim-netflix-anuncia-um-teaser-da-animacao/

admin