Crítica | Invocação do Mal 3 supera outros filmes da franquia

Confira a crítica de Invocação do Mal 3

A estreia de Invocação do Mal 3 (The Conjuring: The Devil Made Me Do It, 2021) deixou todo mundo animado. Isso porque quando se fala no universo do filme, o público fica em um grande alarde. Já que a franquia se consolidou no gênero de terror e consegue apresentar casos extremamente assustadores da vida do casal Ed e Lorraine Warren. Porém, com a estreia do terceiro filme, nós vemos que tudo o que já vimos não é nada comparado a este.

Invocação do Mal: A Ordem do Demônio chegou a receber grandes notas da crítica de fora e agora a comprovação veio. Além de um filme com referências a clássicos do cinema, o oculto chega a ser mais is assustador que o normal. Além disso, nós vemos o casal Warren a fundo na investigação, além do sobrenatural. E é isso que prende sua atenção.

Como Invocação do Mal 3 começa?

Baseado em uma história real, Invocação do Mal 3 aborda mais um caso dos famosos demonologistas. Dessa vez, tudo começa quando eles precisam exorcizar uma criança de oito anos, chamada David Glatzel.

Entretanto, o foco da trama é em Arne Johnson, namorado da irmã de David. Depois de desafiar a entidade a deixar o pequeno garoto, ele vive uma onda de horror ao matar seu amigo Bruno, mas alega não se recordar de nada. É quando os Warren precisam provar mais uma vez, agora diante da lei, que o sobrenatural existe e Arne foi uma vítima.

Sustos e mistério no decorrer do longa

Se você se lembra de O Exorcismo de Emily Rose e ficou assustado ao ver aquele filme, Invocação do Mal 3 vai te trazer a mesma vibe do filme. Isso porque, nós vemos Ed e Lorraine não só lutando contra espíritos e entidade, vai muito mais além disso. Eles precisam provar para a justiça que Arne Johnson estava sob possessão demoníaca quando assassinou Bruno.

Entretanto, não é apenas isso que te prende ao filme. A atmosfera que trouxeram para o longa te deixa tenso do início ao fim, já que enquanto você se depara com aparições, demônios e tudo aquilo que pode te assustar, você precisa entender que os Warren têm que encontrar o verdadeiro culpado por isso. E o que mais deixa você insano na cadeira do cinema é que, quando eles parecem estar próximos de desvendar isso, o jogo sofre uma reviravolta e eles voltam pra estaca zero.

Um dos pontos bem marcantes do filme é que, apesar de jump scares previsíveis, você ainda é capaz de se assustar. Mesmo estando atento com o que vem a sua frente, dizendo “ali tem susto”, o filme te surpreende de uma forma sensacional, o que traz você para uma assustadora experiência. Torça para que na sala de cinema em que você for assistir, barulhos no longa sejam feitos de forma isolada nas caixas de som. Isso ajuda bastante na experiência.

Além de um grande marco na história do terror, Invocação do Mal 3 deixa sua singela homenagem a clássicos do cinema. Logo de início, nós vemos uma referência a O Exorcista (como já havia sido revelada em fotos), mas também temos referência a O Iluminado. Para quem ama os clássicos, é uma boa forma de aproveitar ainda mais o filme.

Um único ponto negativo

Entretanto, há apenas um pequeno ponto negativo para ressaltar: As pessoas que estão envolvidas no plot do filme, são “presenteadas” com um totem satanista. E o filme não explica o motivo dessas pessoas terem envolvimento direto nisso.

É como se elas fossem inseridas neste ritual, mas por pura diversão. A pessoa não conhece nenhum dos envolvidos, não tem motivação contra eles. É apenas a pura diversão em se render ao oculto e trazer sofrimento para pessoas aleatórias da região.

Entretanto, você consegue ignorar esse pequeno fato, até porque a qualidade do filme consegue esconder algumas de suas imperfeições com facilidade. Isso são pontos para se pensar logo após que acaba o filme, não enquanto ele acontece.

Veredito de Invocação do Mal 3:

Para quem ama a franquia de Invocação do Mal, esse terceiro longa é exatamente o que o público pediu. Com sustos, terror, mistério e um plot que você fica “uau, por essa eu não esperava”. A direção de Michael Chaves com a produção de James Wan casou muito bem e mantém o nível de um baita filme de terror.

Isso só mostra o quão bem trabalhado esse universo conseguiu ser e deixa a gente ansioso por mais. Apesar da expansão da franquia ter seus altos e baixos, o foco principal que é Invocação do Mal, consegue se permitir acertar em todos os pontos.

Invocação do Mal: A Ordem do Demônio estreia no dia 3 de junho, próxima quinta-feira.

Título: Invocação do Mal: A Ordem do Demônio (2021)
Diretor: Michael Chaves
Elenco: Vera Farmiga, Patrick Wilson, Ruairi O’Connor, Jullian Hilliard
Nota: 4,5/5

Leia também:

Mariana Lapeloso
Apaixonada por cultura pop, fã de quadrinhos, alucinada por séries. Fiz do meu amor profissão e hoje sigo escrevendo sobre aquilo que eu mais amo. Jogadora de Call of Duty, Super Mario e Resident Evil. Aficionada por filme de terror, com muita coragem (e vontade) de viver no Overlook Hotel.