Crítica | Invasão Zumbi 2: Península balanceia drama e ação mas nem toca no terror

Invasão Zumbi 2: Península

Em 2016, o cinema coreano presenteou o mundo com um sucesso inesperado: Invasão Zumbi, drama comandado por Yeon Sang-ho que se passa dentro de um trem em um mundo pós-apocalíptico com zumbis. Agora, quatro ano depois, o diretor retorna ao projeto e assume o roteiro ao lado de Ryu Yong-jae para dar vida a Invasão Zumbi 2: Península.

O segundo filme se passa quatro anos após o primeiro, partindo para um história nova dentro do mesmo universo. Assim, o soldado Jung-seok (Dong-Won Gang), que conseguiu escapar para Hong Kong antes dos países do mundo fecharem suas portas para imigrantes sul-coreanos, volta a península junto com um grupo de mercenários para recuperar um caminhão cheio de dinheiro com esperanças de uma vida melhor e mais tranquila no futuro. Já na península, ainda há humanos não infectados, e a história procura explorar a dualidade dos personagens e quem realmente é a ameaça.

Foto: Reprodução

Assim, com uma premissa para além do clichê zumbi, Invasão Zumbi 2: Península consegue trabalhar muito bem seu personagem principal. Além disso, dá tempo de tela suficiente para os secundários, que conquistam a audiência com suas particularidades. E o mesmo se aplica nos vilões, que não são mostrados caricatamente, mas sim com habilidades e inteligência iguais as de Jung-seok, por exemplo. Na prática, significa que nas cenas de perseguição de carro – muito bem executadas, apesar da falta de orçamento aparente nos efeitos especiais – o vilão tem igual capacidade de direção que os principais, já que não é fácil de despistar.

Confira também:

Para além da construção dos personagens, o longa, vendido como ação e terror, resolve deixar o terror apenas na proposta de um universo pós-apocalíptico, porque nem sequer toca no gênero durante suas 1h55min. Enquanto isso, a ação se torna o principal gênero do longa, que abre brechas suficientes para que o gênero drama se sustente durante a história toda também. Essa proposta e entrega de – talvez – gêneros demais parece assustadora no começo, mas quando o roteiro se encontra no que quer oferecer, ele os estabiliza muito bem.

Foto: Reprodução

Apesar dessa inconsistência em determinados pontos da história, Invasão Zumbi 2: Península tem cenas de ação muito boas. Elas são emendadas em histórias que tocam a audiência e traz ela para dentro da premissa de forma concreta e certeira. Por isso, o longa se torna um filme de “aceitos”. Aceito que não é terror. Também aceito que tem drama no meio. Aceito que os efeitos especiais não são tão bons. Passando dos “aceitos”, Invasão Zumbi 2: Península se mostra uma produção que vale a pena ser vista e visibilizada.

Invasão Zumbi 2: Península já está em exibição nos cinemas brasileiros. Confira o trailer aqui.

Título: Invasão Zumbi 2: Península
Direção: Yeon Sang-ho
Elenco: Dong-Won Gang, Do-Yoon Kim, Jung-hyun Lee, Hae-hyo Kwon, Re Lee, Min-jae Kim, Gyo-hwan Koo

Nota: 3/5

Avaliação: 3 de 5.
Gabrielle Yumi
Jornalista e sócia do Quarto Nerd, sou apaixonada por cultura pop e whovian all the way. Busco ativamente influenciar e ampliar a voz de mulheres no meio geek/nerd. Cabelo colorido e muito pop é quem eu sou dentro do meu quarto nerd.