Crítica | High School Musical: A Série: O Musical

High School Musical (2006-2008) é uma das franquias de filmes adolescentes mais famosas, e até hoje, é lembrada com carinho pelos fãs. A trilogia musical, criada por Kenny Ortega, que voltou aos holofotes por conta de sua mais nova criação, a série original Netflix, Julie and the Phantoms, trouxe diversos jovens atores ao estralato, como Zac Efron, Ashley Tisdale e Vanessa Hudgens.

E após 10 anos do último filme, High School Musical 3: O Ano da Formatura (2008), a Disney resolveu investir novamente na franquia. Só que agora, o elenco original não estaria de volta. High School Musical: A Série: O Musical, é uma série original da plataforma de streaming Disney Plus, e novamente, mostra o famoso colégio East High, situado em Salt Lake City, Utah, onde foram gravados os filmes de HSM, sendo o maior fã de teatro musical já visto.

O departamento de teatro do East High não tinha produzido uma peça de palco dos filmes, até que a nova professora, Srta. Jenn (Kate Reinders), resolve finalmente tirar a ideia do papel e realizar uma produção de High School Musical. E é claro, os alunos ficam mais ansiosos que nunca, já que todos ali cresceram assistindo os filmes.

Reprodução: Disney +
O começo de algo novo

Logo no primeiro episódio, vemos esses adolescentes fazendo a audição para o musical, e é claro, como um boa série adolescente, está rolando vários dramas de relacionamento por trás das cortinas. Nini (Olivia Rodrigo) está no segundo ano do ensino médio, e no primeiro dia de aula depois das férias, se encontra em um triângulo amoroso com o seu ex-namorado, Ricky (Joshua Bassett), e seu romance de verão, E.J. (Matt Cornett). Mas não satisfeita, ela resolve fazer a audição para o papel de Gabriella Montez, e finalmente mostrar ao mundo o talento musical, que por medo, escondeu por muitos anos.

Também neste piloto, conhecemos outros personagens importantes para moldar a história. Como a Gina (Sofia Wylie), uma estudante que se transferiu de outro estado que vai fazer de tudo para conseguir chegar no topo.

A série possui o estilo mocumentário, que em outras palavras, é um falso documentário, onde os personagens olham e falam com a câmera. E Ricky consegue fazer algumas expressões faciais que lembram muito as de Jim Halpert da sitcom The Office, interpretado por John Krasinski.

Algumas decisões dos três primeiros episódios podem decepcionar algumas pessoas, principalmente pela imaturidade de E.J. e Nini. Apesar da química dos atores, de forma alguma os personagens funcionam como um casal, pela insegurança extrema e desnecessária do garoto.

Mas ao decorrer dos episódios, a série se estabiliza e encontra o seu lugar. Personagens secundários sendo aprofundados, decisões mais maduras e músicas originais espetaculares.

Reprodução: Disney +
Olivia Rodrigo é uma estrela em ascensão

A série faz várias releituras das músicas de High School Musical, como Start Of Something New, Breaking Free e We’re All In This Together. Todavia, canções originais começam a aparecer no decorrer dos episódios. Com certeza, uma das mais marcantes foi All I Want, cantada por Nini. E o mais impressionante, é que foi composta pela própria intérprete, Olivia Rodrigo. Ela tinha apenas 15 anos quando compôs e fala sobre relacionamentos falhos e problemas adolescentes em geral.

Esta não foi a única música que criou para a série. Just For a Moment foi escrita conjunta com Bassett (Ricky) e conta um pouco sobre o conexão entre os dois personagens.

Rodrigo é uma das grandes apostas para a indústria musical em 2021. No dia 8, lançou seu primeiro single, Driver’s License e no mesmo final de semana, virou a música mais escutada do Spotify, batendo diversos recordes.

O musical

Os dois últimos episódios da série são propositalmente uma bagunça. Como em qualquer produção de palco, várias imprevistos acontecem na noite de estreia da peça. Contudo, o show tem que continuar.

Imagina só qual foi a reação dos familiares e amigos que estavam presentes no teatro do East High, prontos para assistir. Ocorreu troca dos atores no meio da peça, esqueciam as falas e até interagiam com o público. Mas no final, tudo deu certo, principalmente para Nini, que vai ter uma decisão um pouco quanto delicada sobre o seu futuro para resolver na próxima temporada.

Por fim, a série soube muito bem trabalhar algumas questões importantes e os personagens colheram o que mereciam. E.J é um deles. Aprendeu a deixar de ser egoísta e ajudar uma amiga que precisava muito e estava passando por um momento delicado. Falando nela, aprendemos a gostar de Gina, que começa sendo muito ambiciosa e a série mostra o real motivo para ela ser assim.

A segunda temporada de HSMTMTS está confirmada e gravada, porém a Disney Plus ainda não divulgou a data de estreia.

Confira o trailer da série abaixo:

Título: High School Musical: A Série: O Musical

Criador: Peter Barsocchini

Produtor: Tim Federle

Elenco: Olivia Rodrigo, Joshua Bassett, Matt Cornett e Sofia Wylie.

Nota: 4/5

Avaliação: 4 de 5.

Confira também:

Camila Ferreira