Crítica I Five Nights at Freddy’s – O Pesadelo Sem Fim adapta de forma leve o terror do game original

Five Nights At Freddy's

Para a felicidade dos fãs de videogames, 2023 está sendo o ano das adaptações dos games para os cinemas e serviços de streaming, com lançamentos como The Last of Us, Super Mario Bros. O Filme e o mais recente: Five Nights at Freddy’s – O Pesadelo Sem Fim. O mais novo longa da Blumhouse Productions conta com a direção de Emma Tammi e nomes como Josh Hutcherson, Matthew Lillard e Elizabeth Lail no elenco. Na trama, o perturbado Michael consegue um emprego como segurança em uma pizzaria abandonada famosa nos anos 80 por seus animatrônicos divertidos, mas percebe que o lugar esconde um mistério sinistro.

Apesar da ótima performance dos personagens humanos, quem rouba a cena mesmo são os animatrônicos com movimentos que impressionam e arrepiam com maestria. O uso de efeitos práticos para dar vida aos icônicos robôs da Pizzaria Freddy Fazbear definitivamente foi um grande acerto técnico para o desenvolvimento das cenas de suspense. E é tragicamente satisfatório assistir cada um dos animatrônicos ter seu próprio momento de brilhar em tela, principalmente a desfigurada raposa Foxy. 

Five Nights At Freddy's

Uma sacada interessante de Five Nights at Freddy’s – O Pesadelo Sem Fim foi o equilíbrio que a obra encontrou ao retratar uma história tão macabra com cenas que não apelam para o gore e a violência explícita. Em vez disso, o filme utiliza dos icônicos momentos de tensão presentes nos jogos, como a observação do comportamento dos animatrônicos por meio dos monitores. Dessa forma, o terror se faz presente mesmo em uma experiência mais family-friendly.

Por outro lado, a adaptação da narrativa pode confundir um pouco os espectadores menos familiarizados com a turma de Freddy. Mesmo tentando explicar a maioria dos elementos introduzidos, o filme traz momentos, referências e revelações importantes que perdem consideravelmente o impacto sem o contexto dos jogos. Além disso, as decisões (no mínimo duvidosas) de alguns personagens parecem forçadas para fazer o enredo avançar, o que deixa algumas pontas soltas e, de certa forma, ganchos para uma possível sequência.  

Seja fã dos games ou não, Five Nights at Freddy’s – O Pesadelo Sem Fim promete muito suspense, emoção e, claro, os icônicos jumpscares que são a marca registrada da obra. Se você está procurando por um terror mais leve com efeitos visuais interessantes, o filme é uma ótima recomendação.

Título: Five Nights at Freddy’s – O Pesadelo Sem Fim

Direção: Emma Tammi

Roteiro: Scott Cawthon, Emma Tammi e Seth Cuddebacks

Elenco: Josh Hutcherson, Piper Rubio, Elizabeth Lail e Matthew Lillard

Nota: 4/5

Bruno Andrade