Ontem, 7, foi aniversário do JBalvin. Mas, quem ganhou o presente foram os seus fãs. El Niño de Medellín chegou ontem na plataforma de streaming da Amazon Prime Video. E que presente que seus fãs receberam, não é mesmo? O documentário mostra muito mais do que o processo de preparação para o maior show de JBalvin na sua cidade natal. E para quem acompanha o cantor desde o começo da sua carreira, é uma verdadeira viagem nostálgica aos seus primeiros dias. Confira o trailer abaixo:
Se tem uma coisa que esse documentário vai fazer é te apresentar quem é José Álvaro Osorio Balvín. Além de fazer o público refletir também sobre como é ser um dos maiores artistas do mundo. O que não é tarefa fácil. Mas, JBalvin conseguiu dar a volta por cima de todas as suas dificuldades para realizar o seu sonho de levar entretenimento para o mundo.
El Niño de Medellín vai mostrar para os seus fãs toda a dificuldade que JBalvin sofreu antes de o maior show da sua carreira. Mas, vai mostrar também como aquele menino sonhador nunca deixou de existir dentro dele. E como é isso que JBalvin carrega dentro de si para continuar brilhando ao redor do mundo.
Sonhos
O documentário começa com JBalvin em um show no México, com um enorme público cantando de volta as suas canções. E aproveitando esse momento perfeito no palco com todas aquelas pessoas, JBalvin pede por mais amor no mundo, coisa que estamos sempre precisando. Mas, logo em seguida, o cantor aborda um assunto delicado que nem todos falam sobre. Suas crises de ansiedade e sua luta contra a depressão, e já nos primeiros 15 minutos os telespectadores se encontram bastante emocionados com a história.
Já não é mais segredo para ninguém que cuidar da saúde mental é uma coisa de tamanha importância. Mas, o que as pessoas tendem a esquecer é que os artistas são seres humanos também. E JBalvin fala bastante sobre isso ao longo do documentário. Principalmente quando percebeu que estava doente bem jovem, ao se perder em um desespero por ser alguém grande na vida.
E claro, sonhar é maravilhoso. E conquistar tudo aquilo que sempre sonhamos também. Mas, o cantor conta em detalhes sobre todas as suas lutas, sua saída de Medellín para Miami e a frustração de voltar para casa tempos depois sem ter conseguido conquistar o mundo da música em outro país. E claro, as imagens são intercaladas com atuais, onde o calor humano recebe JBalvin de volta em Medellín em 2019.
Situação Política na Colômbia
Mas, para quem já assistiu El Niño de Medellín, a sensação que fica é de que o documentário foi gravado na semana passada. A situação política da Colômbia não está nada boa hoje, mas o documentário deixa claro que já é de tempos. E, como esse foi um dos grandes desafios do cantor na semana do seu show, ele aborda a situação de uma forma mais delicada. Mas, mostra também todas as cobranças dos seus fãs por uma manifestação sobre o assunto.
E é justamente nesse momento em que a gente conhece muito bem quem é José Álvaro Osorio Balvín. Por outro lado, é o momento em que o cantor recebe um conselho muito importante. Em 2021, as manifestações nas ruas colombianas são por conta da reforma tributária, que infelizmente resultou em brutalidade policial e mortes de inocentes. Mas, na época das gravações, as manifestações eram por melhores condições na educação e na saúde para a população. Que também resultaram na brutalidade policial.
Apesar de parecer que JBalvin está ignorando o que está acontecendo em seu país enquanto está nele, o telespectador consegue enxergar muito bem o desespero do cantor com todas essas cobranças por um posicionamento. As coisas pioram quando o cantor lamenta a morte de um jovem de 17 nas suas redes sociais. Mas, é nesse momento também que o cantor aprende que ele tem uma plataforma enorme, com pessoas de todo o mundo acompanhando ele. Mas, nessa situação, quem está passando a mensagem não é ele cantor, mas sim ele ser humano.
E é justamente depois dessa reflexão que o cantor decide trazer uma mensagem de bastante motivação e alegria no final do seu show. A mensagem que todos estavam esperando ouvir do cantor, sem entender que ele também é ser humano e estava machucado.
El Niño de Medellín
Depois de os fãs conhecerem na intimidade quem é José Álvaro Osorio Balvín, eles conseguem apreciar e se divertir demais com o maior show da sua carreira. O show aconteceu no estádio em que o próprio cantor ia ver as suas inspirações tocarem. E, claro, a responsabilidade de ser o maior show da sua carreira deixa o cantor nervoso. Mas, o sorriso de JBalvin em cima do palco nos faz sorrir junto.
E também mostra aos telespectadores o porque ele é um dos maiores, se não o maior, artista latino que hoje temos. E claro, JBalvin deixa claro que a música é uma linguagem universal. Não tem como as pessoas não se conectarem através dela. E depois de todas as lágrimas derrubadas pelo telespectador, JBalvin consegue arrancar um enorme sorriso de quem está do outro lado da tela. Por isso que o presente é dos seus fãs!
E JBalvin ainda traz o que pode ser a mais valiosa lição de todas. Por trás de toda a fama, ainda existe um ser humano. Que tem uma família, seus amigos. Tem um lugar de onde vem e uma história para contar. Que tem seus problemas e suas dores. E mostra também que os fãs nem sempre conhecem tudo sobre o seu artista favorito. E que o respeito é fundamental, em todos os momentos para todas as situações.
Confira também: Crítica | Monstro, um contador de histórias tentando provar sua inocência.
Considerações Finais
El Niño de Medellín vai te arrancar risadas, choros e muita diversão. Vai te mostrar que existem problemas na humanidade que precisam ser resolvidos, e que as pessoas estão acordando. E vai te fazer pensar sobre a importância de cuidar da saúde mental e ser respeitoso com todos. Nas redes sociais e pessoalmente. Por isso, o documentário de JBalvin é não só necessário para todos, mas um presente para quem o acompanha desde sempre.
Crítica El Niño de Medellín
Direção: Matthew Heineman
Roteiro: Andrew Petrilak
Elenco: JBalvin
Nota: 5/5