Chegou à Netflix no último dia 5 de Julho, a segunda temporada de De Volta aos 15, série nacional inspirada nos livros de Bruna Vieira.
A história gira em torno de Anita (Maísa/Camila Queiroz), uma mulher de 30 anos que após uma experiência ruim em um evento de família, decide acessar seu antigo fotolog da adolescência. Porém, a rede social se torna um portal que a leva de volta aos ano de 2006, quando tinha apenas 15 anos e viva na pequena cidade de Imperatriz, em Minas Gerais.
Agora, Anita tem a chance de consertar erros do passado e tentar fazer o melhor futuro possível tanto para si, quanto para aqueles que a cercam em sua vida cotidiana.
Na primeira temporada, a Netflix trabalhou brilhantemente em fazer a adaptação dos dois livros publicados, De Volta aos Quinze e De Volta aos Sonhos. Entretanto, agora a plataforma tinha um novo desafio: Desenvolver uma continuação original sem perder a fidelidade à história. Isso porque a autora nunca concluiu o terceiro e último livro que encerraria a trama. E para a alegria de todos, podemos dizer que a missão foi muito bem sucedida.
Confira também:
- Barbie e o Barbiecore | Confira os principais produtos do filme
- Emmy 2023 | Confira os indicados para a premiação
Para começar, temos Joel (Antonio Carrara/Gabriel Stauffer) também viajando no tempo ao lado de Anita, a parceria dos dois em cena é bem agradável de se ver e ajuda a trazer um apoio a protagonista. Pois embora Anita seja muito leve e divertida de se assistir, suas viagens solitárias não se sustentariam por muito tempo e tinham certa tendência a ficarem repetitivas. Então, este companheiro de viagens temporais parece mais que bem-vindo.
Ainda falando sobre os personagens, uma das melhores mudanças na primeira temporada, foi a introdução de pessoas cheias de representatividade. Entretanto, a melhor história entre todas essas é a de César (Nila) que finalmente começa seu processo de transição para Camila (Alice Marcone), durante a segunda temporada. A sequência onde a personagem finalmente se vê aceita por seu irmão Fabrício (João Guilherme Ávilla/Bruno Montaleone) e por suas amigas, é realmente emocionante e e bem construída. Tudo fica ainda melhor por que em ambas as fases da vida, Camila é vivida por mulheres trans também.
Outra figura que ganhou muito com o roteiro original, foi Luísa (Amanda Azevedo/Mariana Rios), a irmã de Anita. A jovem se livra de uma vez por todas do título de “Princesinha de Imperatriz”, ficando confortável para viver sendo quem deseja. Tal atitude, faz com que as irmãs se aproximem e entreguem ótimas cenas em tela. Dessa forma, o desenvolvimento de Luísa se torna um dos pontos mais fortes da nova leva de episódios.
Referências e Nostalgia
Se tem uma coisa que toda a equipe sabe fazer muito bem em De Volta aos 15, é trabalhar as referências nostálgicas dos anos 2000. Ao longo da segunda temporada temos muito Charlie Brown Jr., Rebelde, NXZero. E o melhor de tudo é que o elenco jovem que era criança em 2006, conseguiu abraçar muito bem todos estes elementos e atuar como se realmente houvessem vivido a época. Assim, todos os que não viveram a adolescência em 2006, conseguem sentir muito bem como era a vibe do período.
Além disso, a série trouxe referências ainda mais clássicas. Uma homenagem que fica muito clara em um dos episódios, é ao filme De Volta para o Futuro 2, uma das mães de todas as histórias de viagem no tempo da cultura pop. Algo assim, sempre será muito positivo nas histórias do gênero.
Conclusão
De volta aos 15 continua interessante, divertida e bela de se assistir, apesar de não ter mais livros para servir como referência. A série é a prova de que produções nacionais podem tratar de temas carregados de fantasia e ficção sem perder a qualidade. Portanto, todos devem assistir a produção que já encontra-se na Netflix.
Título: De Volta aos 15 – 2ª Temporada
Direção: Maria de Médicis
Elenco: Maísa, Camila Queiroz, Klara Castanho, Yana Sardenberg, Antonio Carrara, Gabriel Stauffer, Caio Cabral, Breno Ferreira, Nila, Alice Marcone, Amanda Azevedo, Mariana Rios, João Guilherme Ávilla, Bruno Montaleone, Felipe Camargo, Luciana Braga, Pedro Ottoni, Gabriel Wiedmann e Fabrício Licursi.
Onde assistir: Netflix
Nota: 4,5/5.
Por fim, não esqueça de nos seguir no Twitter e no Instagram para continuar acompanhando nossos posts e notícias!
Encontrou algum erro na matéria? Avise-nos clicando aqui.