Crítica | “Clouds” é profundamente emocionante

Clouds

Vocês devem saber que grande parte dos lançamentos planejados para 2020, não chegaram nos cinemas, e isso por um motivo: a pandemia. Assim, grandes produções que tinham seu cronograma definido, ou foram adiadas ou tiveram seus direitos vendidos para alguma plataforma de streaming. E esse é o caso de “Clouds” (2020).

O filme, produzido pela Warner Bros., teve seus direitos comprados pela Disney+ em maio do ano passado. Mas, com a chegada do streaming no Brasil apenas em novembro, o longa teve de ter seu cronograma de lançamento refeito mais uma vez, sendo lançado apenas ontem, 29, no catálogo da plataforma.

Trailer “Clouds”

Roteiro e Enredo

“Clouds” é uma produção baseada na história real de Zach Sobiech, um garoto americano de 17 anos que, após ter vencido o primeiro tumor, foi diagnosticado com osteossarcoma, um tipo de câncer terminal. Zach, no entanto, tem seu sonho realizado nos últimos meses de vida: ser um cantor de sucesso.

Se você viveu o ano de 2012, você provavelmente lembra que – além do fim do mundo programado – foi um ano de grandes lançamentos musicais. E Sobiech está entre eles. Junto de sua amiga Sammy, o garoto fez sucesso na internet com uma canção que os dois compuseram: “Fix Me Up” – que você pode conferir na íntegra clicando aqui -.

Com mais de 50 mil visualizações e com a ajuda do mentor de Zach – Sr. Weaver -, os dois são contratados como compositores por uma gravadora de Nova York e decidem seguir seus sonhos, dando início a uma jornada de amor, paz e amizade, em que acabam descobrindo juntos o poder da música sobre suas vidas.

Apesar de, na primeira impressão, trazer um ar de drama adolescente, o longa não perde o foco do problema central e sabe como trabalhar todas as vertentes e soluções para cada sentimento envolvido.

Mesmo que tenha sido baseado no livro escrito pela mãe do garoto, “Clouds” não se perde no roteiro e parece não tirar informações importantes, como acontece com diversas adaptações. O enredo transcorre de forma leve e instigante que não cansa o espectador, mesmo tendo duas horas e meia de conteúdo.

Caracterização e Cenário

Por contar a história de um adolescente, o elenco principal é formado por Fin Argus, que interpreta Zach Sobiech; Sabrina Carpenter, interpretando a fiel escudeira do rapaz: Sammy Brown; Madison Iseman como Amy; além de Neve Campbell e Tom Everett Scott, como Laura e Rob, os pais de Zach.

Contudo, a produção se encarregou de caracterizá-los da forma mais fiel possível, trazendo elementos do quarto do garoto e algumas de suas peças de roupas para o filme. Isso ajudou a deixar o longa mais realístico, o que contribuiu para que o espectador se sentisse parte da vida de Zach.

A caracterização dos personagens também não foi ruim. Ao final do filme isso fica ainda mais evidente, visto que são mostradas fotos e vídeos de Zach que serviram de inspiração para o longa. Algumas vezes, fica difícil distinguir qual é real e qual foi produzida para o filme.

Além disso, para trazer ainda mais os sentimentos dos amigos e familiares de Sobiech, os atores tiveram contato com os mesmos durante toda a filmagem. A relação, no entanto, ainda se estendeu para além do filme. Um exemplo disso é a participação dos atores em um dos eventos anuais e beneficentes que a família faz para arrecadar fundos para a instituição de Sobiech.

De modo geral, não tem como dizer que os atores não se entregaram para os papéis. Fin, por exemplo, se sentiu tão parte daquilo que conseguiu se conectar com Zach através da música. O ator estava decidido a compor uma canção romântica, mas, após tanto pensar, não achava um jeito de terminá-la. Foi então que, em uma das vezes em que leu o diário de Sobiech, Fin encontrou algumas estrofes não terminadas que fariam parte de uma música para Amy e decidiu finalizá-las, dando vida a canção “My Little Dancer”, a qual é tocada no filme.

Sendo assim…

“Clouds” é aquele tipo de filme que te inspira e te incentiva a correr atrás dos seus sonhos, mesmo trazendo uma história triste e real. O público consegue se envolver com o longa a medida que as coisas vão acontecendo, e ainda propõe uma identificação com aqueles que já passaram pelo mesmo tipo de dor.

Zach conquistou o público com sua música e seu carisma lá em 2012 e, agora, depois de quase 9 anos, ele continua conquistando e é possível sentir isso através da atuação brilhante de Angus e da trilha sonora certeira e emocionante que o filme traz.

Em suma, o filme foi produzido de maneira exemplar, trazendo a emoção da história para o espectador e conectando-o com os personagens. E isso é o resultado do trabalho árduo de Justin Baldoni – diretor do filme -. Mas, não é a primeira vez que Justin proporciona isso ao público. Baldoni também conseguiu esse mesmo efeito com “A Cinco passos de você” (Five feet apart, 2019), e não mediu esforços para repetir o feito.

Título: Clouds
Direção: Justin Baldoni
Elenco: Fin Argus, Sabrina Carpenter, Madison Iseman, Neve Campbell, Tom Everett Scott, Lil Rel Howery.

Nota: 5/5

Raphaela Lima
Completamente apaixonada por música e pelo Spider-Man, usa seu conhecimento sobre a comunicação e a cultura pop e seu vício em filmes e memes para complementar a equipe das nerds da cadeira.