Crítica: “A Cinco Passos de Você” (2019)



Justin Baldoni (Jane, The Virgin) fez sua estreia no cinema como diretor e produtor com o longa ‘A Cinco Passos de Você’, que estreia hoje nos cinemas brasileiros. Escrito por Mikki Daughtry e Tobias Iaconis, que venderam o script para a CBS Films em 2017, a obra foi transformada em livro, com a ajuda da autora estreante Rachael Lippincott, que foi lançado oficialmente em novembro de 2018. No Brasil, o livro foi publicado em janeiro de 2019 pela editora Globo Alt.

A história gira em torno de Stella Grant e Will Newman, dois jovens que sofrem de uma doença chamada fibrose cística e se apaixonam, mas não podem se tocar. Pessoas com FC precisam ficar a 2 metros de distância uma da outra (6 passos), pois a contaminação cruzada pode resultar na morte de ambos. Stella volta ao hospital depois de sofrer de uma leve dor de garganta e febre alta, quando conhece Will, um jovem que sofre da mesma doença que ela mas que, diferente da mesma, parece não ligar para o fato de que a morte se aproxima cada vez mais, e não segue a risca o tratamento que precisa para prolongar seus dias. Devido ao seu problema com controle, Stella e Will fazem um acordo: ele aceita seguir o tratamento e, em troca, poderá desenhá-la. Ao notar que Will não estava seguindo sua parte do acordo, a jovem decide que eles irão fazer o tratamento juntos, então começam a se comunicar e a conversar todos os dias através de chamadas de vídeo e isso faz com que eles se aproximem cada vez mais.

O filme poderia facilmente ser chamado de um “A Culpa é das Estrelas 2”, mas não é o caso. Diferente do filme baseado na obra de John Green, ‘A Cinco Passos de Você’ traz uma dramaticidade muito maior, e um eterno aperto no peito pois, a qualquer momento, um deles pode vir a falecer. A tensão é ainda maior pois estão apaixonados, mas não podem se tocar. E isso se mostra uma regra cada vez mais difícil de seguir conforme o relacionamento deles vai avançando.

O pano de fundo do filme é o Hospital St. Grace, onde ambos estão internados. Lá, além do casal, temos Poe, outro internado e melhor amigo de Stella, as enfermeiras Jullie e Barb, e a médica responsável Dra. Hamid. Não há uma grande exploração em nenhum personagem secundário mas cada um mostra sua importância dentro da câmera.

O filme é carregado de tensão, e a cada cena que passa o coração tem a sensação de ficar mais pesado. Os atores entregam uma atuação excelente, talvez devido a todo o treinamento que tiveram antes das gravações com uma pessoa real que sofreu de FC (Claire Wineland). Richardson e Sprouse ficaram incríveis em seus papéis e conseguiram transmitir todo o drama, a dor e a emoção que seus papéis pediam.

A trilha sonora foi de extrema importância para trazer o tom de drama certo para a trama. Com músicas melancólicas e adicionadas ao tempo certo do longa, as cenas ficaram dramáticas e intensas na dose certa, sem abusar.

Fazendo a junção de todos os fatores: roteiro, atuação, direção, trilha sonora, temos aqui uma obra completa e muito bem produzida, que enche os olhos do espectador e é impossível não ir às lágrimas com essa história de amor.


Título: A Cinco Passos de Você (Five Feet Apart, 2019)

Direção: Justin Baldoni

Roteiro: Mikki Daughtry e Tobias Iaconis

Elenco: Haley Lu Richardson, Cole Sprouse, Moises Arias, Kimberly Hébert Gregory, Parminder Nagra, Emily Baldoni

País/Ano: EUA/2019


Data de lançamento: 21 de Março de 2019

NOTA: 10/10

admin