Crítica | Ataque dos Zumbis é uma sessão da tarde divertida e sangrenta

Ataque dos Zumbis

Tem dias que simplesmente não queremos ver filmes perfeitos ou até mesmo complexos, apenas aproveitar o dia em casa. E, durante a pandemia do covid-19, as produções das plataformas digitais tiveram um aumento, já que os cinemas permanecem fechados. E se, você está em casa, procurando um filme divertido, querendo apenas aproveitar seu dia no sofá, Ataque dos Zumbis é pra você. Não que o filme realmente seja sobre Zumbis. Mas, se você gosta de Zachary Levi e adoraria ver ele bravo, ou até um pouco lunático – de forma engraçada. Assim, você já sabe para aonde correr.

Não se engane pelo título
Crítica | Ataque dos Zumbis é uma sessão da tarde divertida e sangrenta
Crítica | Ataque dos Zumbis é uma sessão da tarde divertida e sangrenta

Sabemos que traduções são coisas complicadas, mas se engane com essa. Ataque de Zumbis originalmente se chama Office Uprising (Revolta no Escritório, tradução livre) que faz muito mais sentido. Veja bem, a trama traz a vida de Desmond (Brenton Thwaites) um funcionário de uma empresa responsável por criar armamento. Mas, o mesmo não consegue levar seu trabalho muito a série. Entenda, uma empresa de armamento civil, um prédio repleto de homens se achando incríveis (alô time de vendas) ou seja, é difícil levar a sério. Mas, após a criação de um energético, o mesmo é distribuído pela empresa para seus funcionários provarem. Porém, os mesmos acabam tendo uma reação violenta ao mesmo.

Então, não é que todos viraram Zumbis, após ingerirem a bebida todos acabam tendo reações completamente violentas, e acabam literalmente se matando. Por mais que estejam fora de seu estado, não estamos falando de filme de Zumbis. Não é algo IZombie (2015 – 2017), que o vírus dá início após um tipo de droga que também foi colocado em uma bebida, e que também pode ser contaminada. Mas, contaminação por mordida ou arranhão não é o caso aqui. Dessa forma, te avisamos, não se prenda tanto ao título.

Atuações
Crítica | Ataque dos Zumbis é uma sessão da tarde divertida e sangrenta
Crítica | Ataque dos Zumbis é uma sessão da tarde divertida e sangrenta

Você provavelmente conhece Zachary Levi por Shazam! (2019) ou até mesmo Chuck (2007 – 2012), então está acostumado a ver o ator em produções de comédias. Mas é certo que ainda não foi visto Zachary Levi como nessa produção. Levi dá vida ao chefe de Desmond, um homem exigente e que com o energético se torna absurdamente violento, muito parecido ao vilões de filmes de heróis – mesmo em uma comédia ele se deu muito melhor que vários vilões por aí. Isso porque o ator tem carisma, ele consegue cativar e prender sua atenção, mesmo para algo simples, que não precise de nada mais do que boas risadas e violência.

Outro destaque desse filme vai para Brenton Thwaites, apesar do ator não conseguir cativar como Levi, lá no fundo sabemos que vilões acabam chamando mais atenção. Dessa forma, Loki acabou ganhando tanto espaço e como muitos outros. Mas, mesmo como o mocinho dessa história, Thwaites consegue trazer uma mistura de nerd galã atrapalhado para essa trama.

Mas a trama ainda conta com grandes nomes da comédia como Karan Soni, o Dopinder em Deadpool e Kurt Fuller de Ghostbusters. Ambos apresentam papeis menores nessa trama, mas isso não deixa de ambos conseguirem conquistar seu espaço nessa trama. A presença de ambos no filme fortalece por si só que eles estão ali para te lembrar que o filme é uma comédia, sente, pegue uma coca e aproveite.

A trama
Crítica | Ataque dos Zumbis é uma sessão da tarde divertida e sangrenta
Crítica | Ataque dos Zumbis é uma sessão da tarde divertida e sangrenta

Sabemos que em filmes de Zumbis são em grande parte manuais de como sobreviver a um possível apocalipse, e é claro que Ataque dos Zumbis faz questão de seguir nessa linha. O filme ainda traz aquele famosa cena aonde o protagonista apresenta dicas de como sobreviver, mas nesse caso ao escritório caótico que ele trabalha. Então, é claro que o mesmo ainda faz questão de incluir as situações de sobrevivência no desenvolver do filme.

Mesmo que o filme traga grande nomes da TV e do cinema, é um filme de produção pequena, nada de grande grandioso acontece. Então, Ataque dos Zumbis é um filme sessão da tarde, perfeito para curtir e simplesmente não levá-lo a sério. A comédia e a violência se misturam de uma forma balanceada, apesar do CGI não se garantir muito bem os efeitos práticos e as coreografias tomam lugar nessa trama sangrenta.

E claro que não tem como deixar de fora a direção de Lin Oeding, conhecido por Cobra Kai. Rapidamente as artimanhas do diretor podem ser encontradas na trama, principalmente em suas coreografias. O quão mais louco essa trama vai ficando, mais interessante ela ficará para o público.

Crítica | Ataque dos Zumbis é uma sessão da tarde divertida e sangrenta
Crítica: Ataque dos Zumbis

Título Original: Office Uprising
Direção: Lin Oeding
Roteiro: Ian Shorr, Peter Gamble
Elenco: Zachary Levi, Brenton Thwaites, Jane Levy, Karan Soni, Gregg Henry, Kurt Fuller, Ian Harding, Barry Shabaka Henley, Alan Ritchson e Sam Daly

Nota: 3/5

Veja também: Crítica | Liga da Justiça de Zack Snyder é melhor, mas não pelo motivo que você pensa

Marta Fresneda
Líder do site de entretenimento O Quarto Nerd. Apaixonada por cultura pop, com objetivo de influenciar e incentivar mulheres na área de comunicação voltado ao mundo nerd.