Quem nunca buscou seu lugar no mundo? Quem nunca usou uma trilha sonora para se expressar nos anos mais confusos de suas vidas? Quem nunca teve sua vida mudada por músicas ou por um artista?
Essa é a premissa de ‘A Música da Minha Vida‘ (‘Blinded By The Light‘, no original) e também a retratação de uma história real. Habituada em Luton – Inglaterra, o longa conta a história de Javed (Viveik Kalra), um jovem paquistanês que tenta encontrar o equilibrio em sua vida, entre as obrigações com sua família rigorosa em suas tradições culturais e seus próprios sonhos.
Em meio as complicações familiares e vida social na escolar, Javed descobre Bruce Springsteen através de uma fita cassete emprestada por seu amigo Roops (Aaron Phagura), é então onde o lendário cantor começa a mudar toda a vida de Javed.
Dirigido por Guriner Chadha, diretora famosa por filmes teens, se destaca com ‘A Música da Minha Vida‘, em um filme – não apenas por ser baseado em uma história real -, porém por apresentar de uma maneira onde todas as pessoas, independente de suas culturas, possam se conectar e se identificar com a história; Pois além de uma trilha sonora bem escolhida e aplicada, o filme é uma história sobre um jovem buscando encontrar seu lugar no mundo.
A trilha de Springsteen não apenas serve como guia para a jornada de Javed mas também se incorpora naturalmente ao longa, se tornando um dos personagens principais.
Apesar de momentos previsiveis do roteiro, um dos grandes trunfos do filme é o elenco – que apesar de carregar pouquísismos nomes conhecidos – entregam personagens bem construídos e essenciais para a trama.
Independentemente de Bruce Springsteen ter sido ou ser presente na vida do público, ‘A Música da Minha Vida‘ é um longa que deve ser apreciado – com carinho, risos e relfexão – por todos, quaisquer que seja sua idade ou local de origem.
Nota: 9/10