Crítica | A comédia romântica brasileira L.O.C.A se destaca em trazer pautas feministas

L.O.C.A – Liga das Obsessivas Compulsivas por Amor, foi uma ideia que Claudia Jouvin e Carolina Jabor tiveram para trazer histórias de vinganças femininas com relacionamentos fracassados. Entretanto o roteiro consegue desenvolver diversos tipo de abusos que mulheres sofrem diariamente, apesar de não saber trabalhar a relação das personagens.

A sinopse promete uma amizade entre as protagonistas, que são totalmente diferentes. O filme tenta propor isso, mas o único cenário aparente entre as três, é de sororidade. O momento de união não é construído e parece forçado, principalmente entre Manuela (Mariana Ximenes) e Rebeca (Roberta Rodrigues).

Todavia, a história tem seus pontos altos na temática e na arte visual. Apesar de ter os relacionamentos fracassados como trema central, traz diversos outros tipos de abusos machistas. Desde financeiro e psicológico, até o mansplaining sofrido pela personagem de Ximenes em seu local de trabalho.

Confira também:

A personagem Elena (Debora Lamm) é a estrela na parte cómica. Exagerada e sutil ao mesmo tempo, sua participação no filme é essencial e merecia mais destaque. Aliás, a trama passa em ritimo muito rápido, faltando dar detalhes e tempo e tela para alguns e acompanhando exageradamente o cotidiano de Manuela.

Jouvin conseguiu fazer algo bom, que foi trabalhar cuidadosamente para não tratar a temática de maneira genérica. Quando o expectador sente que talvez caminha para algo como ódio a todos os homens aparece uma ponta mais leve. Essa leveza no longa, fica com o casal interpretado por Valentina Bandeira e Victor Lamoglia. Os dois interpretam um casal, inspirados na irmã e cunhado da roteirista, que trazem um relacionamento real e saudável.

Contudo, se ainda não achou motivos para assistir, deve ser informado que o filme ainda traz uma produção visual bonita e confortável de ser assistida, a paleta de cores é miraculosamente combinada. Nesse ponto, a produtora Carolina Jabor fez um ótimo trabalho. L.O.C.A está disponível na plataforma de streaming da Telecine. Assista o trailer aqui.

Crítica

Título: L.O.C.A – Liga das Obsessivas Compulsivas por Amor

Direção: Claudia Jouvin

País: Brasil

Elenco: Mariana Ximenes, Debora Lamm, Roberta Rodrigues, Fábio Assunção, Érico Brás, Luis Miranda, Valentina Bandeira, Victor Lamoglia e Rafael Zulu.

Nota: 3/5

Bruna Rocha