Crítica | 500 Mil Quilômetros provoca reflexão através da sutileza

Produção indiana está no catálogo da Netflix.

500 Mil Quilômetros é o mais novo filme no catálogo da Netflix. A produção indiana faz parte dos dramas intimistas da vida na Índia.

A história fala sobre Ghalib (Suvinder Vicky), um caminhoneiro que tem em torno de 50 anos e que passa por um momento complicado, já que a sua esposa faleceu recentemente. Ao mesmo tempo, Ghalib acaba de alcançar a marca de 500 quilômetros rodados com o seu caminhão, um recorde para a empresa que trabalha.

Apesar da conquista, outras complicações e preocupações surgem, principalmente com a questão da idade. O personagem sente dores nas costas, não tem a mesma tranquilidade que tinha quando mais novo. Além disso, o jovem Pash (Lakshvir Saran) entra para a mesma empresa, o que gera o medo da substituição por alguém mas novo.

O filme de Ivan Ayr não traz a romantização da velhice. Muito pelo contrário, o longa apresenta de forma até mesmo indelicada a questão do mercado de trabalho. Os diálogos são emocionantes e todas as ações que acontecem prezam pelos detalhes sutis, como olhares, gestos e a forma que enxerga a rotina.

Elenco

Sem dúvidas a escolha dos atores foi extremamente boa. Suvinder Vicky deu um show na atuação com toda a linguagem corporal sutil e profundidade da entrega nas cenas. O ator assumiu com maestria o protagonista Ghalib, um homem que deve enfrentar diversas dificuldades e emoções.

Já Lakshivir Saran interpreta Pash, que foi fundamental para provocar as reflexões de Ghalib, o que sustenta todo o enredo. O jovem tem uma maneira completamente diferente de enxergar o mundo.

Além desses dois incríveis atores de gerações diferentes, a produção também conta com grandes nomes da Índia, como Mohinder Gjral, Daljeet Singh e Akhilesh Kumar.

Conclusão

500 Mil Quilômetros é marcado pelo mercado de trabalho, medo do esquecimento e velhice. Toda a mensagem e reflexão que o filme traz é através da sutileza e cenas lentas que criam um certo clima dramático. É uma história que conta sobre um personagem difícil de ser compreendido pelos que o rodeiam. São poucas falas, mas com grandes expressões sobre seus sentimentos e dores.

Título:  500 Mil Quilômetros
Diretor: Ivan Ayr
Elenco: Suvinder Vicky, Lakshvir Saran, Mohinder Gjral, Daljeet Singh e Akhilesh Kumar.
Nota5/5

Veja: Crítica | Vozes e Vultos é uma verdadeira perda de tempo

Ludimila Villalba