Além de mostrar as consequências e trazer redenções, a 3ª temporada trouxe o acerto de contas entre os personagens.
Com o final angustiante da 2ª temporada de Cobra Kai, os fãs estavam ansiosos para a chegada da 3ª temporada e a nova temporada mostra as consequências dos atos tomados na segunda temporada por todos os personagens.
O Núcleo jovem de Cobra Kai:
A nova temporada já se inicia mostrando a expulsão de Robby (Tanner Buchanan) e de Tory (Peyton Roi List), além dos traumas causados na Samantha (Mary Mouser) e no Miguel (Xolo Maridueña), isso tudo por causa da briga no último episódio da temporada anterior.
Talvez a maior repercussão ocorreu para Robby que como foi mostrado nos trailers divulgados pela Netflix, foi preso e também não é bem recebido pelos outros detentos. No entanto outros personagens sofrem mudanças durante a série, como é o caso de Demetri (Gianni DeCenzo) que se torna mais seguro de si e deixa de ser o rapaz tímido e fujão que ele era nas temporadas passadas.
Durante a 3ª temporada o núcleo jovem talvez tenha sido o que mais sofreu mudanças, sejam elas físicas como é o caso de Miguel que inicia a temporada em uma cadeira de rodas, ou sejam elas mentais que é o caso de Samantha que é mostrada sofrendo de um estresse pós-traumático. No entanto o personagem que tinha a chance de brilhar durante a temporada, mas que acabou tendo seu auge somente nos últimos episódios foi Hawk (Jacob Bertrand).
Vindo da segunda temporada quase seguindo o caminho que Johnny Lawrence tomou quando era jovem, Hawk ou Eli Mokowtiz passa boa parte da terceira temporada agindo apenas como um vilão, se tornando até mesmo um personagem odiável. No entanto durante os últimos episódios é possível notar uma mudança em suas atitudes e também na personalidade.
Os outros personagens do lado dos “vilões” como é o caso de Tory e Kyler (Joe Seo) tem um desenvolvimento pequeno, e parecem estar na série apenas como opositores aos principais da série que estão sempre no lugar errado e na hora errada.
O Núcleo mais velho de Cobra Kai:
Enquanto o núcleo jovem está lutando entre si e tendo seus dramas, Johnny Lawrence (Willian Zabka) e Daniel Larusso (Ralph Macchio) tem que fazerem o que talvez deve ser a maior tarefa para os dois, trabalharem juntos para impedir que John Kreese (Martin Kove) domine a mente da juventude e tornes todos em soldados sem compaixão.
Na 3ª temporada o principal foco da temporada continua sendo a relação entre os Dojos, no entanto dessa vez a rivalidade tomou proporções maiores e literalmente se tornou uma guerra total.
E por falar em guerra, o passado de John Kreese é mostrado durante a temporada, apesar de que numa primeira vista a descoberto do passado aparenta ser feito para tentar humanizar o grande vilão de Cobra Kai. O passado de John Kreese serviu para mostrar como ele se tornou o ser humano que ele é, e esse passado é muito comparado com os eventos presentes durante o novo ano da série.
No lado dos mocinhos é mostrado como Johnny Lawrence tem procurado se acertar na sua vida, tentando se reconciliar com Robby, ajudando Miguel a voltar a andar, lutando contra o Cobra Kai e também tentando se acertar no amor. Essa temporada para Lawrence provavelmente foi a temporada que ele teve menos mudanças do primeiro até o último episódio da temporada, no entanto isso acontece por causa de sua evolução nas duas temporadas anteriores.
Já Daniel inicia a temporada tendo que suportar o ódio que o Miyagi-Do está sofrendo depois das ações de seus alunos, assim como um problema em sua loja. No entanto no Japão que o personagem tem sua grande “iluminação”. Quando Daniel faz sua viagem ao Japão, onde rever personagens como Chozen (Yuji Okumoto) e Kumiko (Tamlyn Tomita), o personagem conhece o passado do Miyagi-Do e tem também uma das cenas mais emocionantes da série inteira.
Retorno dos personagens dos filmes na série:
Desde de sua 1ª temporada Cobra Kai se tornou uma grande homenagem para a saga Karatê Kid. E em sua 3ª temporada não poderia ser diferente. Nessa nova temporada as homenagens e referências aos antigos filmes vem com peso e isso, claro, inclui a aparição de alguns dos personagens do segundo filme.
Além dos personagens como Chozen e Kumiko, Cobra Kai finalmente traz Ali Mills (Elisaeth Shue) que nas temporadas anteriores era citada, mas só fez sua aparição no 3 º ano da série. As participações de cada um desses personagens são pensadas para que a trama se desenrole e diferente de outras séries ou filmes as participações não são apenas fan-services sem sentido.
Considerações finais:
Cobra Kai chegou sendo uma grande surpresa para os velhos fãs de Karate Kid, a série chegou com grandes doses de nostalgia, assim como novos personagens carismáticos. O ponto mais positivo dessa nova temporada talvez seja o fato de começar a deixar um pouco de mão os filmes, que apesar de estarem presentes aparecem bem menos que nas outras temporadas, e agora vemos a série caminhar com suas próprias pernas para um embate final entre os Dojos e talvez para o final da série (?).
Porém nem tudo são flores, desde do início, Cobra Kai nunca teve as melhores coreografias de lutas, apesar de que nessa nova temporada é possível notar uma melhora ainda existem essa necessidade de uma melhoria (Netflix ajuda ai!). Além disso algumas pisadas na bola dentro do roteiro da série, um exemplo são como alguns acontecimentos parecem ocorrer rápido demais, como é o caso da recuperação do Miguel, que passa por uma cirurgia e milagrosamente volta a andar e até mesmo volta a treinar caratê.
Além disso a série também sofre ao querer mostrar um triangulo amoroso no núcleo jovem da série, esse drama todo com o romance leva a parecer que Cobra Kai é uma novela mexicana que passa no SBT durante a semana.
Num geral a terceira temporada de Cobra Kai mantém a série num padrão relativamente alto, se comparando com as duas temporadas anteriores, no entanto continua falhando nos pontos citados acima, mas esses erros são presentes dentro da própria saga Karate Kid.
Título; Cobra Kai
Temporadas: 3
Criação: Robert Mark Kamen
Produção: Katrin L. Goodson,
Bob Wilson, Will Smith.
Elenco: Ralph Macchio, William Zabka, Xolo Maridueña, Jacob Bertrand, Gianni DeCenzo, Tanner Buchanan, Martin Krove.
Nota: 4/5
Confira também:
Crítica | O Mundo Sombrio de Sabrina
Crítica | Chainsaw Man conta uma história sobre desejos em meio a uma chuva de sangue
Mas e você, achou que essa nova temporada de Cobra Kai foi boa ? Conte pra gente nos comentários.