É inegável que a série teen Pretty Little Liars (2010) marcou uma geração faminta pelos dramas adolescentes misturados com suspense e mistério. Assim, quando a série terminou em 2017, nenhuma outra série se propôs ou conquistou o mesmo público. No entanto, O Preço da Perfeição, nova série teen da Netflix, tem justamente essa ambição.
A série acompanha Neveah (Kylie Jefferson), uma bailarina que entra na Archer School of Ballet, academia altamente renomada, após uma vaga se abrir depois da estrela da escola, Cassie Shore (Anna Maiche), ter sido empurrada do telhado e estar em coma no hospital. Assim, durante cada cada episódio, Neveah descobre um pouco mais sobre os segredos da escola e de seus colegas de classe.
Em vez de criar sua própria narrativa, resolveu copiar a já existente
A princípio, e pelo trailer prometer isso, O Preço da Perfeição tinha tudo para preencher o buraco deixado por PLL – e, mais ousado, Gossip Girl (2007) – simplesmente porque preenchia todos os “requisitos”. As brigas entre adolescentes; muitos segredos e mentiras; alunos de classe alta e um grande questão pairando durante a temporada. Assim, se o criador da série, Michael MacLennan, propusesse sua própria maneira de construir a narrativa com os mesmos elementos de PLL, O Preço da Perfeição teria dado certo.
Em vez disso, a cópia se torna inegável, e incomoda mais ainda quando se compara com o produto original. Por mais que O Preço da Perfeição já seja uma adaptação do livro Tiny Pretty Things, de Sona Charaipotra e Dhonielle Clayton, a série resolve criar tramas paralelas à PLL. Por exemplo, Cassie é um paralelo a personagem Alison Dilaurentis. A mais popular que era má com absolutamente todo mundo – então quando Cassie cai do telhado, ninguém realmente se sente culpado, e o mesmo pode ser dito de Alison, que desapareceu em PLL e obteve a mesma reação.
Confira também:
- Crítica | The Wilds: a nova aposta (essencial) teen da Amazon
- Soul | Filme da Pixar tem novo teaser divulgado
Mas o verdadeiro problema está na má execução. Nunca é mostrado o que Cassie fazia que a tornava odiável. A audiência só entende porque fica subentendido entre as personagens, que hora ou outra têm a graça de citar que odeiam ela, sem qualquer argumento relevante. Por isso, ao decorrer dos episódios, é muito difícil construir a aversão a Cassie que praticamente todos os personagens tem, o que culmina no enfraquecimento da narrativa já que não sabemos nada da personagem.
Narrativa extremamente incoerente
No entanto, se o problema fosse somente este, a série ainda poderia almejar o posto de “novo drama/mistério teen”, mas a narrativa inteira é inconsistente. Em um certo momento Neveah odeia Bette Whitlaw (Casimere Jollette), somente para no momento seguinte, as duas se juntarem a June Park (Daniela Norman) para uma caminhada na rua com direito a gargalhadas e pulos de emoção. Ou até mesmo a relação de ódio que Caleb Wick (Damon J. Gillespie) tem por Nabil Limyadi (Michael Hsu Rosen) para nos últimos episódios estarem amigos – sem qualquer evolução narrativa.
O roteiro decide quando os personagens se dão bem e quando não. Isso depende da necessidade de determinada cena acontecer. Assim, incongruências narrativas acabam virando uma bola de neve, deixando a audiência incerta de quem são os personagens que realmente possuem algum laço.
O balé salvou a série
Porém, em tudo que O Preço da Perfeição falha narrativamente, ele entrega na dança. O balé, para os alunos na série, é tudo que eles possuem. Assim, para uma maior veracidade do que a audiência vê na tela, a produção da série se dedicou em achar atores bons em sua profissão ao mesmo tempo que fossem bailarinos.
Em meio a um gigante palheiro que é Hollywood, foi possível encontrar as agulhas (profissionais) necessárias para dar vida ao projeto. Todas as coreografias e partes do roteiro que se referem emocionalmente ao balé são verdadeiros espetáculos que tem o potencial de fazer os olhos se desviar dos problemas narrativos da série para apreciar apenas as atuações e danças.
Por mais que a série tenha seus graves problemas e, de forma alguma tenha alcançado o lugar almejado, O Preço da Perfeição é divertido por trazer um mundo tão pouco conhecido e torná-lo interessante para quem não conhece.
O Preço da Perfeição já está disponível na Netflix.
Título: O Preço da Perfeição
Temporadas: 1
Elenco: Kylie Jefferson, Casimere Jollette, Brennan Clost, Barton Cowperthwaite, Bayardo De Murguia, Damon J. Gillespie, Anna Maiche ,Daniela Norman, Michael Hsu Rosen ,Tory Trowbridge, Jess Salgueiro e Lauren Holly
Aliás, deixe nos comentários sua opinião! Não esqueça de nos seguir nas redes sociais.