Todos sabemos que nos anos 2000, a Marvel passou por uma era complicada. A famosa era dark da Marvel. A editora se viu em uma situação onde ela precisou vender os direitos sobre os seus personagens queridos. Incluindo os seus maiores sucessos, Homem Aranha e X-Men. Assim, a editora tentou abraçar o cinema, dando vida ao Hulk (2008) e em seguida, Homem de Ferro (2008).
Não demorou muito para que a Disney crescesse o olho para cima do estúdio, ou seja, as negociações logo começaram para a compra da Marvel. E pela mixaria (que queríamos na nossa conta, porém convenhamos que o estúdio vale muito mais do que isso) de quatro bilhões de dólares. A empresa não só adquiriu um acervo muito grande de personagens bastante amados, mas também de outros completamente desconhecidos. Que, claro, viriam a ser um sucesso futuramente.
Entre os diversos personagens que os estúdios Marvel têm em seus quadrinhos, a Disney resolveu fazer uma animação do Big Hero 6. Ou como conhecido em português, Operação Big Hero. Por mais que tal fato seja desconhecido por grande parte dos fãs, o filme ainda contou com uma participação especial do eterno Stan Lee. Este que deu voz a ele mesmo como pai de Freddie. Como de costume, antes de seu falecimento, a Marvel colocava participações especiais do quadrinista em seus filmes. Dessa forma, mostrando uma semelhança entre os dois universos.
Recentemente, um rumor afirmou que os personagens da animação da Operação Big Hero estariam sendo preparados para entrar no universo cinematográfico da Marvel, ou MCU, como é mais conhecido pelos fãs. Não demorou muito para que internet fosse a loucura e também atrás de informações para verificar essa história. E para a surpresa de muitos, foi descoberta a ligação dos dois universos. Com isso, vamos falar sobre a possibilidade destes personagens entrarem no universo da Marvel, e alguns detalhes sobre os quadrinhos que talvez sejam pouco comentados.
O multiverso da Marvel
Não é segredo para ninguém que os estúdios da Marvel estão prontos para trazer seu multiverso para as telonas (ou telinhas). Com a sequência de Dr. Estranho 2, titulado No Multiverso da Loucura, o MCU dará continuidade aos eventos de WandaVision. Porém, ainda é uma incógnita como o estúdio desenvolverá tal multiverso. Abrindo assim a possibilidade para a entrada de muitos personagens no seu universo, incluindo a participação dos personagens de Operação Big Hero.
Os acontecimentos da primeira série da Marvel Studios tem deixado a cabeça dos fãs bastante confusos. A série acaba entregando mais perguntas do que respostas, por isso da grande confusão. E como já mencionado antes, a série será uma sequência direta do segundo filme do Dr. Estranho. O que nos leva acreditar que a linha entre o espaço tempo poderá ser rompida. Dando vida então ao multiverso. Sabemos que a linha temporal já foi explorada no multiverso, mas muito mal explicada no final do Vingadores: Ultimato (2019), com a aparição do Capitão América mais velho. Sem contar a (possível terceira série) do estúdio, que vai mostrar a vida de Loki com uma outra linha temporal.
Uma coisa que sabemos do MCU é que o estúdio não deixa pontas soltas. Se não aparecer um corpo, não está morto. Da mesma forma que foi feita com o Caveira Vermelha no primeiro filme do Capitão América em 2011 (Capitão América: O Primeiro Vingador), com a volta do personagem sete anos depois em Vingadores: Guerra Infinita (2018). E dessa vez, como guardião da jóia da alma. Assim, é difícil acreditar que a Marvel crie uma série para o anti-herói, Loki, que não vá influenciar nos acontecimentos da nossa linha temporal. Mais uma vez fortalecendo a ideia de que tudo no final será amarrado em uma loucura neste multiverso. Dessa forma, podendo introduzir qualquer personagem que ainda não tenha aparecido no universo da Marvel, ou aparecido em outro universo. Como o do nosso querido Deadpool que já está confirmado no MCU.
Mas, calma lá! Isso não significa que os X-Men estão vindo por aí. A Marvel tem literalmente muita coisa para fazer, e certamente esta não é a hora. Mas se você estiver se perguntando como os personagens de Operação Big Hero vão se integrar a este universo, a Marvel já entregou essa resposta lá em 2015. Isso quando comprovou a existência de um dos seus personagens em seu universo. Ninguém mais, ninguém menos do que Tadashi, o irmão mais velho de Hiro Hamada. Em uma das cenas de Os Vingadores: Era de Ultron (2015), Tony Stark mostra alguns drives com a suas inteligências artificiais, onde está intitulada Friday, dando introdução à personagem.
Mas, para os olhos mais atenciosos que prestaram atenção no canto da tela, puderam ver que em um dos drives, o nome do Tadashi está escrito nele. Assim como Tony Stark, Tadashi Hamada é um gênio da tecnologia. E se não tivesse a sua vida interrompida, poderia ter ido muito longe. Vale lembrar que o filme teve seu lançamento um ano após a animação, que (novamente) contou com a aparição de Stan Lee. E como sabemos, Kevin Feige, presidente da MCU, costuma trabalhar com antecedência nos acontecimentos de seu universo.
Anteriormente, o presidente revelou que o estúdio acaba trabalhando cinco ou seis anos à frente do que já havia sido divulgado. Ou seja, se temos produções até meados de 2023 e 2024, o MCU pode estar terminando de planejar a próxima década nos cinemas – e agora na televisão também. Com isso, não é difícil de acreditar que o estúdio queira, cada vez mais, expandir o seu universo com personagens novos. E outros já conhecidos e amados pelo público. Mas se você está achando a ideia impossível, saiba que dois personagens dos quadrinhos já apareceram nos filmes da FOX, que não puderam ser utilizados na animação da Disney já que os direitos estavam sobre os estúdios da FOX. Mas agora, retornaram para a Marvel.
A Origem
Em 1998, a Marvel lançava o quadrinho de Big Hero 6 (mesmo título do filme em inglês). Uma verdadeira homenagem às produções japonesas, como mangás. Uma produção bastante diferente das coisas que os estúdios haviam introduzido anteriormente. Por ser uma produção previamente nova da Marvel, sendo da era sombria da editora, o grupo passou por muito tempo como desconhecido pelo público. O que facilitaria para a Disney usar a sua cara em uma produção, podendo fazer grandes alterações em sua história.
Entre elas, está a mudança de caráter do personagem de Baymax. Diferente de como vimos no cinema, o personagem não detinha uma aparência e atitudes tão carinhosas como vemos na animação. O robô servia como uma espécie de defensor para o menino Hiro. E até tinha uma abordagem muito mais agressiva. Diferente da aparência fofa e prestativa que o personagem adquiriu nas animações, o mesmo era visto com armaduras e armas. Outra mudança bem feita é no Freddie, personagem do filho de Stan Lee. Que utilizava um campo de força de um cargill japonês como sua arma. Ou seja, a abordagem usada nos quadrinhos é um pouco mais agressiva do que a Marvel está acostumada e muito menos do que a Disney usaria.
Entretanto, os outros personagens não sofreram mudanças tão dramáticas como Baymax e Freddie. Além disso, outros dois personagens já tinham sido introduzidos no universo da FOX. São eles o Samurai de Prata e a Víbora, que apareceram no filme Origem do X-Men: Wolverine (2009), tendo uma probabilidade maior de serem inseridos no universo.
Mas será que a Disney abriria mão dos personagens de Big Hero para a Marvel usar em seu universo?
Antes de seu falecimento, o quadrinista e produtor Stan Lee já havia confirmado que o estúdio estava trabalhando em uma sequência para a animação. No ano passado, dias depois da CCXP, a Disney resolveu fazer vários anúncios durante o Disney Investor. Falando assim de produções da Marvel, da Lucasfilm e dos estúdios Disney. Entre eles está a produção de uma série animada sobre o Baymax. Levando em consideração que o produtor Stan Lee tenha falecido há alguns anos, a empresa pode ter desistido de uma sequência para Big Hero e focado apenas na produção da série sobre o robô mais fofo do mundo. E como estamos falando da Disney, é possível que o estúdio invente um baby Baymax. Já que o grande forte da empresa é fazer personagens com a intenção de vender bonecos. Dessa forma entra a maior dúvida de todas, será que a Disney abriria mão disso?
Mas, isso não significa que a empresa possa fazer tais mudanças em uma live-action do universo da Marvel. Utilizando o multiverso para fazer essa junção entre o universo da Disney e da Marvel.
Bom, vale lembrar que o filme não passa de uma especulação. E como a Marvel gosta de trabalhar com as coisas em segredo, o que nos resta é esperar para ver o que o Kevin Feige tem planejado para esses universos compartilhados nos próximos anos.
Confira também: WandaVision se torna a série mais popular de TV do momento.
Mas e você, o que acha sobre tudo isso? Nos conte tudo nos comentários!