Ryan Murphy é um daqueles produtores que adora escalar os mesmos atores para vários de seus projetos. Darren Criss é um deles! De Glee para American Crime Story, o ator conseguiu ganhar o coração não só de Murphy, mas também, das maiores premiações da TV, como o Emmy e Globo de Ouro, já possuindo algumas estatuetas em sua coleção.
Em 2009, fazia parte de uma companhia de teatro da Universidade de Michigan, o Team StarKid. E ali, ficou conhecido com a paródia musical de Harry Potter, chamado A Very Potter Musical, que na época, viralizou no Youtube.
Pouco tempo depois, Criss entrou para o elenco de Glee, uma das séries de grande sucesso do começo da década de 2010. No musical, interpretou Blaine, que começou com um pequeno papel na segunda temporada, mas aos poucos, atingiu o protagonismo. O personagem virou um dos mais queridos entre os fãs, e permaneceu na série até o último episódio. Confira a seguir a performance de sua primeira aparição em Glee, onde cantou um cover de Teenage Dream, de Katy Perry:
Após o término da série, o ator teve pequenas participações na temporada Hotel, de American Horror Story, e também, nos episódios musicais de Supergirl e The Flash, como o Music Meister.
Além de Glee
E em 2018, mais uma vez, fez uma parceria com Ryan Murphy. Agora, em American Crime Story: O Assassinato de Gianni Versace, Darren interpreta o assassino Andrew Cunanan, o responsável pela morte do estilista. Com a minissérie, ele levou as estatuetas de Melhor Ator em Minissérie ou Telefilme no Emmy, Globo de Ouro, Screen Actors Guild e Satellite Awards.
A série foi bem elogiada pela crítica, e a família Versace declarou que não tiveram nenhum envolvimento com a série, ou mesmo autorizaram, dizendo que era apenas “uma obra de ficção”. Todavia, Penélope Cruz, que interpretou aqui Donatella, pediu permissão para a designer para fazê-la.
No mesmo ano, Darren Criss voltou para o mundo da música. Fez uma turnê em conjunto com sua antiga colega de trabalho, Lea Michele, intérprete da personagem Rachel Berry, de Glee. Se chamou LM/DC Tour – significando as iniciais dos artistas – e ocorreu apenas nos Estados Unidos.
Em outubro de 2019, Criss começou a gravar uma nova parceria com Murphy. A minissérie Hollywood, original Netflix, que conta uma história distorcida sobre o que poderia ter sido a Era de Ouro de Hollywood, se as minorias tivessem seu espaço no mundo cinematográfico. Contudo, sabemos que até hoje, isso não acontece com uma certa frequência.
Infelizmente, a série não foi tão aclamada, principalmente por muitos críticos levarem em consideração a história “bagunçada”, já que alguns dos eventos mostrados na trama não aconteceram na vida real. Mas, as atuações da produção são impecáveis, e alguns atores estão até sendo indicados nas principais premiações por suas performances.
O futuro de Darren
Criss revelou estar na próxima temporada de The Voice, um reality musical, e será o mentor de Nick Jonas, um dos jurados do programa.
O ator não está confirmado para mais nenhuma produção, mas, esperamos uma nova parceria com Murphy novamente, já que agora, o produtor possui uma grande parceria com a Netflix, para produzir séries e filmes originais.
Confira também: