COB Expo 2023: na reta final para as Olimpíadas de Paris

De 25 a 29 de setembro, aconteceu, na cidade de São Paulo, o COB Expo 2023, a maior feira esportiva do Brasil, inspirada em grandes convenções globais do ramo.

Realizada pela Agência EA, incluiu uma exposição gratuita com a participação de mais de cem empresas, áreas destinadas à prática esportiva, clínicas com atletas e ex-atletas olímpicos, experiências inéditas, além de painéis e palestras com renomados nomes do cenário esportivo nacional e internacional.

Às vésperas de mais uma edição dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, a iniciativa do COB foi um passo a longo prazo em direção ao seu principal produto – medalhas para o Time Brasil –, pois foi um exemplo de atividade educacional importante para um país cujo potencial é vasto, mas que ainda tem muito a melhorar a nível de conquistas esportivas propriamente ditas. Sobretudo, garantiu à entidade a possibilidade de pregar o olimpismo em todos os seus significados para um público de todas as idades. 

E eu, que bati carteira (opa, quer dizer, credencial de congressista) em todos os dias do evento, não posso deixar de exemplificar alguns dos motivos pelos quais a dita “feira de todos os esportes” foi, de fato, uma experiência ímpar para mim, grande entusiasta e atleta amadora – no sentido, inclusive, de amar –, e para todos que também aspiram e vivem o esporte.

Comitê Olímpico Brasileiro e o Time Brasil

Arte da campanha "Manda Brasa, Brasil" em divulgação do Time Brasil, promovida pelo COB.

(Imagem: Campanha “Manda Brasa, Brasil”, COB / Divulgação)

O nome “Time Brasil” é usado para se referir à delegação brasileira que representa o Brasil nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, bem como em outras competições esportivas de nível internacional. O termo é frequentemente usado de forma oficial e informal para unir todos os atletas, treinadores, equipes de apoio e dirigentes expatriados pelo Comitê Olímpico.

O objetivo do Time Brasil é representar o país da melhor maneira possível, competindo com ética, respeito e espírito de equipe, ao mesmo tempo em que busca alcançar o maior sucesso esportivo possível, conquistando medalhas e obtendo resultados significativos nas competições. É uma expressão que evoca o orgulho nacional e a união em torno do esporte de alto rendimento.

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) é a entidade responsável por coordenar e promover a participação do Time Brasil nos Jogos Olímpicos, tanto de verão quanto de inverno, e em outros eventos relacionados ao Ciclo Olímpico (que dura quatro anos). Ele desempenha um papel crucial na organização e no desenvolvimento do esporte olímpico no Brasil.

O COB, apesar de privado, funciona como uma organização sem fins lucrativos e é filiado ao Comitê Olímpico Internacional (COI), que é a autoridade máxima do Movimento Olímpico mundial. Suas principais funções incluem a representação dos atletas do alto rendimento, a seleção e a preparação de delegações, a promoção do olimpismo (conjunto de valores que vão de amizade a excelência) através de programas educacionais, o desenvolvimento do esporte, as relações com outros comitês olímpicos nacionais, e a organização, direta ou indireta, de eventos que promovem a qualificação esportiva e olímpica.

COB Expo 2023: formação 360º para profissionais e amantes do esporte

(Imagem: Iana Maciel)

Na última semana, tive o prazer de estar presente em todos os dias do COB Expo 2023, desde as palestras até passeando por entre os stands.

Uma atividade destacada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) na agenda do evento foi a segunda edição do Projeto Esporte Cria, que teve como público-alvo jovens do nono ano e do Ensino Médio. Esses jovens foram expostos a conteúdo compartilhado por profissionais da indústria esportiva, fornecendo informações valiosas em um momento crucial de escolha de carreira e curso universitário. 

Para o público mais sênior, o andar superior do espaço dispunha de diversas salas de congresso, na qual mais de sessenta cursos apresentados no formato de palestras, painéis, workshops e mesas redondas, envolvendo uma média de duzentos convidados palestrantes. Esses vinham em nome de suas entidades esportivas ou empresas, falar de temas diversos – Direito, Saúde, Comunicação, Marketing, Empreendedorismo, Educação, Desenvolvimento Esportivo etc. –, todos conectados pelo eixo central do esporte.

Como presenças ilustres, podemos destacar Anderson Varejão (basquete), Duda Amorim (handebol), Erick Cardoso (atletismo), Felipe Bardi (atletismo), Giovanna Diamante (natação), Ana Marcela (natação de águas abertas), Gustavo Tsuboi (tênis de mesa), Laís Nunes (luta olímpica), Oscar Schmidt (basquete) e Marcus D’Almeida (tiro com arco), todos atletas ou ex-atletas olímpicos, alguns deles medalhistas, além de influencers, como o Fred, ex-BBB, do canal do Desimpedidos (NWB).

“A feira de todos os esportes”

Um aspecto importante da COB Expo foi a ênfase dada às confederações, que tiveram oportunidades de interagir com o público presente e promover suas modalidades.

Leia também:

A feira contou com cerca de 12 espaços dedicados à vivência esportiva, tendo como objetivo unir todos os setores da indústria esportiva – e conectando gestores, atletas, ex-atletas, patrocinadores, fãs e estudantes, para criar oportunidades de negócios, networking, inspiração e aprendizado. Sobretudo, estiveram presentes em stands um total de 45 confederações esportivas, o que fez o evento abranger modalidades como vela, rugby, esgrima, dança desportiva e até mesmo levantamento de pesos!

Daqui até Paris

Mascote do Time Brasil posando no COB Expo.

(Imagem: COB / Divulgação)

O ciclo olímpico, que dura quatro anos, é composto de 10 jogos multimodalidades e mais centenas de competições específicas do circuito mundial. Isso significa que, muitas vezes, o COB, além de agenciar a carreira dos atletas brasileiros do alto desempenho e mediar os investimentos entre as confederações brasileiras, também não para de trabalhar para entregar uma logística profissional que garantirá a melhor performance de sua delegação em todas as etapas dessas competições.

Mas, agora, eles também tem como foco da sua agenda se consolidar na função educacional. Já existem confirmações para o COB Expo 2024. Em algumas projeções das salas de congresso do evento, se podia ver o vídeo teaser da edição que deverá ocorrer na  Cidade Universitária da USP, no campus São Paulo. E agora, o próprio site do COB informa:

“O evento já está estabelecido no calendário esportivo nacional pelos próximos quatro anos pelo menos. Em 2024, ano olímpico, a COB Expo acontecerá em outubro no Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (CEPEUSP).” 

Se você também esteve presente ou acompanhou alguns dos acontecimentos da feira de esportes, comente abaixo! E não esqueça de nos seguir no Twitter e no Instagram para continuar acompanhando nossos posts e notícias!

Encontrou algum erro na matéria? Avise-nos clicando aqui.

Iana Maciel
Comunicóloga pela ECA/USP. Atualmente, cursando Esporte na EEFE/USP. Filha de Zeus, membro da Audácia, tributo do Distrito 1 e artilheira de Quadribol da Grifinória. Escondo um passado de jogadora de RPG por trás da cara de brava e da prática de esportes, mas quem me conhece sabe que eu adoro marcar de jogar um LoLzinho nas horas vagas.