QUE TRETA! Billboard é acusada de fraudar o ranking semanal pelo rapper 6ix9ine.

Ontem, (18), a Billboard compartilhou o ranking das 100 músicas mais tocadas no momento e, para a alegria de muitos, Ariana Grande e Justin Bieber ficaram em 1º lugar com o single “Stuck With U”, produzido durante a quarentena e lançado na semana passada.

Mas, como nem tudo são flores, teve gente que se doeu pela conquista da dupla e resolveu usar as redes sociais para atacar os cantores e a própria Billboard.

E o rapper americano 6ix9ine foi um deles.

O cantor postou em sua conta do Instagram, um vídeo onde afirma que a Billboard é uma mentira e o ranking é comprado!

O rapper, inconformado, acusa a Billboard de, ilegalmente, não contabilizar todos os streams que seu single “Gooba” teve. Segundo o americano, o single atingiu a marca de 50 milhões de streams, mas, apenas 31 milhões foram contabilizados pela Billboard.

No vídeo, 6ix9ine, também, acusa a empresa de comprar, no último minuto, 60.000 unidades digitais de “Stuck With U” através de seis cartões de crédito.

“A Billboard desqualificou ilegalmente 20 milhões de streams para que caia e as pessoas que compraram o número 1, que foi ‘Stuck With U’, poderem ir para o número 1. Acabamos de fazer uma investigação completa e a melhor resposta foi: ‘Não podemos divulgar essas informações‘”.

Aí pronto! A briga estava feita!

Ariana, então, expressou sua indignação, também em sua conta do Instagram, onde postou uma foto e um texto agradecendo aos fãs pela conquista e contando seu lado da história:

“Obrigada todo mundo que apoiou essa música, essa causa e fez isso acontecer. Nós amamos muito vocês! Temos muito o que celebrar hoje! De qualquer forma, eu queria dizer algumas coisas: qualquer um que me conhece ou me segue há um tempo sabe que números não é a motivação em tudo o que faço. Sou grata por cantar. Grata por ter pessoas que querem ouvir. Grata por estar aqui mesmo. Eu não consegui o primeiro lugar nos primeiros cincos anos de minha carreira e isso não me chateou, porque, do fundo do meu coração, a música é tudo para mim. Meus fãs são tudo para mim. Eu prometo que não poderia pedir por outra coisa. Então, com essa celebração de hoje, eu gostaria de abordar algumas coisas que eu não faria normalmente (eu não gasto energia em dramas ou acusações estranhas normalmente mas isso foi longe demais) … Meus fãs compraram a música. Os fãs do Justin compraram a música. NOSOS fãs compraram essa música (nunca mais que quatro cópias cada, COMO AS REGRAS DIZEM). Eles são extremamente fieis e eu agradeço a Deus todo dia por tê-los na minha vida. Não apenas quando eles lutam por nós para ganhar (até mesmo quando eu peço para eles não fazerem, como fiz essa semana) mas porque eles são algumas das melhores pessoas que conheço. Vendas contam mais do que streams. Você não pode tirar o crédito disso por mais que você tente. Para qualquer um que esteja descontente com a sua colocação no ranking esta semana ou esteja gastando seu tempo sobrecarregando o seu cérebro pensando em formas de descreditar as mulheres trabalhadoras (e só as mulheres por alguma razão…), eu peço que você tire um momento para ser humilde com você mesmo. Seja grato por estar aqui; por pessoas quererem te ouvir. É uma posição abençoada para se estar. Eu tive um monte de “quase primeiros lugares” na minha carreira e eu nunca disse p*** nenhuma porque EU SOU GRATA POR ESTAR AQUI. POR QUERER SER OUVIDA. E você deveria se sentir da mesma maneira. Parabéns para todos os meus colegas talentosos do top 10 desta semana. Até o número 3. E obrigada, Billboard, por essa honra. E obrigada todo mundo que nos ajudou a levantar dinheiro para uma causa tão importante essa semana. Amo muito vocês.”

E, é claro, que Justin não ficou de fora!

O cantor canadense atualizou os seus stories do Instagram onde afirmou que: “Ele diz que seus streams não contam. Sim, porque ele está contando globalmente e esse é um chart doméstico, então só contam streams dos Estados Unidos contam“.

Quanto as 60.000 unidades compradas de última hora, Justin respondeu que, como parte da estratégia, eles não liberaram os números até o último momento.

Mas, a treta ficou ainda maior!

O rapper respondeu Ariana com um vídeo, dizendo que ele não estava falando mal dela ou de seu trabalho!
Pelo contrário! Ele a considerava uma cantora excelente!

Porém, 6ix9ine afirmou que eles representam coisas diferentes!

Enquanto o rapper representa uma comunidade de pessoas que se esforçam para chegar em algum lugar, Ariana representa uma geração de pessoas que começaram a carreira na televisão e, ainda, mostrou vídeos da cantora nos seriados “Brilhante Victória” e “Sam & Cat”.

A VIDA é REAL quando você não está no bem-estar. A VIDA é REAL quando você cresce sem um pai. Você não sabe como é isso. Você diz para eu ser humilde. Eu não acho que você saiba o que é humilde… VOCÊ É MUITO TALENTOSA E BONITA, DEUS O ABENÇOE. Mas você nunca entenderá minha dor

O rapper, ainda, postou uma foto com cartões de crédito com a legenda: “Não se preocupem, a gente ganha o 1º lugar na próxima vez”.

https://www.instagram.com/p/CAWS574p-Kn/

Diante todo o caos que se tornou, a Billboard decidiu se posicionar.

Em seu site oficial, a empresa publicou uma nota sobre o caso informando que a Billboard e a Nielsen Music/ MRC Data realizam a auditoria antes de divulgar o ranking da semana.

Além disso, a Billboard informou que os streams contados no Youtube não contam para o ranking, uma vez que a plataforma entende isso como forma de aumentar artificialmente as visualizações de seus vídeos.

Citando um dos representantes da rede social, Billboard escreveu:

“‘O YouTube leva muito a sério o abuso de nossos sistemas, como tentativas de aumentar artificialmente as visualizações de vídeos, e toma medidas contra agressores conhecidos, incluindo o encerramento de suas contas do YouTube’, disse um porta-voz do YouTube à Billboard. ‘O YouTube continua a empregar tecnologia proprietária para impedir a inflação artificial da contagem de visualizações de um vídeo por bots de spam, malware e outros meios, e os dados que fornecemos para os gráficos refletem esse processo'”.

Vale lembrar que não é a primeira vez que rola uma confusão com a Billboard e o ranking divulgado semanalmente.

E aí?
De que lado você está nessa confusão toda?

Raphaela Lima
Completamente apaixonada por música e pelo Spider-Man, usa seu conhecimento sobre a comunicação e a cultura pop e seu vício em filmes e memes para complementar a equipe das nerds da cadeira.