A indústria de videogames hoje é a maior no que se refere ao entretenimento no mundo, sendo apreciada por jovens e adultos de todas as idades, não só divertindo como também despertando raciocínio lógico e a criatividade. E com essa paixão que pessoas usam a cabeça e põem a mão na massa em grupo ou individualmente para o desenvolvimento de seus próprios filhos eletrônicos.
Aconteceu durante os dias 26 a 30 de Junho, o BIG festival (Brazil’s Independent Game), maior exposição de jogos independentes da América latina, e em sua 7ª Edição ao todo o evento trouxe 75 jogos (com 54 deles em competições e 21 na Mostra Panorama Brasil) mostrando os principais nomes do cenário Indie não só do brasil como do mundo todo.
Diversos jogos estiveram exposição para o publico poder testar suas mecânicas, gráficos, sons e o mais importante: a diversão, e não faltou novidades e jogos já com um certo público. Entrem os jogos brasileiros conferimos “Bedtime fright”, Jogo de puzzle inspirado em medos da nossa infância como o medo de monstros debaixo da cama e escuro, com gráficos simples, mas com desafio muito inteligentes; “Fake News”, que serve como critica social aos dias atuais onde as pessoas cada vez mais não se preocupam com as fontes das notícias viralizadas por meio de Redes Sociais; “Cidade em jogo” baseado em grandes nomes como Rollercoaster Tycoon e Sim City, mas dessa vez ao invés de construir cidades e parques de diversões, o jogador terá a difícil missão de ser o prefeito de uma cidade, um ótimo jogo parar entender mais a respeito de política e as funções do cargo executivo de sua cidade; “Deadly Arcade” veio para preencher a lacuna de Beat’em Ups para promover a série Deadly Class, mas sem esquecer as referências a outros personagens de séries que amamos tanto; Huni Kuin mostra sua força em nome da preservação de nossa cultura baseado em histórias da Tribo que da nome ao jogo, com os próprios colaborando com o projeto e inclusive com o idioma indígena inserido no jogo; O Maior destaque Brasileiro fica com Adore, Action RPG Desenvolvido pela Cadabra Games e com fortes influencias de League of Legends, Dota e Starcraft.
Os jogos internacionais não ficaram para trás no que diz respeito a gráficos e ótimas mecânicas com belos visuais e diversão garantida. Dinamarca trouxe para exposição os ótimos “Burning Daylight” e “Forgotten Anne” onde destaco ótima arte e narrativa de ambos, sendo forgotten Anne sido animado à mão;
Nossos Hermanos Argentinos vieram com inovação em “Quadradit”, jogo onde você não controla o personagem, mas sim a gravidade das fases, “Quantum League” e seu uso interessante de viagem no tempo durante as Gameplays, e “Fate of Kai” totalmente em formato de quadrinhos, onde o jogador precisa reordenar os diálogos nos balões onde muda as ações da narrativa da história;
França junto com seus títulos como “Unruly Heroes”, “Liff”, “It’s PaperGuy!” e “The Blind Prophet” e Republica Checa com “Creaks” vale destacar artes belíssimas;
A Espanha teve como seus destaques “Wakhan”, um jogo plataforma com puzzles e o Excelente GRIS nos emergindo uma história baseada em depressão e amadurecimento emocional. Menções honrosas para “Blackbird” do japão, “Hookbots” da Costa Rica, “Speed Brawl” do Canadá, “Demon’s Tilt” dos Estados Unidos e “Weaving Tides” da Áustria.
Juntamente com jogos já concorrendo a premiações no BIG Festival, outra parte interessante é o panorama Brasil, são jogos também selecionados que mesmo não concorrendo, estão também em amostra para provar também seu valor e conseguir um publico, receber avaliações, sugestões e criticas. Um grande exemplo de diversão é o já conhecido “Zueirama”, um jogo de plataforma baseado em Memes brasileiros; jogos desenvolvidos para PS4 como Keen e jogos para celular como Neon Noir.
Se de um lado, temos a diversão e a publicidade, tiveram diversas palestra, Ascensão do eSports, programação e desenvolvimento e desenho de jogos eletrônicos, divulgação do trabalho, etc. Nomes como: Alan Noon, Bruna Penilha, Adriana Piller Noronha, Alex Jacobs, Alexandre Greluk, Camila Malaman, Chris Perrella e entre muitos outros nos agraciam com o conhecimento passado para quem quer entrar hoje em um dos mercados mais concorridos e lucrativos do mundo.
Você pode conferir detalhes do BIG Festival nos nossos stories:
https://www.instagram.com/p/BzrTgRUjx6x/?utm_source=ig_web_copy_link
Confira também:
- Homem-Aranha: Longe de Casa| A lição que Peter Parker deve aprender. Confira aqui.