Hong Kong escolheu o drama juvenil “Better Days” como o candidato ao prêmio de melhor longa-metragem internacional do Oscar. O anúncio foi feito sexta-feira pela Associação de Produtores de Cinema de Hong Kong.
Dirigido por Derek Tsang e adaptado do romance “Young and Beautiful”, a coprodução conta a história de uma menina que é assediada na escola e acaba envolvida em um assassinato. O filme é estrelado por Zhou Dongyu e Jackson Yee, o membro mais jovem da ultra popular boy band chinesa TFBoys.
“É uma honra para ‘ Better Days ’ ser selecionado para representar Hong Kong na categoria de melhor longa-metragem internacional do 93º Oscar. Em parte, espero que a juventude e o entusiasmo dos adolescentes possam ser compartilhados com o público estrangeiro. Ao mesmo tempo, espero que no próximo as produtoras de Hong Kong criem mais bons filmes com a energia e a força dos jovens! ”, Disse o produtor Jojo Hui em comunicado enviado por e-mail à Variety.
O filme passou a dominar o Hong Kong Film Awards, onde conquistou oito prêmios, incluindo melhor filme, melhor diretor, melhor roteiro e melhor atriz. Tsang, no entanto, teve um momento de glória negado na frente de seus colegas, já que a cerimônia de premiação foi cancelada e substituída por uma transmissão ao vivo. O filme, Tsang, Yee e Zhou foram todos inundados de prêmios em festivais e eventos de prêmios múltiplos.
O filme foi retirado do festival de cinema de Berlim de 2019 após pressão das autoridades chinesas sobre o diretor. Mais tarde, foi alocado um lançamento em junho. Mas isso também foi cancelado por autoridades devido à sua mistura de ”intimidação-crime romântica”. Ele finalmente foi lançado na China em outubro de 2019 e se tornou um sucesso inesperado e explosivo que arrecadou mais de US $ 220 milhões.