Ben Barnes e seu brilhantismo em adaptar personagens literários

Benjamin Thomas Barnes mais conhecido como Ben Barnes, está completando 40 anos hoje, 20. Recentemente o ator deu vida ao vilão Kirigan na série da Netflix Sombra e Ossos, baseado no livro de mesmo nome da autora Leigh Bardugo, mais a lista de filmes que são adaptados de sucessos literários no currículo de Barnes é bem grande.

Além de ser um ótimo ator e um fofo em seus posts super divertidos nas redes sociais, Ben também canta e se mostrou ser um grande leitor. E claro um dos maiores divulgadores de seu trabalho, tem como não amar?

A estreia de Ben Barnes foi com o filme Stardust – O Mistério da Estrela (2007), como o personagens Dustan Thorn mais jovem. Poucos sabem, mas a aventura é baseada em um livro de mesmo nome escrito por Neil Gaiman.
No entanto Barnes teve pouco tempo em cena e ainda era bem jovem, mais mesmo naquele época ele já mostrou para o que veio. 

Já em 2008 tivemos o lançamento de As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian, onde claro Ben deu vida ao querido e amado Príncipe Caspian, um dos personagens que até hoje o próprio ator lembra e parece se orgulhar bastante da sua performance no segundo filme da saga, escrita por C. S. Lewis.

Em 2010 com As Crônicas de Nárnia: A Viagem do Peregrino da Alvorada, ele voltou ao papel de Caspian, mais dessa vez como Rei, diferente do primeiro, aqui ele tem um papel de menos destaque, mas não deixa de conquistar seu espaço.

Príncipe Caspian em As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian

Confira também:

Um ano depois, O Retrato de Dorian Grey (2011) lançava nos cinemas, mesmo esse não sendo uma das melhores adaptações de um clássico atemporal já vista, é interessante velo interpretando um personagem menos heroico e mais sombrio. Mas nem mesmo o narcisista Dorian Grey estaria imaginando o que viria anos depois. 

Em 2015, agora mais velho, com mais experiência e sem fazer personagens literários por bastante tempo, Ben deu vida à Thomas Ward, em O Sétimo Filho, adaptação do livro O Aprendiz de Feiticeiro, escrito por Joseph Delaney. E até me dói dizer, mais de todos os filmes derivados de adaptações feitos pelo ator, esse é o que infelizmente ainda deixa a desejar. Depois disso, o ator deixou os personagens literários de lado, dando espaço para novas experiências, como por exemplo interpretando um dos vilões de O Justiceiro.

Ben Barnes como General Kirigan em Sombra e Ossos

Chegando agora no presente, o seu último trabalho como General Kirigan (The Darkling). Em Sombra e Ossos é de longe um dos suas melhores atuações. Mais uma vez ele sai da zona de mocinho e interpreta um vilão que não conseguimos odiar completamente. E por fim, trazendo nostalgia de seus trabalhos anteriores.

O que mais me deixa ainda mais apaixonada por Ben Barnes, além do seu jeitinho super fofo e da sua voz incrível, é a forma como ele se entrega de corpo e alma ao seu trabalho. Investindo tempo lendo aos livros ou o que seja para que aquele personagens saia o mais próximo possível do que as pessoas querem ver. É isso que faz um bom ator. Portanto, Feliz Aniversário, Ben Barnes, nosso eterno Principe/Rei Caspian. 

Qual desses personagens é o seu favorito ? Me diz aqui nos comentários. 

Erica Souza
Redatora do QN, nordestina e estudante de Jornalismo, amo um bom livro de romance, chuva, meus batons vermelhos e claro séries.