Nesta quarta-feira, 7, é comemorado o Dia do Jornalista, e por isso, trouxemos uma lista com personagens femininas jornalistas fictícias da cultura pop.
Lois Lane

Provavelmente uma das jornalistas mais conhecidas da ficção, Lois Lane é a premiada repórter investigativa do jornal Planeta Diário. A personagem foi interpretada por Noel Neill (Superman, 1948), Phyllis Coats (As Aventuras de Superman, 1952), Margot Kidder (Superman – O Filme, 1978), Teri Hatcher (Lois & Clark: As Novas Aventuras do Superman, 1993), Erica Durance (Smallville), Kate Bosworth (Superman – O Retorno, 2006) e Amy Adams (O Homem de Aço, 2013).
Miranda Priestly

Miranda é editora-chefe da revista fictícia Runway no universo do filme O Diabo Veste Prada (2006), e ela é interpreta por ninguém menos que Meryl Streep. A personagem é aquele tipo de chefe que ninguém gostaria de ter, mas que todos sonham em ser.
Rita Skeeter

Rita Skeeter, a jornalista de Harry Potter, representa os veículos sensacionalistas. Ela é repórter do Profeta Diário e é conhecida por inventar histórias sobre personalidades do mundo bruxo. Tem sua primeira aparição em Harry Potter e o Cálice de Fogo (2015), quando entrevista Potter e publica um artigo recheado de mentiras sobre o garoto.
Bridget Jones

Os filmes de Bridget Jones não focam tanto a carreira dela, e sim, em seus mil e um problemas amorosos. Mas nos livros que foram inspiração para franquia que levou o nome de Renée Zellweger ao estrelato, a personagem é uma jovem jornalista tentando seu lugar no mercado. No último longa, O Bebê de Bridget Jones (2016), Jones já é uma profissional muito bem sucedida.
Carrie Bradshaw

Eis a legião de meninas que fizeram jornalismo tomando como inspiração Carrie Bradshaw…Antes mesmo dos acontecimentos de Sex and the City (1998-2004), Carrie era uma adolescente apaixonada por moda em O Diário da Carrie (2013-2014), e já sabia que queria trabalhar escrevendo sobre o tópico. Com ela, aprendemos que fazer networking é a parte mais importante se você quer seguir a área.
Rory Gilmore

Desde pequena, o maior sonho de Rory Gilmore, da série Gilmore Girls (2000-2007), era ser jornalista. Durante o ensino médio, foi uma das redatoras do Franklin, jornal da escola, onde sempre foi vista como a aluna que um dia estaria trabalhando para grandes veículos. Na universidade de Yale, onde estuda, se torna editora-chefe do jornal estudantil Yale Daily News.
Após a faculdade, vira assessora de imprensa para a campanha do ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. No revival da série, Gilmore Girls: Um Ano Para Recordar (2016), 10 anos após sua graduação, se torna uma jornalista freelancer que está passando pelos problemas do mercado de trabalho.
E aí, esqueci de alguma outra jornalista icônica da cultura pop?
Leia também: Telecine | Lançamentos de Abril: ‘A Mula’, ‘Shazam!’ e mais