O QN está em festa! Hoje, 29 de outubro celebramos com muita alegria o dia nacional do livro, e é com muita alegria que trouxemos aqui alguns autores nacionais que, se você ainda não conhece, precisa conhecer pra já! Além de que, andaram falando mal da nossa literatura por aí, então resolvemos provar que quem fala isso está errado. Confira aqui os grandes talentos da nossa literatura nacional! Mas, não se esqueça de olhar a classificação indicativa sempre antes de ler um livro, inclusive os indicados aqui.
Clara Alves
A queridinha do booktok e do booktwitter não poderia estar de fora da nossa lista. A maravilhosa Clara Alves nos fez apaixonar tão rapidamente e tão perdidamente por Raissa e Ayla, protagonistas de Conectadas (2019), seu sucesso best seller, que ela não poderia faltar na nossa lista. A autora também lançou esse ano o livro De repente adolescente: Antologia de contos (2021) em parceria com outros autores excelentes. Mas, nem todos sabem que ela também escreve contos incríveis e que valem a pena todos darem uma olhadinha. Alguns de seus melhores contos são Loucuras de Carnaval (2019) e Gengibre deu um golpe no Natal (2020) que você pode adquirir na Amazon.
Djamila Ribeiro
A filósofa Djamila Ribeiro não poderia estar fora da nossa listinha nos trazendo um pouco de assuntos mais sérios. Um de seus últimos lançamentos chamado Pequeno Manual Antirracista (2019) nos traz tantos ensinamentos incríveis que mesmo os mais desconstruídos irão aprender pelo menos um pouco sobre. O mais forte sobre a fala da autora nessa obra é que não basta nós somente não sermos racistas, mas sim devemos ser antirracistas e lutar todo dia por um lugar melhor para qualquer e toda minoria. Mas, além dessa incrível obra, ela ainda traz obras incríveis, filosóficas e atuais, como Quem tem medo do feminismo negro? (2018) e Cartas para a minha avó (2021).
Raphael Montes
O reizinho do terror e suspense nacional chegou para enriquecer mais ainda a nossa lista. Raphael Montes desde sempre chegou para ficar e para arrepiar todo mundo, até mesmo aqueles que dizem que não tem medo de livros de terror. Me enganem que eu gosto. Aliás, você deve conhecer ele pela adaptação de seu livro com a autora Ilana Casoy, Bom dia, Verônica (2020), que virou série na Netflix e já tem promessa de segunda temporada. Além dessa sua colaboração com a Ilana, ele ainda tem livros incríveis como Uma Mulher no escuro (2019), Jantar Secreto (2016), O Vilarejo (2015), Suicidas (2012) e Dias Perfeitos (2014).
Vitor Martins
O queridinho de qualquer um que quer sair da ressaca literária com um romance fofinho chegou para dar o seu ar da graça! Vitor Martins não poderia faltar aqui na nossa lista, um dos que apresentou o mundo dos romances para entre garotos para muitos com Quinze dias (2017). O bonito aqui não vive só desse romance não, bebê! Um Milhão de finais felizes (2018) e Se a Casa 8 falasse (2021) também entram para a lista de seus livros de romance mais incríveis! Apesar dele ter lançado um livro esse ano, já estamos esperando mais novidades dessa escrita maravilhosa, viu?
Larissa Siriani
Larissa Siriani chegou com tudo para abalar a nossa lista! O maior sucesso da autora é Amor Plus Size (2016), que nos apresenta Maitê e sua jornada de auto aceitação e de amor. O romance da autora é a coisa mais fofa que você verá por aí hoje em dia, que por sinal deixa muito romance internacional no chinelo, viu? Ela ainda tem publicado a trilogia do Coração da Magia, que conta com os livros As Bruxas de Oxford (2013), O coração da Magia (2014) e O Senhor das Almas (2016). E quem disse que a gente também não tem livro de fantasia?
Vinícius Grossos
E não poderíamos deixar de falar do maravilhoso Vinícius Grossos, criador de histórias incríveis como a de Feitos de Sol (2019) ou de 1+1 A Matemática do Amor (2016) em parceria com Augusto Alvarenga. O querido não consegue escrever uma historinha básica nunca, ele tem que abalar com o nosso psicológico toda vez! Aliás, nosso querido Vinícius lançou pouco tempo atrás seu novo livro chamado Não foi por acaso (2021) que já está fazendo um grande sucesso nas vendas mesmo com seu pouco tempo de lançamento. Quem pode pode, não é mesmo?
Maria Freitas
Por fim, mas não menos importante, temos a fadinha do romance nacional com representatividades diversas mas principalmente a bissexual, Maria Freitas. Seu maior sucesso foi a coletânea de contos Clichês em Rosa, Roxo e Azul (2021), mas nenhuma de suas outras publicações fica para trás em qualidade e dedicação! A escritora não binária trouxe ao mundo tanto livros incríveis como contos também! Seus contos são apaixonantes e mesmo em poucas páginas nos fazem nos apaixonar pelos personagens e ficarmos felizes ou tristes por seus destinos. Aliás, seu novo livro Emma, Cobra e a garota de outra dimensão já está em pré-venda e você já pode garantir o seu exemplar clicando aqui!
Então, você já conhecia algum desses autores? Aliás, não se esqueça de comentar com a gente o que achou dessas indicações e se você já leu algum livro desses autores! Por fim, não se esqueça de nos seguir em todas as redes sociais para não perder mais nada do que rola por aqui no QN!