A essência do K-pop | Conheça o gênero que está dominando as playlists

K-pop

Aqui estamos para mais um capítulo sobre a história do K-pop, agora apresentando a essência que esse ritmo traz por trás. Essência que conquistou povos de diferentes países e idades e os reuniu em um estádio para cantar letras que não são de sua língua nativa.

O Pop é um gênero musical que existe em todos os países, e a intenção é essa, ser popular e alcançar a massa. Porém, a novidade que estamos presenciando de alguns anos pra cá é a Hallyu, traduzida para Onda Coreana. E essa mesma onda, está agradando a massa não apenas da Ásia, mas também da Europa, Américas e Oceania. É global!

O K-pop é, com certeza, um dos gêneros que mais cresceu em poucos anos, principalmente levando em conta a barreira da língua e xenofobia na indústria musical. Mas, o que fez o ritmo crescer tanto em tão pouco tempo? E por que está arrastando multidões em qualquer lugar que passem? 

É isso que o Quarto Nerd responde para você. Trouxemos um pouco da essência do K-pop e o que faz esse gênero ser tão atrativo. Confira!

Os Fãs

Foto: K-Pop Fandom

Na Coréia, ser fã é algo levado muito a sério. Horas de streaming, viagens para shows, inúmeros fã clubes e outras coisas. A diferença é como os idols enxergam os fãs, enquanto eles são apenas trainees, já são ensinados a serem absolutamente gratos a tudo que os fãs forem fazer. E isso acaba virando uma relação mútua, pois os fãs são tão gratos pelas vidas dos ídolos que fazem o possível e impossível para seu grupo ou cantor favorito ter reconhecimento. 

Isso inclui noites viradas de votação, streaming partys, anos guardando dinheiro para um show e tudo que for possível para deixar seu ídolo feliz e com sensação de trabalho comprido. Os fãs de K-pop moldam o caminho de seu ídolo. Essa relação entre ídolo e fã se torna algo tão bonito que os fãs se tornam os reflexos dos ídolos em ações. 

Um dos maiores exemplos que temos hoje é o army. 

Já era a época onde a palavra exército remetia às forças armadas, nos dias de hoje, é um grupo de fãs do maior grupo da atualidade, BTS. O grupo ganhou reconhecimento internacional há alguns anos e até hoje não saiu dos charts e das votações. Todos conhecem seu nome.

Foto: BTS Army

‘ARMY e bts recarregam as baterias um do outro, somos uma equipe, o army nos deixa feliz e a gente deixa eles felizes’ Kim Namjoon

Mas todos também conhecem os armys. Enquanto para alguns é sinônimo de várias crianças dançando em uma praça, a realidade é totalmente diferente. 

O army está nas faculdades, na pós, em seu trabalho, fazendo mestrado,  pesquisas para o governo, estudando para vestibular, ouvindo sua playlist enquanto limpa a casa e dividindo seu salário entre as compras do mês e o dinheiro para o novo álbum. São essas pessoas que estão à frente de mutirões de votação e doação. 

Até porque, um dos exemplos que as armys tiram de seus ídolos é a vontade de mudar o mundo e ajudar os outros. Os fãs tiveram à frente de doações de oxigênio para Manaus, arrecadação de dinheiro para ONGs que cuidam de mulheres com câncer de mama, petições para causas importantes, como a queima do pantanal e muitos outros. 

Você pode conferir outros aqui:

Se você está interessado em ajudar nas doações que o fandom promove, siga as páginas abaixo:

https://twitter.com/ARMY_HTP/status/1397312827128524804?s=19
Fonte: Twitter
Fonte: Twitter

Os fãs mais jovens copiam as coreografias dos clipes, para depois, copiarem suas boas ações e atitudes. E não apenas o army possui tanto engajamento em causas sociais e políticas. Outros fandoms como de Stray Kids e Red Velvet estavam em tags racistas com suas fancams e fotos para não espalharem o ódio pelas redes sociais.

Em protestos no Chile e na Argélia, fãs de NCT DREAM e Girls Generation compareceram com memes e letras de músicas dos grupos. Sem contar a compra de ingressos em massa do Comício de Tulsa do ex-presidente Trump, deixando o evento vazio. Existem vários outros exemplos em escala global e nacional. 

Isso mostra o poder dos fãs, e como eles acompanham o artista e vão aprendendo que sua voz pode mudar o mundo. Depois que eles aprenderam isso, mais nenhum fã de K-pop ficou calado. Há de chegar o momento onde os fãs não moldarão apenas o futuro do ídolo, mas também de eleições e eventos nacionais. 

A Música

Foto: Kim Taeyeon

Seja apenas pelo seu ritmo, o K-pop é fácil de reconhecer. Mesmo que o gênero seja muito grande para simplificar em apenas um estilo musical, ele tem sua característica. O ritmo ocidental e a melodia oriental são sua principal marca. 

Músicas dançantes, animadas e com batida proeminente estão na maioria dos hits. Mas também temos as músicas tocadas com delicadeza e cantadas com força, como a cantora solo IU. Assim como vozes tranquilas que trazem calmaria e inspiração.

Esse é só um pedaço do K-pop. Um gênero grande demais, que pessoas de menos reconhecem. 

As Letras

Foto: G-Dragon

Por trás das batidas contagiantes, o K-pop esconde letras profundas. E talvez esse seja um dos maiores motivos para esse ritmo crescer tanto e mudar uma massa de pessoas para o melhor. 

A música transcende totalmente a barreira da língua, e nesse caso não foi diferente, até porque, ter um estádio cantando músicas em plenos pulmões cuja língua é totalmente estrangeira, diferente do inglês que estamos acostumados. 

Fonte: Tik Tok

Realmente deve ter um grande motivo por trás de tudo isso. E as letras motivadoras com certeza fazem parte dele. E essa é uma das melhores coisas, se apaixonar pelo som de uma música e depois se identificar totalmente com sua letra.

Confira agora as letras de algumas músicas. 

K-pop

Hellevator – Stray Kids

Não há nada
Ninguém realmente se importa comigo
Apenas palavras frias
Me fazendo desistir dos meus sonhos
A palavra desistir atinge meus ouvidos
Meu desespero só se torna maior
O céu esperançoso é coberto pelas mãos de outras pessoas

K-pop

N.O. – BTS

Quem nos faz uma máquina de estudos?
Você é o número um ou um fracasso
Adultos fizeram esta moldura e nós caímos nela
Nós pensamos sobre isso, mas simplesmente
Estamos em cima até mesmo dos nossos amigos mais chegados
De quem é a culpa
Isso é o quê?
Adultos dizem que este é o único momento difícil
Suporte isso, faça mais tarde
Todo mundo diz ‘sem ofensa’
Isso não vai funcionar mais
Não seja capturado pelos sonhos dos outros
Rolamos (rolamos) rolamos (rolamos) rolamos

K-pop

The Last – Agust D

Às vezes fico com medo de mim mesmo também
Me odiava graças a depressão que me dominou
Min Yoongi já está morto (eu o matei)
Já faz muito tempo desde que a minha vida cotidiana começou a matar as minhas paixões e me comparar com outros

K-pop

Zombie – DAY6

Eu sinto que me tornei um zumbi
Com a mente e o coração vazios
Um espantalho sem pensamentos
Desde quando fiquei assim? Oh, por quê?
Eu me tornei um zumbi
Eu continuo andando, vagando sem direção
Amanhã será a mesma coisa
Eu vivo contando as horas até fechar os olhos

K-pop

eight – IU feat SUGA

Nós nos deitamos juntos
Contamos coisas que não são tristes
Não existem finais depressivos
Eu vou para sempre te encontrar nessas lembranças
Eternamente jovens

K-pop

You Never Know – Blackpink

Domingo à noite
Eu fiquei presa na minha cama
Estive pensando demais
Me perguntando se eu deveria tentar fingir
Eu não me conheço bem
Tenho medo de me encontrar
Esperando que alguém me reconheça
Quanto mais brilhante fica a luz
Maior minha sombra se torna
Quando se tornar brilhante demais
Será que consigo olhar para trás?

Os Clipes

Vídeo: YouTube

E para finalizar com chave de ouro essa produção musical viciante, os clipes também se mostram uma obra-prima. 

Explosão de cores, coreografias limpas e sincronizadas, transições de cair o queixo e uma filmagem única. Esse é apenas um dos conceitos, porque K-pop também carrega vários deles. 

Porém, seja dark, soft, ou qualquer outro, as produções sempre serão de primeira, com várias mensagens e referências por trás, além de uma coreografia encantadora que apresenta paixão, suor e graça. Ou qualquer que seja a mensagem a ser passada, porque a produção completa anda de mãos dadas. 

Desde a criação da harmonia, até a escolha do figurino.

Vídeo: YouTube

Esse é o K-pop, e apenas entrando nesse mundo único você encontra essa profundidade de emoções, companheirismo e lições.

Isabela Caroline
Tradutora e redatora d' O Quarto Nerd. Viciada em música, clipes, séries, teorias, entrevistas e tudo que seja um escape da realidade. Currently listening to any pop songs.