Alvin e Os Esquilos | 13 anos desse sucesso encantador e musical

A produção receber diversos prêmios, como o Kids Choice Awards em 2008.

Hoje completam 13 anos do lançamento de Alvin e Os Esquilos. O filme foi baseado no desenho Alvin e Os Esquilos, que foi ao ar entre 1983 e 1990 sendo transmitido pela NBC. No Brasil, essa animação foi chamada de Chipmunks – Os Esquilos da Pesada, que foi a continuação de The Alvim Show, que também serviu de inspiração para o longa.

A história começa quando a árvore em que moram é derrubada e enviada para Los Angeles, os esquilos falantes Alvin, Simon e Theodore encontram um novo lar na casa do compositor Dave Seville (Antti Jaakola). Apesar de um início conturbado com a nova situação doméstica, Dave descobre que as criaturas travessas sabem cantar muito bem e os leva até Ian, o vilão e ex-presidente da Jett Records. Os esquilos assinam um contrato com uma gravadora e logo descobrem o preço da fama.

Eles formam uma banda chamada “Os Esquilos”, com Alvin sendo o líder e Simon, o vice-líder, e os três se tornam um sucesso mundial. Dave, porém, começa a ficar preocupado com o bem-estar dos esquilos e insiste que eles são só crianças e que estão muito novos para tanta movimentação. Já Ian via os animais como uma fonte de muita renda. Para que isso não atrapalhe, ele começa a criar intriga afirmando que Dave perturbava a nova vida dos esquilos. No fim eles descobrem as mentiras ditas por Ian e voltam a ser uma família com Dave.

Apesar do filme ser mais indicado para o público infantil, ele passa uma mensagem muito interessante. Infelizmente as pessoas do mundo atual estão muito ambiciosas. O dinheiro se tornou a grande conquista e objetivo de vida, e isso, com toda a certeza, transforma o ser humano em alguém completamente diferente. Em Alvim e os Esquilos, mostra como Ian é capaz de fazer qualquer coisa pela fortuna, até mesmo prender Alvin, Simon e Theodore em uma gaiola para não os deixar voltarem a morar com Dave.

Outro ponto marcante em que podemos trazer para a vida real é a intriga e fofoca. Quantas amizades não são destruídas pela invenção de histórias de terceiros e falta de diálogo? Até mesmo em relações familiares e amorosas isso acontece o tempo todo, podendo ser irreversível a reconstrução do relacionamento.

O longa também aborda esse tema no momento em que Ian inventa coisas para afastar os esquilos de Dave e manter o dinheiro e sucesso salvos. Mas, como um bom clichê, o final foi feliz, pois eles descobrem a verdade e voltam a viver com quem os ama de verdade.

O mais encantador desses filmes infantis é que eles conseguem abordar situações que acontecem no dia a dia de uma forma leve e bem humorada. Por trás de toda a animação, sempre tem assuntos importantes a serem falados, que podem colocar os adultos para refletir. Alvim e Os Esquilos conseguiu fazer isso com maestria!

Veja: Opinião | Porque Viúva Negra ainda deve ser lançado nos cinemas

Ludimila Villalba