“A Serpente” (2016), longa-metragem do pernambucano Jura Capela e filme do último texto de Nelson Rodrigues reúne Matheus Nachtergaele e Lucélia Santos. Aliás, o longa é coproduzido pelo Canal Brasil e chega aos cinemas das cidades do Rio de Janeiro (dia 25 de julho, com pré-estreia dia 24/7, no Estação Net) e Recife (23/8, com pré-estreia dia 22/8, no Cinema São Luiz), estando a praça de São Paulo em negociação de circuito.
Confira o trailer:
Rodado em preto e branco, “A Serpente”, busca ser fiel aos elementos da obra original de Nelson Rodrigues. Amor, ciúme, relações proibidas e tragédia envolvem as personagens centrais da trama, vividas por Matheus Nachtergaele (Paulo) e Lucélia Santos (que vive as gêmeas Guida e Lígia), quando uma mulher resolve emprestar seu marido por uma noite para a sua irmã gêmea – casada, mas ainda virgem.
Foi grande o desafio de Lucélia Santos para viver as gêmeas, que declara: “Foi uma alegria imensa ter recebido convite do Jura e de Mateus para ‘A Serpente’, pois sou uma grande admiradora do Nelson Rodrigues, sendo que ele tem uma presença fundamental na minha carreira. […] Gosto muito do filme. É um filme de arte, em preto e branco, que prioriza as interpretações dos atores e traz assinatura de Jura Capela, um jovem cineasta cheio de talento, inteligência e percepção. A fotografia de Pablo é um luxo!”
A Serpente foi ganhador do “Prêmio do Júri” como melhor filme no Festival de Cinema Luso Brasileiro de Santa Maria da Feira, em Portugal. O longa também foi apresentado no Festival do Rio – 20o Rio de Janeiro Int’l Filme Festival, em 2016.
“Colocar este filme nas salas de cinema é devolver ao publico a arte brasileira, é trazer Nelson Rodrigues e a Lucélia Santos para o tempo do agora”, declara Jura Capela.