A Rota Selvagem | É uma história sobre o amadurecimento forçado







Título original: Lean on Pete


Diretor: Andrew Haigh


Elenco: Charlie Plummer, Travis Fimmel, Steve Buscemi, Chlöe Sevigny, Steve Zahn


País/Ano: Reino Unido/2017


Duração: 121min

Charley Thompson (Charlie Plummer) é um garoto de 15 anos e vive com seu pai (Travis Fimmel). Um dia enquanto corria, Charley acaba conhecendo Del (Steve Buscemi), um cuidador de cavalos que precisava de ajuda com seu carro. Charley logo se oferece para trabalhar para ele e é aí onde ele conhece o manso cavalo Lean on Pete (que por acaso é  título original do filme), e logo se afeiçoa ao cavalo (que é considerado um perdedor). 


Durantes as corridas de cavalos mostradas somos facilmente enganados a crer que o filme iria se empenhar nesse tema até porque foi muito bem explorado, mostrando de forma crua e realista o assunto, coisa que filmes como Seabiscuit – Alma de Herói e Secretaritat que foram baseados em histórias reais não conseguiram. A quebra vem quando Charley resolve roubar (ou salvar, se preferir, dada as circunstâncias), Lean On Pete, que perdera sua última corrida e seria vendido, supostamente, para o abate e dessa forma o filme muda seu rumo drasticamente, ainda não mude seu estilo, agora lembra muito mais um estilo roadie.

É nessa jornada que o maior problema do filme começa a aparecer, a monotonia. A primeira parte do filme, mesmo que seja de certo modo previsível, ainda prende a atenção e não deixar de chocar em certos momentos, mas a partir do momento que Charley resolve roubar e fugir (que até certo momento parecia não ter rumo) com Lean on Pete, o filme acaba levando para uma direção menos interessante.

Porém, também é nesta aventura que começamos a sentir de verdade o personagem de Charlie Plummer, que conseguiu transmitir muito bem o seu personagem que parece muito ingênuo mas na maioria das vezes, parece saber como agir ou o que e como falar mesmo com sofrimento aparente, e é nessa obrigação do amadurecimento do protagonista para sobreviver que o filme segue. 

admin