Já se passaram 31 anos desde o lançamento da animação A Pequena Sereia, que conta a história de uma princesa sereia insatisfeita com sua vida no mar e quer ir atrás de novas aventuras.Mas até hoje, o filme da Disney é alvo de debates, principalmente quando nos questionamos se Ariel quis virar humana para ficar com o Príncipe Eric ou porque ela queria sua liberdade.
E já vou avisando: não concordo que Ariel quis virar humana – apenas – para ficar com o príncipe!
Ariel é uma adolescente de 16 anos que é filha do Rei Tritão, o qual é superprotetor com a garota. Ela é fascinada pelo mundo lá fora, o mundo dos humanos, e gostaria de um dia, presencia-lo de mais perto . Coleciona itens mundanos que considera raros, como o garfo que usa como um pente para seu lindo cabelo vermelho, e tem até um lugar para armazenar sua enorme coleção. Até que um dia, o linguarudo do Sebastião – uma lagosta que também é o criado – conta ao rígido pai da sereia que ela tem um esconderijo para seus itens secretos.
E aí, tudo vai por água abaixo. Tritão coloca Ariel de castigo, e é claro, como ela é a pessoa – ou sereia – mais teimosa do mundo, ela desobedece o pai e decide que de uma forma ou outra vai se tornar humana!
Então, ela conhece Úrsula, uma bruxa do mar que “ajuda” as sereias atingirem seus objetivos. Mas não é bem assim…Ela propõe à Ariel um em a transformar em humana durante três dias, e em troca, a princesa entregaria sua voz. E seu objetivo na terra é conseguir receber um beijo de amor verdadeiro do Príncipe Eric, se não, será transformada em sereia novamente e pertencerá à bruxa. Lembrando que Eric se apaixonou pela voz de Ariel, então seria improvável ele saber quem esta garota seria.
E é claro, nada acontece como o esperado. Quando Eric está quase se apaixonando por Ariel, Úrsula se transforma em uma humana e rouba a voz da princesa de cabelos vermelhos, fazendo assim Eric se apaixonar por ela.
Ariel se encontra desesperada, já que seu plano foi por água abaixo, mas como todo filme de conto de fadas da Disney, o bem vence no final!
Um novo começo – Era da Renascença
Como dito anteriormente, o maior sonho de Ariel era ser humana e viver com eles. Ela vive em um mundo restrito e não consegue enxergar um futuro no mesmo lugar. Esta foi uma das primeiras princesas aventureiras da Disney. A Pequena Sereia foi o primeiro filme da Era da Renascença, o renascimento dos então próximos filmes da empresa do rato mais famoso.
Aqui fomos apresentados aos personagens mais icônicos da história da Disney! Mufasa, Scar, Timão e Pumba, Aladdin, Bela, Mulan, e é claro, Ariel. Anteriormente, a companhia não estava passando por um momento tão favorável, já que desde a morte do criador de tudo, Walt Disney, a criatividade e gestão não era a mesma. Pois bem, esta era foi muito importante para a organização se restabelecer.
A era ficou muito conhecida pela evolução da personalidade das princesas. As primeiras, como Branca de Neve e Aurora foram marcadas por serem submissas a um homem, e no final, é claro, se casarem. Já aqui, elas são donas de suas próprias decisões. E tudo bem se no final ela querer se casar com seu interesse amoroso. As princesas renascentistas sonham, são intelectuais, corajosas, aventureiras e debates questões importantes. Foram grandes inspirações para as garotas dos anos 1990.
Análise da música ‘Parte do Seu Mundo’
As músicas de A Pequena Sereia contam uma história, mas, “Parte do Seu Mundo”, é a principal para analisarmos a questão da liberdade da princesa.
“Eu quero estar onde o povo está
Eu quero ver um casal dançando
E caminhar em seus
Como eles chama? Ah! Pés”
– Parte do Seu Mundo – Alan Menken
Alan Menken é até hoje um dos maiores compositores que passaram pela Disney, e esta música cantada por Ariel é com certeza uma das minha favoritas!
No trecho acima, ela coloca ênfase no fato de querer explorar o mundo humano e como aquele é o seu sonho. Super determinado, é claro que ia insistir até ele se tornar realidade. Acredito que esta música foi a inspiração para as futuras músicas de motivação das princesas, como ‘Minha Aldeia‘ (A Bela e a Fera); ‘Quando Minha Vida Vai Começar’ (Enrolados); ‘Você Quer Brincar na Neve’ e ‘Livre Estou’ (Frozen). Todas estas falam sobre o maior sonho de todas estas personagens femininas.
“O que eu daria pela magia de ser humana
Eu pagaria por um só dia poder viver
Com aquela gente, conviver e ficar
Fora destas águas
Eu desejo, eu almejo, esse prazer”
– Parte do Seu Mundo – Alan Menken
Um dos grandes debates polêmicos sobre os filmes antigos da Disney é se Ariel virou humana para ficar com o Príncipe Eric. É até engraçado que após tantos anos de sermos apresentados a esta primeira princesa com características feminista, – mesmo que mínimas – as pessoas ainda duvidam dos sonhos da sereia, só porque no final do longa, terminou o seu “felizes para sempre” casada com um homem. Já que desde os primeiros minutos do filme, descobrimos que ela queria ser humana.
A Pequena Sereia e suas duas continuações estão disponíveis no streaming do Disney Plus, que chegou hoje (17) em toda a América Latina.
Confira também: