Não é nenhuma surpresa que as biografias estão ganhando maior destaque nas telas, talvez depois de ‘Bohemian Rhapsody‘ (2018), a história de Freddy Mercury que fez um sucesso mundial, o cinema esteja entrando em um fase nova, de trazer histórias de personalidades reais para a telona.
‘Rocketman‘ (2019) conta a trajetória de um dos maiores icônes musical, Elton John. O hit de Elton que leva o título do longa encaixa perfeitamente, por demonstrar a construção e a ascensão à fama da persona Elton John, pelo jovem Reginald Dwight.
Uma das grandes dúvidas do público era como o filme abordaria – e se abordaria – a fase conturbada de Elton, regada a álcool, drogas e sexo, algo que alguns fãs mais hardcore reclamaram da ausência, ou da suavidade, em ‘Bohemian Rhapsody‘ (2018). No entanto, o filme aborda e explora sem vergonha alguma a tal fase de Elton, que perpetuou até meados da década de 80.
O filme chega aos cinemas no mesmo período em que Elton John realiza sua ‘Farewell Tour‘, a turnê de despedida. Com a turnê e o longa contando sua vida, é provável que estejamos assistindo a despedida de Elton dos holofotes.
‘Rocketman‘ traz Taron Egerton (de ‘Kingsman – O Serviço Secreto‘) em, – provávelmente, o papel de sua vida -, como Elton John. O jovem ator de 29 anos que começou sua ‘conexão’ com Elton na animação ‘Sing – Quem Canta, Seus Males Espanta‘ ao interpretar o hit ‘I’m Still Standing‘ e depois contracenar com o músico na sequência ‘Kingsman 2 – O Círculo Dourado‘, entrega aqui a sua maior e melhor atuação.
Taron domina mais que o filme, ele domina a tela do cinema assim como um músico domina seu palco. É eletrizante, vibrante e excitante ver o ator desde a primeira sequência musical do longa, onde interpreta o famoso hit ‘Saturday Night’s Alright (For Fighting)‘.
Ainda que seja o grande destaque, a maravilha de ‘Rocketman‘ não se mantém apenas em Egerton, mas sim em sua ‘orquestra’ completa. Bryce Dallas Howard interpreta Sheila Eileen, a mãe de Elton, e no longa é onde conseguimos entender um pouco mais da tão conturbada mas não tão detalhada ao público, relação entre Elton e sua mãe.
Richard Madden (de ‘Game Of Thrones‘) e Jamie Bell (de ‘Quarteto Fantástico‘) também dão vida a John Reid e Bernie Taupin, que mostram como ambos marcaram a vida do artista.
‘Rocketman‘ usa sua trilha sonora mesmo que “fora de época” para explorar cada passagem marcante da vida de Elton, desde de ‘I Want Love‘, onde mostra o pequeno Reggie Dwight em busca de um amor paternal até ‘I’m Still Standing‘, a reviravolta mais tarde de Elton.
A verdade é que o filme é uma obra digna do próprio Rocketman e seus fãs, para celebra sua vida e sua carreira. E que as pessoas sim, podem ter uma segunda chance.
NOTA: 10/10