Ao longo de 5 anos, a Warner Bros. conseguiu estabelecer e criar um “universo” LEGO nos cinemas. Em 2014, fomos apresentados à Emmet Brickwoski e Megaestilo em ‘Uma Aventura Lego‘, o primeiro longa baseado nos brinquedos mundialmente famosos. Em 2017, o universo foi continuado com ‘LEGO Batman: O Filme‘ e ‘Lego Ninjago: O Filme‘.
‘Uma Aventura Lego 2‘ chega aos cinemas 5 anos após a estreia do primeiro filme e tenta utilizar o atraso de seu lançamento ao seu favor no roteiro.
Nos 5 anos constantes de ataques e destruição da sua cidade, os cidadãos de Bricksburg amadureceram com a guerra, se tornando todos mais amargos, exceto Emmet (Chris Pratt) que continua achando que tudo é incrível. Quando novos invasores espaciais chegam à Bricksburg e sequestram Megaestilo (Elizabeth Banks), Batman (Will Arnet) e os demais personagens, Emmet parte em uma missão sozinho para resgatar seus amigos, até encontrar Rex Dangervest (também Chris Pratt) no meio do espaço.
‘Uma Aventura Lego 2‘ repete a fórmula que fez o primeiro longa um sucesso e aproveita para explorar mais o universo. Personagens como a Liga da Justiça ganham mais espaço na sequência, mas não forçada e justificam de maneira hilária a ausência de alguns personagens igualmente famosos. A animação não sente medo em tirar sarro do seu próprio universo e tampouco do próprio roteiro do filme, ainda de uma maneira totalmente divertida, sem ficar clichê ou forçado.
Os diretores do primeiro filme, Phill Lord e Christopher Miller retornam como roteiristas e além de explorarem mais o mundo criado em ‘Uma Aventura Lego‘, criando um filme divertido tanto para os mais jovens quanto para os mais velhos. Apesar dos longos anos até a estreia da sequência, ‘Uma Aventura Lego 2‘ amadurece não apenas seus personagens mas o seu universo também. Trazendo uma importante lição sobre o amadurecimento e como é importante você ser você mesmo.
Ao mesmo tempo que ‘Uma Aventura Lego 2‘ é um longa divertido para as crianças, o público mais velho pode se divertir com as incontáveis referências do universo LEGO, do próprio Chris Pratt e é claro, do Batman.
A simplicidade do longa em mesclar uma animação visualmente de qualidade com cenas simplórias mostrando os brinquedos no mundo real, levam ‘Uma Aventura Lego‘ a se tornar uma franquia quase tão importante e divertida quanto Toy Story. Talvez o grande diferencial de ‘Uma Aventura Lego 2‘ seja o fato de conquistar o público com um filme divertido ao invés de se preocupar com um roteiro não tão previsível.