Se você estiver procurando um filme para assistir, para relaxar, fazer o seu skincare, a sua unha ou até mesmo ficar deitada no sofá sem qualquer compromisso com a vida externa, Casamentos Cruzados é uma ótima opção para você.
Para quem não sabe, Reese Witherspoon, é uma das maiores produtora do mundo cinematografico. Se você já assistiu Garota Exemplar, “Daisy Jones and The Six”, Little Fires Everywhere, Big Little Liars, Um Lugar Bem Longe Daqui e outros, saiba que esses projetos só vieram à tona porque Whiterspoon lutou por eles. Entenda, a atriz revelou que aos seus 34 anos estava esgotada de ler roteiros com histórias de mulheres que não valiam a pena serem contadas. Para ela, faltavam histórias de mulheres que se selvam, que estão no centro da ação, “Porque é isso que as mulheres fazem. Ninguém está vindo nos salvar!” (Via Folha).
Com isso, atriz abriu o seu Reese’s Book Clube (Clube do Livro da Reese), onde ela lê e divulga histórias de mulheres como os já citados. Uma vez que eles façam sucesso, ela tem direito a primeira via de produção deles. E assim, nasceu a Hello Sunshine, um produtora focada em contar histórias de mulheres REAIS para as telonas. Enfim, tudo isso para lhe dizer, que se você não conhece essa produtora, melhor ficar atenta no que ela está produzindo, e se você já conhece, saiba que Casamentos Cruzados, é dela.
A PROPOSTA
Como eu disse, esse é um filme para se assistir sem precisar pensar muito, dar algumas leves risadas esquecer dos seus grandes problemas e seguir pela sua jornada. Em Casamentos Cruzados acompanhamos a história de Jim (Will Ferrell), um homem que vive por sua filha (Geraldine Viswanathan) incondicionalmente, e que recebe a notícia de que a mesma vai se casar. Ainda chocado com a decisão da menina se casar tão jovem, ele decidi ajudar ela no casamento, e reserva o mesmo chalé que casou com sua esposa anos antes.
Acontece que antes de finalizar a inscrição a querida que os atende falece de um ataque cardiaco. E do outro lado do país, Margot (Whiterspoon) recebe a notícia do casamento da irmã, e assume a organização do mesmo. Acontece que elas também querem realizar o casamento no mesmo lugar que Jim e sua filha, e no mesmo dia. Assim, a guerra dos casamentos é traçada. Clássico de comédia românticas.
ENEMIES TO LOVERS E A COMÉDIA
Aqui vou destacar dois pontos muito importante para essa histórias. Dois pontos essenciais para uma comédia romântica. Obviamente o romance e a comédia. O engraçado que acontece aqui é: a comédia super funciona, o romance não.
Veja também:
Nunca imaginei que veria Reese Whisterpoon e Will Ferrell leads em uma comédia romântica, e a combinação parece algo estranho de cara, você se questiona por qual razão esse acabou sendo o casal final para essa produção, mas é quando a comédia entra em cena que você entende. Veja bem, para quem vos escreve, Ferrell estava a tempos sem trazer graça ou sequer uma atuação divertida e interessante para as telas, mas Whiterspoon conseguiu trazer o melhor do ator de volta, a dupla funciona no meio do caos e do desespero. As caras e bocas de Ferrell finalmente não voltam para um lugar apelativo e sim para um lugar divertido.
Então, saiba que quando for ver esse filme, não é o romance que vai te chamar a atenção e te fazer ficar por ali, mas sim uma comédia leve e divertida.
CAINDO NOS CLICHÊS
O filme claramente se inspira nos clássicos dos anos 80 e 90, tanto na estética quanto no roteiro. Isso transparece na forma como os personagens falam, se vestem e na própria construção da história. É gracioso ver como os pequenos detalhes são trabalhados para evocar esse clima nostálgico, mas, infelizmente, isso não é suficiente para que a trama funcione completamente.
Recorrer a clichês não é necessariamente um problema—eles se tornaram clichês porque funcionam. No entanto, é essencial trazer um frescor, uma abordagem contemporânea e personagens cativantes. Não digo que o filme falhe completamente nesses aspectos, mas ele se apoia excessivamente nas convenções do gênero sem inovar. Como resultado, falta a ele um olhar mais atual. Ainda assim, consegue se destacar ao apostar em uma comédia leve e despretensiosa.
Casamentos Cruzados (2025)
Diretor: Nicholas Stoller
Elenco: Reese Whisterpoon, Will Ferrell, Geraldine Viswanathan, Meredith Hagner e outros
Onde Assistir: Prime Vídeo
Nota: 3/5