Dandadan é o melhor anime desse ano e NÃO é pelo motivo que você pensa

Dandadan

2024 está sendo uma grata surpresa para todos os fãs de cultura japonesa, e para encerrar o ano com chave de ouro, tivemos a chegada de Dandadan na Netflix. A animação é uma adaptação do mangá homônimo e chegou conquistando uma base de fãs gigantesca com seus espetaculares 12 episódios. Mas afinal, porque em um ano cheio de grandes lançamentos, Dandadan se destaca dos demais?

 Dandadan é uma tempestade perfeita

Escrito por Yukinobu Tatsu, o mangá Dandadan é publicado desde abril de 2021 pela Shonen Jump. Talvez o principal diferencial da obra esteja no fato de apresentar um mundo onde demônios e alienígenas coexistem como os principais antagonistas da história.

Além disso, a trama inclui um romance que se desenvolve de forma natural e verossímil, fazendo jus a qualquer história de amor presente nos mangás shoujo. À primeira vista, pode-se imaginar que essa mistura de elementos teria tudo para dar errado caso fosse mal executada. Contudo, o resultado final é uma narrativa que funciona surpreendentemente bem, integrando esses aspectos divergentes de forma coesa e oferecendo uma experiência divertidíssima.

Apesar de o mangá já ser uma obra que cativa leitores ao redor do mundo, o anime levou Dandadan a outro nível. Produzido pelo Estúdio Science Saru, o anime chegou ao seu episódio final hoje, 18 de dezembro, disponível na Netflix e na Crunchyroll, e foi um sucesso em ambas as plataformas.

Com uma animação incrível, uma direção de arte impecável, personagens cativantes e cenas de tirar o fôlego, Dandadan é um espetáculo que combina arte e ação de maneira magistral. Além disso, não podemos deixar de destacar a maravilhosa abertura feita pela banda Creepy Nuts, que foi um sucesso à parte no anime.

Com todos esses elementos juntos, a adaptação de Dandadan é uma mistura de fatores que em qualquer outro momento não teria dado certo.

Leia também:

Mas, afinal, por que Dandadan é o melhor anime deste ano?

A grande verdade é que Dandadan se diferencia de outros animes deste ano por saber explorar elementos que vão além dos clichês comuns do gênero. Um exemplo disso é a cena da corrida de Okarun e Momo contra a Velha Turbo, no episódio 4. A sequência traz a música First Call, remixada para se encaixar perfeitamente no contexto da cena.

Aqui temos a cena do episódio com a música remixada, e abaixo a música original feita somente com trompetes

Outro exemplo de como o anime consegue despertar emoções diversas ao longo de seus episódios é a cena da bailarina no episódio 7. Nessa cena, vemos o passado da Sedosa Acrobata e, ao final, testemunhamos o que talvez seja a cena mais bonita de todo o anime.

A comédia é um elemento recorrente na história do anime, sendo ainda mais elevada a outro nível com a dublagem brasileira na versão da Netflix. A cada episódio, as piadas e os maneirismos dos personagens se tornam ainda mais divertidos, enriquecendo a experiência ao longo da série.

https://www.youtube.com/watch?v=OArErY227BM&ab_channel=NetflixBrasil

No final, Dandadan é uma combinação de tantos elementos que funcionam perfeitamente dentro da proposta de Yukinobu Tatsu que é impossível não se encantar e querer acompanhar até onde a história chegará.

Mas e você, acha que Dandadan foi o melhor anime do ano? Conte para a gente nos comentários!

Max Rohrer
Redator do Quarto Nerd. Sou apenas um projeto de fã de Star Wars e Sons of anarchy, que gosta de escrever de vez em quando e gosta de teorizar sobre a Marvel e DC.