Com a chegada do Live- Action de A Pequena Sereia, um personagem iconico retorna: A bruxa do mar Úrsula. Mas vocês sabiam que o visual da personagem é inspirada em alguém de carne e osso? Vem conhecer a Divine, a drag queen que abriu as portas para as drags em Hollywood:
Começo
Harris Glenn Milstead nascido em 19 de Outubro de 1945 cresceu em uma família conservadora. Sua mãe, era filha de Sérvios que haviam se mudado para os EUA em 1891. Aos 12 anos, sofreu bulling na escola onde estudava por ser afeminado. Posteriormente, Harris não pode servir o exército devido à Distrofia Muscular.
Gleen ( assim como sua mãe o chamava para o diferenciar do nome do pai) gostava de flores, pintar e sempre ajudava os pais na creche que havia em sua casa, se fantasiando de Papai Noel para as crianças. Com sua ida para a Marinella Beauty School, Gleen iniciou fazendo performances para pagar algumas dívidas, fantasiado de sua atriz favorita, Elizabeth Taylor.
Trabalhos
Foi em uma das festas que estava se apresentando se tornou amigo do diretor John Walters, que escolheu o nome de drag o qual Harris ficaria conhecido pelo resto de sua vida. Walters a convidou para uma participação em Roman Candles (1966). No curta-metragem, Divine aparece rapidamente como uma freira fumante. Logo após, engatou outros filmes B de Walters, Eat your Make Up (1968), The Diane Linkletter Story (1969), Mondo Trasho (1969) e Multiple Maniacs (1970). Nesse meio tempo, Divine também gravou alguns discos e se tornou figura carimbada no mundo underground dos EUA.
Entretanto, a drag ficaria realmente famosa em 1972, com o infame filme Pink Flamingos, onde duas drags se confrontam para saber quem é o ser mais horrível da Terra, através de desafios bizarros. Além disso, a personagem teve destaque em Hairspray (1988) como Edna Turnblend a mãe ranzinza da protagonista, tornando dando mais visibilidade à personagem.
Veja também:
Morte e Legado
Infelizmente, a personagem e seu interprete faleceram de maneira precoce, aos 42 anos, no dia 07 de Março de 1988, após um jantar com amigos, depois de ensaios para uma participação sitcom Um Amor de Familia (1987- 1997).
Contudo, o legado de Harris e Divine abriram as portas para que as pessoas conhecem mais sobre o mundo drag, além de base para as produções futuras: Seu visual excêntrico foi uma das inspirações para Úrsula de A Pequena Sereia (1990) e histórias como Para Wong Foo, Obrigada por Tudo! Julie Newmar (1995) e homenagens em Hairspray: Em busca da fama (2007) e das participantes de RuPaul’s Drag Race (2009-)
Aliás, Não esqueça de nos seguir em nossas redes sociais – Twitter e no Instagram – para mais noticias, conteúdo exclusivo e várias interações.
Achou algum erro na matéria ? Nos avise clicando AQUI