Com um pouco mais de um mês para a estreia de The Last Of Us, a HBO Max trouxe para a CCXP22 o elenco e criadores da série. Com a presença de Pedro Pascal, Bella Ramsey, Gabriel Luna, Merle Dandridge, Neil Druckamann e Craig Mazin a plataforma nos convidou para a coletiva de imprensa da série.
Adaptações de jogos para filmes ou séries não tem uma fama muito positiva entre o público de games, e durante a coletiva, Craig Mazin, produtor executivo e vencedor do Emmy com Chernobyl (2019) da série revelou que: “Eu acho que o maior desafio é que o jogo é sobre imersão e dar aos personagens um caminho para jogar. A televisão não funciona dessa forma, então nós tivemos que nos perguntar quais partes da história transmitiam a trama e quais partes da gameplay não e precisariam ser transformadas para ser assistada. A questão com adaptações de jogo que sofreram, é que tentam adaptar a jogabilidade, não é o que fazemos aqui. Mas, nós nos inspiraramos na história e nos personagens e levamos eles além, nos damos às pessoas mais experiência ao assistir, assim como jogar.“
Durante a coletiva, o produtor aproveitou para destacar que transmitir a jogabilidade não é o foco, e como o mesmo disse, esse foi o erro de adaptações anteriores. Mazin pediu que “as pessoas entendam que é algo novo, mas que ainda está em início“.
O criador e roteirista do jogo, Neil Druckmann, que agora assume o papel de produtor completou: “Acho que a parte mais importante era crescer as conversas e como a folosofia seria adaptada para essa série… nós falamos muito sobre o tema, sobre as mensagens as discordias o que esses personagens são e o que são seus relacionamentos e como podemos ir além disso. Transmiti-la (série) nesse novo formato nos dá a oportunidade de passar diferentes tipos de emoção e às vezes estando muito muito fiel e às vezes caminhando para expandir o que já havíamos criado.“.
Pelo lado dos atores, Bella Ramsey e Pedro Pascal tentaram manter seus comentários mais rasos, para evitar spoiler da série. Mas, quando falando sobre a produção da série, o elenco revelou que o roteiro era feito/adaptado enquanto eles gravavam, dessa forma, gameplay foi a melhor saída para entender melhor os personagens. Mas, foi diferente para Gabriel Luna, que jogou o primeiro assim que saiu, pois foi jogar na casa de um amigo pois não tinha PS3.
“Craig estava nervoso que a gente pudesse ter assistido demais do jogo (as gameplays), e que nos fomos de cabeça nisso. Eu e a Bella, secretamente, estudamos e mantemos isso em segredo dele. Mas isso também nos ajudou, a montar esse quebra-cabeça com o material original e nós podiamos compreender melhor as páginas (do roteiro) que estávamos desenvolvendo.“, revelou Pedro Pascal.
Completando à Pascal, a atriz que dará vida à a Ellie revelou que: “Nos não jogamos o jogo, mas o fato de assistirmos horas de gameplay, foi importante para entender. Craig não nos forneceu todos os scripts dos episódios, eles ainda estavão escrevendo enquanto gravavamos e por isso assistir algumas horas de gameplay, ajudou muito. Foi ótimo ter o material original então estou muito orgulhosa do que criamos.”
Merle Dandraidge, atriz que deu vida à Marlene no jogo e continuará no papel na série, revelou seu maior desafio para a adaptação: esquecer tudo o que tinha feito antes. “Fazer (The Last Of Us) em uma mídia diferente e ver um novo frame foi meu maior desafio, porque, eu tive que esquecer tudo o que eu sabia sobre ela pois eu estou interpretando ela faz 10 anos. Minha experiência, e família que cerca esse universo, era diferente, mas diferente em um novo contexto. Mas, o fantástico é ter uma equipe fantástica que se importa e ama essa história e seus personagens e dois.”
Sobre a aflição dos fãs sobre a adaptação Pascal e Ramsey garantiram que os fãs podem ficar calmos, de um jeito divertido eles afirmaram que: “As pessoas tiveram uma experiência totalmente imersiva com esses personagens, passando horas jogando como eles, sendo eles, então eu entendo a proteção que eles tem com esses personagens… Eu entendo suas preocupações, mas eu acredito que fizemos um bom trabalho, e eu não estou preocupada, vai ser legal, e se as pessoas odiarem, elas odiaram, fazer o que?!”, afirmou Bella.
Em resposta à essa última parte, Craig logo respondeu dizendo que não acha que as pessoas vão odiar à série. “Quando eu começei a jogar TLOU eu não tinha nenhuma conexão com os personagens porque eu não os conhecia. Então, quando joguei, Joel era só um cara sentado no sofá e é aniversário dele e ele está cansado e Ellie é só uma jovem irritante, eu não conheço ela. Mas, como passar da jornada você se apaixona, e todo mundo passou por essa jornada. Então, todos estão certos em serem protetores com esses personagens, é uma jornada emocionante e nós estamos meio que pedindo para às pessoas pois queremos começar de novo em uma nova midia. Então, está tudo bem ter esse sentimento.“
Ainda sobre o assunto Pedro aproveitou para finalizar: “Eu entendo esse sentimento, especialmente porque também sou fã de outras coisas como filmes e séries, e eu surto quando estou interpretando algo que gosto (The Mandalorian por exemplo). Eu não tenho se ideia se aguentamos o tranco, mas eles sim”, disse o ator apontando para os criadores. “Eles amavam MUITO esse projeto, assim como os fãs. Então você tem o criador (dor jogo) e o fã número um a frente da série, e eles estão fazendo esse mundo para você com seus corações. Então eu acho que todos estão em boas mãos“.
Apesar da série ter episódios semanais, não é segredo pra ninguém que a essencia dos jogos, a história e o visual de tudo que vimos durante os últimos anos, está presente na série. The Last Of Us chega à plataforma da HBO Max no dia 15 de janeiro com lançamentos semanais e promete levar à todos em uma jornada fiel mas também com pequenas adições para melhorar a experiência. Ansiosos?