Hoje, é um dia especial na história do cinema: 42 anos do clássico de guerra, Apocalypse Now e também das polêmicas por trás das filmagens.
Assista o trailer abaixo e depois conheça algumas das confusões e problemas que deram fama de a essa produção que marcou o cinema:
Figurantes não tão figurantes
A principio, gravado nas Filipinas, o longa teve uma figuração não tão fictícia, pois as cenas tiveram uma guerra REAL acontecendo ao fundo.
Contudo, o filme possui muitos erros de continuidade já que muitos dos figurantes acabaram morrendo, e precisavam fazer cortes para evitar que cadáveres aparecessem nas imagens.
As filmagens que durariam apenas 112 dias, acabaram com 238.
Marlon Brando vs. Dennis Hopper vs. Francis Ford Coppola
Não foi só entre tiros que Francis Ford Coppola, o diretor ficou, mas também entre briga entre os atores Marlon Brando e Dennis Hopper.
A confusão começou quando Coppola demorou mais de 10 anos para aprovação do longa. Foi então que ele chamou Brando por seu papel em O Poderoso Chefão (1972).
Mesmo pagando 1 milhão de dólares adiantados, Brando chegava atrasado ( ou nem ia ), estava acima do peso e não tinha lido nem o roteiro, nem o livro baseado no filme.
Com tudo, quando presente, Brando se recusava a trabalhar com Hopper, que usava drogas antes das gravações, causando estranhamentos, brigas e dinâmicas bizarras.
Patrocínio duvidoso
Assim como todo filme, precisa haver um subsídio mínimo para ocorrer : Compra de objetos cenográficos, figurino e pagar quem fosse trabalhar.
Infelizmente, o filme não teve lá seu patrocínio : Coppola tirou do próprio bolso uma parte da grana para desenvolver a produção.
Já a outra, veio diretamente do presidente das Filipinas junto com tanques de guerra emprestados para as cenas.
Veja também :
- Gabinete de Curiosidades de Guillermo Del Toro | Ep.1- Lote 36 é tenso e bizarro, mas não dá medo
- Doctor Who | David Tennant vai voltar? e estreia de Ncuti Gatwa
Reviravolta
Posteriormente, o longa teve precisou de mudanças drásticas devido aos problemas causados pela infelicidade do diretor com Hopper e Brando.
Com isso, o diretor tentou até substituir Brando, mas acabou optando por algo inesperado e perigoso: Deixar o roteiro de lado e partir para o improviso.
Entretanto isso gerou 230 horas de material o qual foi reduzido em um décimo para a edição final.
Tensão custou problemas de saúde
Devido a toda tensão e clima pesado dos bastidores, Martin Sheen ( pai de Michael Sheen), era o protagonista do longa, teve um ataque cardíaco aos 35 anos.
Além disso, Coppola teve um ataque epilético ao saber que o a seu protagonista teve a parada cardíaca.
Mentiras em cena
Lawrence Fishburne, contou que mentiu para ser escalado para o longa.
Mesmo que no elenco, o ator contou que tinha apenas 14 na época que filme foi gravado e acabou viciado em heroína por causa de Dennis Hopper.
A cena do búfalo
Dentre uma das cenas do longa, é mostrado um búfalo sendo morto em um lago.
Infelizmente, aquilo foi real, o qual ocasionou problemas com o PETA ( grupo de proteção aos animais norte-americano).
Então : já conheciam esse filme e essas confusões?
Fontes :Doc: Francis Ford Coppola – O Apocalipse de Um Cineasta;
https://screenrant.com/apocalypse-now-behind-scenes-facts-francis-ford-coppola-martin-sheen/
Enfim, não esqueçam de seguir O Quarto Nerd no Twitter e no Instagram para mais noticias, conteúdo exclusivo e várias interações