Anéis de Poder | Análise 8º episódio: A Liga. Sauron é revelado em um encerramento magnífico

O oitavo episódio de Senhor dos Anéis: Anéis de Poder, é o episódio que marca o fim da primeira temporada. E não poderia ser mais digno de encerrar a jornada. A pergunta que pendurou por toda jornada épica, era a de quem seria Sauron, e se nós, estávamos do seu lado. No episódio nomeado “A Liga” a resposta enfim foi revelada.

Assim, se forjou os 3 Anéis de Poder, sobre as mãos do sábio Celebrimbor e do infiltrado Senhor das Trevas. A salvação dos elfos, mas e ruína de toda Terra Média.

Nesse sentindo, o grande mistério foi revelado. Estávamos sim, torcendo e nos aproximando de Sauron por toda temporada. Halbrand que salvou a vida de Galadriel, e foi salvo diversas vezes pela elfa que jurou derrotar Sauron, sempre foi vago na descrição sobre si, mas nunca negou ter feito o mal. Assim, ele foi guiado para o Sul, e para a terra élfica, até chegar em Eregon, pela vontade e determinação da elfa. Que se tornou sua grande amiga. O momento que Galadriel se da conta de que ela não sabe quem é o seu aliado, é o ápice da série.

Em paralelo Nori e sua família embarcam na perigosa missão de salvar o gigante, que não sabendo de sua identidade ainda, é conduzido por um grupo que acha que eles encontraram o seu Senhor. Porém, Nori nunca estava errada, o gigante como ela sempre pode sentir, nunca representou o mal, e logo foi revelado, enquanto Halbrand se revelava Sauron, que o gigante amigo dos hobbits, é um Istar, e claramente sabemos por sua bondade e amizade com os pés-peludos que ele pode vir a ser Gandalf o Cinzento.

Veja também

Quem são os Istar? 

De acordo com as escrituras de Tolkien, os Istar, ou também chamados de Istari, são os cinco magos enviados à Terra-Média. A palavra Istar significa propriamente “Mago”, e estes foram enviados pelos Valar para se unirem com seus grandes poderes, a luta contra Sauron.

Mas de onde surgiram os Magos? Os Valar (primeiros Ainur que surgiram no mundo) deram essa missão aos cinco Maiar, que são serem celestiais, menores em poder que os Ainur) conhecidos como CurumoOlórinAiwendilAlatar e Pallando. Eles concordaram em irem até à Terra-Média.

Dentre eles, Olórin, era o mais sábio de todos. E Olórin, era o nome qual Gandalf era conhecido antes de cair das estrelas.

O gigante das estrelas seria Gandalf?

Há provas que compravam que o gigante das estrelas é realmente Gandalf? Bom, sem a confirmação dos criadores não podemos afirmar nada, porém, temos algumas pistas boas.

Como um dos Istar, conhecido como o mais sábio Gandalf, o Cinzento em Hobbit(2012) e O Senhor dos Anéis(2001), é conhecido na Terceira Era por sua grande tendência a ser amigo e aliado de diversas raças, principalmente dos hobbits. E seria muito bem explicado por ele ter caído e se juntado logo a Nori, sua grande aliada.

Além disso, o que o gigante disse a Nori, no final do episódio “Sempre siga seu nariz”, não é inédita para os fãs da saga. O Cinzento em Senhor dos Anéis quando conversava com Merry (Dominic Monaghan), repetiu o mesmo conselho. Então, o que você acha?

O que os 3 anéis de poder representam?

Três anéis para os elfos: Narya, o Anel do Fogo, ostentava um rubi; Nenya, o Anel da Água, era feito de Mithril. e; e Vilya, o Anel do Ar, o mais poderoso dos Três. Três, para alcançar o equilíbrio entre aquele que se corromperá as trevas. Porém, provavelmente na continuação da série, serão vinte anéis mágicos forjados na chamada Segunda Era. Dessa forma como bem carregou a história de Tolkien a canção final do 8 episódio.

Três Anéis para os elfos reais sob o céu. Sete para os anões em recinto rochoso. Nove para os homens que a morte escolheu. Um para o senhor sombrio em seu trono sombrio, na terra de Mordor, onde a sombra desceu. Um anel que todos rege. Um anel para achá-los. Um anel que traz todos para a escuridão atá-los. Na terra de Mordor.

Enfim, que a série duraria por mais temporadas já estava claro, mas sabemos que muitas séries acabam com um final parecendo apenas mais um episódio, ou, ainda deixam muitas coisas que queríamos que fossem respondidas, no ar. Porém, Anéis de Poder é felizardo em nos emocionar com um fechamento tão esclarecedor e grandioso. Digo a vocês, que acompanharam as análises de todos os oito episódios até aqui, que agora tendo assistindo toda a primeira temporada, e sendo uma grande admirado do trabalho de vida do Tolkien, que Anéis de Poder conseguiu representar a Segunda Era da Terra Média de forma tão incrível quanto nos filmes.

Crítica

Título:   Senhor dos Anéis: Anéis de Poder

Direção: Charlotte Brandstrom J. A. Bayona Wayne Yip

Roteiro: Gennifer Hutchison, JD Payne, Patrick McKay

Elenco:  Morfydd Clark, Robert Aramayo, Markella Kavenagh, Charlie Vickers, Ismael Cruz Córdova.

Nota:  05/05

Por fim, despedidas são sempre é tristes, e assistir Anéis de Poder vai fazer muita falta. Mas, relaxa, a previsão da 2º temporada já é para 2023. Logo, não esquece de seguir O Quarto Nerd no Twitter e no Instagram. Assim, você não vai perder nenhuma noticia do mundo geek.

Camila Tognin
Estudante de jornalismo e cinema, apaixonada por obras que abordam a visibilidade LGBTQIA+ e revoluções sociais. Muito fã de desenhos e Gamer nas melhores horas.